Animais

De que raça é o cachorro do Cebolinha, da Turma da Mônica?

De que raça é o cachorro do Cebolinha, da Turma da Mônica?
Esse texto foi útil para você?

“Eu tenho 6 anos e queria saber qual é a raça do cachorro do cebolinha que se chama floquinho. Aquele cachorro existe?” Sofia

Querida Sofia, obrigada pelo seu E-mail. Mesmo sendo tão novinha já se interessa pelos bichos e isso é muito legal. Bem, o cachorro do cebolinha é verde e muito peludo, nem dá pra saber onde fica a frente e a traseira dele… Sabemos que não existem cães verdes, não é? O floquinho é uma cãozinho da raça “lhasa apso”, esse nome estranho é uma homenagem ao lugar de onde veio: O nome deriva de lhasa, capital do Tibet, a palavra “apso” significa sentinela que late. Na revistinha Cebolinha nº 107, o Cebolinha conta para seus amigos que a raça do seu cãozinho é essa mesmo.


Hoje é muito fácil encontrarmos esses cães em pet shops, mas no passado era propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres. Esse cãozinho fofo, guardava os templos e mosteiros do Tibet, uma região de planalto da Ásia. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte. Era crença geral que após a morte, a alma do dono encarnava-se em seu cão. Por esta razão o “lhasa apso” era considerado um animal sagrado.

O lhasa apso formou-se através do cruzamento entre dois outros cães, o terrier do tibet e o spaniel tibetano. Pela sua estatura pequena, o seu caráter simpático e beleza física em seguida conquistou a simpatia de todos como excelente cão de companhia e guarda. É um cão dócil mas muito corajoso, com uma audição muito afiada e por isso pode perceber rumores leves e distantes e logo dá o alarme, com latidos claros e agudos. Por causa disso, na língua tibetana é chamado “apso seng kye” que significa: cão sentinela de latido de leão. Que fofo!!!

qual-a-raca-do-cachorro-do-cebolinha-floquinho-lhasa-apso

 

FONTE: Saúde Animal


Comentários

Novidades

Topo