Animais

Os peixes sentem dor quando são fisgados pelo anzol?

“Minha dúvida é sobre os peixes, quando eles são pescados de anzol, ele não sentem dor?” Rômulo E.

 Olha só Rômulo, existem ainda muitas controvérsias sobre este assunto. Apesar de sabermos que a dor é necessária para a sobrevivência dos animais, não podemos afirmar que os peixes sintam dor como nós sentimos, até porque para sentir dor como nós (e com todos os outros mamíferos), é preciso ter áreas especializadas no cérebro para tal e não é difícil imaginarmos que os peixes não possuem o cérebro tão desenvolvido e especializado como o nosso. Mesmo assim, os peixes sentem dor quando são molestados, seja com um anzol ou qualquer outro objeto.

Os neurobiologistas já reconheceram, faz tempo, que os peixes possuem sistema nervoso que sentem e respondem à dor. Alguns artigos garantem que a região onde o anzol geralmente se prende (a boca) é uma região diferente do resto do corpo, onde eles têm poucas terminações nervosas, composta por cartilagens, ossos e ligamentos.




Nesta região quase não tem musculatura e a sensação causada pela fisgada não chega ser uma dor e sim uma pressão mecânica. No entanto, recentemente foram feitos testes em trutas utilizando veneno de abelha e injeções de ácido acético na boca e os resultados foram impressionantes. As trutas afetadas exibiram um comportamento anormal, esfregavam a boca no cascalho e sacudia o corpo. O comportamento só parava quando os cientistas utilizavam pequenas doses de morfina para aliviar a dor.

Neste estudo, os cientistas descobriram 58 receptores de dor na região da boca dos peixes. Mas a verdade é que outros pesquisadores argumentaram que os peixes não têm a complexidade do cérebro a ponto de sentir dor e que esta era uma resposta fisiológica natural a uma situação ameaçadora. Enfim, não podemos negar que ser fisgado deve ser uma sensação sofrida, claro. No entanto, as respostas de um peixe que está sendo fisgado não são diferentes das respostas de quando está sendo perseguido por um predador enquanto nada. Tirem suas conclusões!



 FONTE: The New York Times

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


36 comentários

36 Comments

  1. Edmilson

    em

    A diferença é que peixes não gritam então o povo se sente menos culpado.

  2. Ótima matéria. Eu também tinha essa dúvida há muito tempo.
    Agora estou por dentro.

  3. Muito inteligente esta pergunta, e sua resposta Karlla, foi à altura. Parabéns! Nunca tinha parado pra pesquisar sobre isso, apesar de ter essa mesma dúvida desde criança. Eu sempre defendo que: a pesca para alimentação é necessária, pois o peixe como alimento traz inúmeros benefícios. Mas a pesca “esportiva”, é necessária? Abração!

  4. Fernando Seabra

    em

    Experimenta ir à pesca (como eu fui)e toma atenção à reacção do peixe quando se sente preso no anzol e quando se sente fora de água. Dir-me-ás então se é ou não típico de um ser que sofre.

    • Victor

      em

      não quero parecer pretensioso e nem parcial, entretanto, vamos lembrar que a maioria dos seres que a “massa” já assistiu em uma situação de sofrimento são complexos o suficiente para sentir dor. posso estar totalmente enganado

    • Felipe

      em

      Fernando, sentir dor, até podem sentir. Mas ao se debaterem fora d’água não quer dizer que sentem dor. Tem que lembrar que fora d’água ele não respira, portanto ele se debate na tentativa de cair dentro da água, experimente deixar um peixe na beira de um rio, ele se dabate e cai dentro, sempre.

  5. Luana

    em

    A estrutura anatômica dos vertebrados que corresponde aos sentimentos são muito semelhantes. Estudos comprovam que todos os vertebrados, sentem não apenas dor, mas a maioria dos sentimentos que nós humanos sentimos. Acho ridículo essa mania do ser humano se achar único em tudo, e é claro que isso não é de graça, foi posto na nossa cabeça pra nós não termos pena em matarmos as outras espécies para nos alimentar delas. Animais sentem sim frio, fome, dor, medo e com certeza até saudade.. Só quem cria e tem contato com eles pra saber disso. E não estou falando apenas de mamíferos não, crio répteis e não tenho dúvidas quanto a isso.

    • BURACO

      em

      A complexidade do cérebro a ponto de sentir emoções com certeza não corresponde à realidade de um peixe! A autora do blog na postagem foi enfática em mencionar similaridades entre os humanos com os demais mamíferos, o que faz concluir que eles também tenham sentimentos semelhantes aos nossos (o que inclui medo, saudade e etc).

      Dor é claro que todo animal sente. Mesmo que não seja o mesmo tipo de dor que humanos sentem.. Mas algo é despertado para alertá-los de que devem escapar daquela situação.

      E não precisa ninguém “botar na cabeça” dos outros nada para aliviar a culpa de que comemos outros animais.. O próprio instinto se encarrega disso! Na cadeia alimentar somos biologicamente feitos para comer outros animais! Então se tem algo a ser colocado na cabeça das pessoas é essa modinha vegan…

      • Fernando Bezerra

        em

        Vegan não é moda é consciência, a dentição humana é similar
        a de todos os herbívoros, não somos feitos para comer carne.

      • Lucas

        em

        Resposta ao Fernando Bezerra.

        O ser humano é onívoro, ponto.

    • Luiz Fernando DKM

      em

      é verdade oque vc disse….o ser humano simplesmente acha que é a unica especie que é capaz de ter todos esses sentidos…Só mesmo criando animais com afeto e carinho é que se percebe como eles se parecem conosco…
      alias sao bem mais perfeitos que nos!

  6. Fábio

    em

    Assim como o povo brasileiro…ninguem grita. Ai politico mete a mão msm!! kkkkk vai 1 peixe frito ai?

  7. Francisco

    em

    Não, eles não sentem dor. Sentem uma alegria imensa e muito gostosa em ter suas guelas rasgadas pelo anzol daqueles que estão tirando seu “estresse”.

  8. Mile

    em

    claro q eles sentem dor,
    ate pq sao seres vivos cm agente!!

  9. Aline

    em

    Gostaria de saber qual é esse artigo sobre as trutas. Muito obrigada.

  10. Celio Cunha

    em

    Admito que gosto de comer peixes, aliás é o único animal que aprecio degustar! Porém de acordo com meus principios o homem não deve se alimentar de outros animais, porque há muitas alternativas alimentares, e é engano achar que essas alternativas não são saborosas e nem tem o mesmo ou até mais valor nutricional. Eu não tenho o direito de impor sofrimento a animais de outras espécies, se eu como animal que sou não desejo sofrer e tenho meios de me alimentar de outras formas. Também é imoral o uso dos animais como cobaias. NÃO TEMOS ESSE DIREITO. Estou quase me tornando vegetariano, falta apenas deixar de comer peixes, que também já se tornou raro. O TEMPO DE SERMOS FERA JÁ PASSOU, DEIXE-MOS QUE O HUMANO CRESÇA EM NÓS.

    • Diogo

      em

      Baboseira

    • Micah

      em

      Penso o mesmo!

    • Ivan Cabral

      em

      Concordo com voce. Estou na mesma situação que a sua: me tornando vegetariano somente por amor e respeito aos animais.

    • Junior

      em

      Acho um porre uma pessoa dizer que é errado o ser humano se alimentar de carne, mas pior ainda é uma pessoa com bafo de peixe dizer que o ser humano não pode se alimentar de outros animais. Hipocrisia em dobro?

  11. Pedro Ornellas

    em

    Eu esperava que comentassem algo mais a respeito. Independentemente da dor ou grau de dor, com anzol ou qualquer outro meio, os peixes são tirados do seu meio que é a água, de onde somente podem obter o oxigênio para a respiração. Fora da água eles morrem. Ao que parece é uma morte semelhante a de alguém privado do ar para respirar. Estou certo sobre isto?

    • Carla Regina

      em

      Bom, até onde eu saiba, o peixe morre devido à diferença de pressão da qual estão acostumados dentro da água. A musculatura do peixe não aguenta tal pressão fora d’água, é como se ele estivesse sendo esmagado.

  12. Clauton

    em

    Eu acho que só vamos descobrir quando algum cientista conseguir perguntar para um peixe. :p

    • David

      em

      todos os animais tem sistema nervoso e como foi dito é importante pra sobrevivencia!! ñ tem nada que perguntar,.. aff

  13. David

    em

    claro que sentem!! ñ há o que questionar…

  14. Marcos Henrique de Lima Santos

    em

    Essa vai para os vegetarianos: e as plantas sentem dor?
    Caso algum cientista maluco diga que sim, vocês terão que fazer fotossíntese daí em diante HAEUAHAUEHUE

    • Eduardo Pacheco

      em

      Se algum disser que não sentem você passa a comer só planta?

      • Felipe

        em

        E por acaso eu, ou o Marcos, ou qualquer outro ser humano carnívoro deixa de comer carne sabendo que bois, porcos e etc sentem dor? A gente sabe disse e não deixa de comer carne.

    • Katagiri

      em

      Cientístas japoneses dizem que plantas sentem dor. Devemos, então, comer só frutas, pois, as plantas querem isso pra dispersar as sementes.

    • Maria A Freitas

      em

      questão não é esta…

  15. Magnus

    em

    Acredito que os peixes devem sentir alguma coisa sim, dependendo do local da fisgada um incômodo, dependo, dor. Digo pelo que observei do comportamento deles quando os pesco, sou pescador desde criança. Mas um fato interessante e que é comum em pesqueiros é fisgar o mesmo peixe que acabou de ser fisgado e solto na água, pude confirmar isso algumas vezes. Outro fato confirmado em pesqueiros é com peixes que escapam com um anzol preso na boca porque a linha arrebentou, o peixe não morre e em poucos dias o anzol apodrece e desmancha saindo da boca deixando o peixe em condições de se alimentar novamente.

  16. Daniel Aguiar

    em

    Somente os seres que possuem alma sentem dor, peixes insetos e alguns outros seres vivos, apenas sentem o toque para a reação de defesa ou fuga e essas reações as vezes são confundidas com dor, mas na verdade não é. (acredite se quiser)

  17. Marcos Sousa

    em

    O peixe morreu pela boca!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo