Animais

Muito fofo: besourinho de tromba!

“Enquanto experimentava a máquina fotográfica, surgiu este bichinho… Estranho e engraçado! Sabem dizer-me que bicho é?” Sofia Isabel




Sim, ele é estranho e engraçado Sofia. Na verdade, todos os membros dessa família de besouros tem essa carinha peculiar. Os besouros com esse focinho alongado parecido com uma trombinha são besouros (ordem Coleoptera) da família Curculionidae e são todos muito simpáticos. Saber a espécie seria uma aventura da minha parte, pois a família dos curculionídeos é uma das maiores famílias do mundo animal, com cerca de 40 mil espécies descritas.

Os curculionídeos são conhecidos também como “gorgulhos”, “bicudos” ou “carunchos”. Além desse prolongamento do rostro, eles possuem antenas geniculadas presas nele. Nesta família os besouros podem variar consideravelmente de tamanho podendo ir de 0,1 cm a 4 cm. Quase todos os gorgulhos são herbívoros, se alimentam de vegetais, e a grande maioria vivem todo o tempo associados a suas plantas hospedeiras. Determinadas espécies destes besouros são daninhas a agricultura, sendo pragas consideráveis em plantações de milho (Gorgulho do milho), de cana-de-açúcar, de algodão e até mesmo em coqueiros.

Como a família é muito numerosa, é natural que eu apresente aqui alguns curculionídeos interessantes!

  





FONTE: Wikipedia e Livro The Study of the Insects (Borror)

5 comentários

5 Comments

  1. Mateus Victor

    em

    Bom, eu gostei muito desse post, parabéns Karlla pela sua dedicação, quero cursar biologia também e saber tanto quanto você dessas maravilha sda vida. Ah e tem muitas pessoas aki que podem não achar, mas eu particularmente acho esse rostinho com uma tromba de elefante muito simpática.

  2. Fernando

    em

    Curculionidae, também conhecida como a família que abrange as criaturas mais lindas do universo. (sem exageros, sem medo de soar ridículo e leigo).

  3. Alisson

    em

    uma versão bem sem graça do gorgulho (é só marrom) acaba com o milho que dão pras galinhas aqui de casa :/

  4. eu já vi um desses na igreja bem pequenininho e ele ficava que nem estivesse rebolando ai eu levei para minha professora de ciências para ela investigar, e ela disse que era um ritual de acasalamento,ninguem merese né.

  5. steffanny

    em

    Muitas vezes já vir Gorgulhos no Feijão e ele são Pretos e esse são marrom.
    E bem interessante Parabéns Karlla!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo