Sabia que o olho do avestruz é maior que o cérebro?

 

“Gostaria de parabenizá-la pelos textos tão informativos e ao mesmo tempo tão gostosos de ler. Li em algum lugar que os avestruzes tem o olho maior que o cérebro. Isso é verdade?” Déborah

Déborah, obrigada pelo carinho. O avestruz é sem dúvida a maior espécie de ave viva, mas não podem voar, pois suas asas são vestigiais com penas plumosas incapazes de sustentar um voo, ao invés disso, os machos usam as asas para “se mostrar” durante a paquera. Por não poderem voar, são grandes corredores e alcançam a velocidade de 80 km/h. São animais onívoros, ou seja, podem comer de tudo: ervas, folhagem de árvores, arbustos e todo pequeno vertebrado e invertebrado que consiga capturar.

Bem, tudo nessa ave é muito exagerado, mas o cérebro é muito pequeno e pode ser do tamanho ou menor que seu globo ocular. Os olhos do avestruz medem em média 5 cm de diâmetro (maior que o olho do elefante) e pesam cerca de 48 g, enquanto seu cérebro em média não passa de 42 g. Em comparação, nossos olhos medem metade do tamanho, em média 2,4 cm.

Como tudo que existe na natureza tem razão de ser, com o avestruz não poderia ser diferente. Para todas as aves, a visão é muito importante e para aves grandes, os olhos naturalmente precisam ser bem maiores. Os olhos grandes dão mais segurança para esses animais em seu ambiente natural. Com a cabeça tão pequena e o corpo tão grande é preciso estar bem atento para garantir distância dos predadores.

Mas por que o cérebro do avestruz é tão pequeno? Bem, na verdade, o cérebro é do tamanho que deveria ser, pois todas suas funções motoras e de sobrevivência funcionam perfeitamente. Pode parecer bobagem, mas a seleção natural foi bem sucedida em selecionar aqueles avestruzes que tinha o olho maior que o cérebro e, portanto, uma visão melhor. É claro que passar esses genes para seus descendentes foi a melhor escolha.

FONTE: American Ostrich Association




Categorias Animais,Curiosidades,Visitante Curioso