Animais

Conheçam o peixe-lua: corpo gigante, cérebro minúsculo

O peixe-lua (sunfish, em inglês) pertence à ordem Tetraodontiformes é o maior peixe ósseo conhecido, chegando a atingir 3 metros, mais de quatro de altura e pesar mais de duas toneladas, ou seja, pode ser um peixe gigantesco, mas cérebro é do tamanho de uma noz, chegando no máximo a 4 gramas.




É um peixe relativamente raro e curioso, o corpo tem forma circular e não possui barbatanas caudais, durante natação mantém sincronizadas as barbatanas dorsal e anal, resultando em um movimento muito diferente dos outros peixes. Apesar de ser um peixe grande, tem uma boca muito pequena e por isso se alimenta apenas de pequenos crustáceos, medusas e plancton. Por causa do seu tamanho e da sua pele áspera e coreácea, tem fama de ser a criatura que mais carrega parasitas pelo corpo. Especialistas já identificaram cerca de 50 espécies diferentes de endo e ectoparasitas em um único exemplar.

O peixe-lua habita as zonas temperadas e quentes dos Oceanos Atlântico e Pacífico. Por causa da sua natureza delicada e aos movimentos lentos, estes peixes são facilmente capturados por redes à deriva e por outros métodos de pesca. Como consequência as populações poderão estar diminuindo a cada dia.



FONTE: Oceanário de Lisboa

 



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


4 comentários

4 Comments

  1. David S. Cabral

    em

    Estou aqui lendo seu website e abismado com tamanha qualidade os posts são de muita qualidade e fico feliz por encontrar esse canal de conhecimento. Acontece que hoje as pessoas criam posts e materias sem o menor cuidado cuidado com a veracidade das coisas que são postadas.Meus sincero parabéns. Meu feedback e que você compartilhe suas referencias bibliográficas no final de cada post. Assim as pessoas mais interessadas no assunto conseguem se aprofundas ainda mais. 🙂
    Fiz uma pesquisa no Google para entender o que é apêndice. Entretanto, o site possui tantos outros assuntos interessantes que acabei por me pegar lendo mais de 10 outros posts.
    sou engenheiro e minha vocação sempre foi com números. Entretanto, sou um grande curioso. Basicamente sou apaixonado pelas coisas que me cercam e isso deixa brecha para grandes questionamentos. Principalmente no que diz respeito ao inicio do universo. Sempre me pergunto sobre coias como: evolução do universo, os animais, plantas etc…. A grande pergunta que não sai da minha cabeça: ” -Quem criou o universo”. Minha busca pessoal gira em torno disso, mas não quero aqui levantar essa “polemica”.
    Vim como um curioso e aproveitarei o ensejo para deixa uma pergunta que acredito que você possa sanar:
    “Porque em alguns lugares a água do mar é tão cristalina. E caso esquissasse “construir” uma água do mar cristalina? O que seria necessário fazer?”
    Obrigado pela oportunidade,
    Sem mais,

    David S. Cabral

  2. carlos

    em

    amei seu blog !nao conheçia esse peixe

  3. em

    Emgraçado que em português o nome é peixe-lua e em inglês “peixe-sol”….

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo