É verdade que a coruja pode virar a cabeça 360 graus?

“Gostaria de saber se a coruja pode mesmo virar a cabeça 360 graus. Se isso é possível, gostaria de saber como ela consegue fazer isso e por que faz isso.” Rogério Garcia

Rogério, a coruja não pode virar a cabeça 360 graus, mas pode chegar até a 270 graus de um lado para outro e 180 graus para cima e para baixo conseguindo com isso, observar todo o espaço ao seu redor sem precisar mexer o corpo. Acredita-se que essas aves desenvolveram esta excepcional capacidade, devido a localização dos globos oculares que são estruturas grandes, mas quase imóveis o que acaba limitando os movimentos dos seus olhos.

Mas como elas conseguem? Apesar de passar a impressão de ter um pescoço grosso por causa da plumagem, as corujas possuem o pescoço bem fino e articulável. Suas vértebras são muito mais móveis do que as vértebras comuns dos mamíferos. Além de a coluna cervical ser formada por vértebras extremamente flexíveis, essas aves ainda possuem em torno de 13 vértebras no pescoço, enquanto nós temos apenas sete. Tudo isso resulta nesta incrível capacidade de estar “sempre ligada” aos movimentos que a cercam.

Essa habilidade junta a ótima visão e a audição melhorada, ou seja, ao virar a cabeça, visão e audição estão apontadas para mesma direção. Além disso, o disco facial, sempre bem destacado pela plumagem, funciona como uma antena parabólica, que capta e amplia os menores ruídos. Como são boas caçadoras, elas ainda possuem os ouvidos desalinhados que ajuda na localização precisa do alvo.

 

FONTE: Revista Galileu e Biodiversity Reporting