Curiosidades

As lentes de contato podem se perder por trás dos olhos?

“Depois de usar óculos por muito tempo, resolvi passar a usar lentes. Ouvi dizer que tem que tomar muito cuidado para ela não ir parar atrás do olho. Isso é verdade?” Maria Luisa Malu

Malu, um coisa posso te garantir, fique muito tranquila quanto as lentes de contato, pois, por mais que desloque do lugar, ela NUNCA vai parar atrás do olho. Isso é mito, não há nenhuma possibilidade que uma lente de contato se mova e se perca dentro dos olhos.

Temos nos olhos, uma membrana fina que serve como cobertura chamada conjuntiva. Na verdade é uma membrana mucosa presente em nossos olhos (e de todos os vertebrados) que reveste a parte interna da pálpebra e a superfície exposta da córnea, revestindo igualmente a parte posterior da pálpebra que se prolonga para trás para recobrir a esclera. Ou seja, ela funciona como uma “parede” protetora que cobre toda a parte branca até a pálpebra superior e inferior do olho. A função da conjuntiva ajuda a proteger o olho de infecções e corpos estranhos, impedindo inclusive que as lentes de contato se movam até o fundo do olho. A natureza contínua da conjuntiva das pálpebras sobre o globo ocular torna impossível para qualquer coisa ir parar atrás do olho e ficam presas lá.

No entanto, pode acontecer da lente de contato deslizar sob as pálpebras ou tornar-se deslocada, mas ela só permanece na parte da frente dos olhos ou debaixo da pálpebra caso se movam. Se isso ocorrer, tente olhar na direção da lente para fazê-la voltar para a posição correta. Se usar lentes de contato gelatinosas, elas tendem a centrar automaticamente na córnea.

Por causa da conjuntiva as lentes de contato não podem ir parar atrás do olho!

 FONTE: Acuvue e Contact Lenses
Comentários

Novidades

Topo