Muito fofo: besourinho de tromba!

“Enquanto experimentava a máquina fotográfica, surgiu este bichinho… Estranho e engraçado! Sabem dizer-me que bicho é?” Sofia Isabel

Sim, ele é estranho e engraçado Sofia. Na verdade, todos os membros dessa família de besouros tem essa carinha peculiar. Os besouros com esse focinho alongado parecido com uma trombinha são besouros (ordem Coleoptera) da família Curculionidae e são todos muito simpáticos. Saber a espécie seria uma aventura da minha parte, pois a família dos curculionídeos é uma das maiores famílias do mundo animal, com cerca de 40 mil espécies descritas.

Os curculionídeos são conhecidos também como “gorgulhos”, “bicudos” ou “carunchos”. Além desse prolongamento do rostro, eles possuem antenas geniculadas presas nele. Nesta família os besouros podem variar consideravelmente de tamanho podendo ir de 0,1 cm a 4 cm. Quase todos os gorgulhos são herbívoros, se alimentam de vegetais, e a grande maioria vivem todo o tempo associados a suas plantas hospedeiras. Determinadas espécies destes besouros são daninhas a agricultura, sendo pragas consideráveis em plantações de milho (Gorgulho do milho), de cana-de-açúcar, de algodão e até mesmo em coqueiros.

Como a família é muito numerosa, é natural que eu apresente aqui alguns curculionídeos interessantes!

  

FONTE: Wikipedia e Livro The Study of the Insects (Borror)