Sua saúde

As lentes de contato podem se perder por trás dos olhos. Isso é mito ou verdade?

“Depois de usar óculos por muito tempo, resolvi passar a usar lentes. Ouvi dizer que tem que tomar muito cuidado para ela não ir parar atrás do olho. Isso é verdade?” Maria  Malu




Malu, um coisa posso te garantir, fique muito tranquila quanto as lentes de contato, pois, por mais que desloque do lugar, ela NUNCA vai parar atrás do olho. Isso é mito, não há nenhuma possibilidade que uma lente de contato se mova e se perca dentro dos olhos.

Temos nos olhos, uma membrana fina que serve como cobertura chamada conjuntiva. Na verdade é uma membrana mucosa presente em nossos olhos (e de todos os vertebrados) que reveste a parte interna da pálpebra e a superfície exposta da córnea, revestindo igualmente a parte posterior da pálpebra que se prolonga para trás para recobrir a esclera.

A conjuntiva funciona como uma “parede” protetora que cobre toda a parte branca até a pálpebra superior e inferior do olho. A função da conjuntiva ajuda a proteger o olho de infecções e corpos estranhos, impedindo inclusive que as lentes de contato se movam até o fundo do olho. A natureza contínua da conjuntiva das pálpebras sobre o globo ocular torna impossível para qualquer coisa ir parar atrás do olho e ficam presas lá.



A conjuntiva funciona como uma “parede” protetora que cobre toda a parte branca até a pálpebra superior e inferior do olho.

No entanto, pode acontecer da lente de contato deslizar sob as pálpebras ou tornar-se deslocada, mas ela só permanece na parte da frente dos olhos ou debaixo da pálpebra caso se movam. Se isso ocorrer, tente olhar na direção da lente para fazê-la voltar para a posição correta. Se usar lentes de contato gelatinosas, elas tendem a centrar automaticamente na córnea.



 FONTE: Acuvue e Contact Lenses
6 comentários

6 Comments

  1. Andre Luiz

    em

    eu tenho 15 anos e pretendo fazer alguma coisa relacionada a Biologia, porque gosto de estudar sobre animas e plantas e que tenha aulas de mergulho, será que tem um curso que tenha essas coisas? Já me recomendaram Zootecnia, ME AJUDEM!!!

    • paola

      em

      O melhor mesmo eh vc fazer biologia, que tem tudo isso que vc citou, estuda-se animais e plantas, e na UFSC temos saídas de campo com mergulho, alem de grande ofertas de cursos de mergulho a um baixo custo. Além do mais, vc tem uma infinidade de laboratórios para fazer estágio, na UFSC, tinhamos um laboratório de biogeografia que trabalhava muito com fauna e flora marinha, ou seja, mergulhos de montão!além de um laboratório específico de mamíferos aquáticos…zootecnia tem a ver mais com a produção de animais como gado de corte, suínos e aves. Vai por mim, biologia no seu caso eh bem melhor!

  2. Rayanne Valeska

    em

    Olá Patrícia! Tenho 17 anos e adorei este seu blog que tira nossas dúvidas relacionadas à biologia, pois sou bióloga em formação aqui na Paraíba e essas informações me ajudam muitooo! No caso, tbm tinha essa dúvida da lente parar atrás do olho mas agora que já sei que é só mito fico mais aliviada já que estou pensando em colocar lentes de contato. Valeu !

  3. olá rs

    em

    André, você poderia optar por Biologia Marinha!

  4. Osmar S.

    em

    Andre Luiz, oceanografia parece ser a sua área, se gostar mesmo do que está falando.
    O mercado de trabalho está necessitando e com o Pré-Sal, o Brasil precisará mais ainda de oceanógrafos.

  5. Chyrllene

    em

    Olá, espero que meu comentário possa enriquecer seu post.

    Aconteceu comigo de minha lente se deslocar e se acoplar pós palpebra na parte mais funda superior do olho, ela não saiu de forma alguma, tive que ir ao oftalmologista e fazer um procedimento bem desconfortavel para retirá-la.

    Ou seja, mesmo que ela não vá para trás do olho, ela pode ir para outras áreas diferentes das que mencionasse no teu post.

    Parabéns pelo diário, ele é muito enriquecedor.

    Chyrllene Albuquerque

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo