Será que você tem bruxismo enquanto dorme? Este problema pode te trazer graves consequências!

“Karlla, sou fã de carteirinha do seu blog. Está cada dia melhor. Queria saber sobre o “bruxismo”, dizem que é uma doença nos dentes, é verdade?” Arianna Lopes

Arianna, quem vê esse nome – Bruxismo – logo pensa em feitiçaria. Mas não é nada disso. Do grego, “bruxus” quer dizer atrito e é exatamente do que se trata. O bruxismo, também conhecido como briquismo, não chega a ser uma doença dos dentes, e sim um distúrbio do sono, na qual a pessoa adquire um hábito parafuncional de apertar e ranger os dentes principalmente durante o sono. O atrito pode ser tão acentuado que acaba causando um desgaste na arcada dentária, e por isso, muitas pessoas consideram o bruxismo uma doença nos dentes.

Esse distúrbio atinge cerca de 15% das pessoas, totalmente associada ao stress e pode desencadear tanto por tensão emocional como pelo fechamento inadequado do boca. Os problemas são muitos. Pessoas com bruxismo podem sofrer fortes dores de cabeça que surgem por forte contração dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Também é comum dor e desgaste dos dentes que podem chegar a quebrar com o tempo. Outro problema pode ser a dor da articulação da mandíbula que pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. O problema pode atingir qualquer pessoa, mas é mais frequente em mulheres.

O tratamento principal consiste no uso de placas de acrílico na arcada dental durante a noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados. Tudo orientado e desenvolvido pelo dentista. Ainda deve-se descobrir a origem do problema e se preciso interferir com medicamentos anti-stress.

Pessoas com bruxismo podem apresentar um forte desgaste dos dentes.
O uso de placas de acrílico pode ser recomendado pelo dentista.

FONTE: Boa Saúde Uol