Animais

Verme que domina o cérebro e faz cometer suicídio!

Verme que domina o cérebro e faz cometer suicídio!
Esse texto foi útil para você?

Existe um parasita que invade o cérebro de pequenos peixes (os killifishes da Califórnia) alterando assustadoramente o seu comportamento. Assumindo o controle de funções básicas do peixe. O parasita consegue aumentar de forma significativa as suas chances de sobrevivência, tudo isso as custas do sofrimento do peixinho.




Nos pântanos costeiros da Califórnia o verme invisível a olho nú (Euhaplorchis californiensis) libera seu macabro controle mental sobre o peixe. Mas antes de fazer isso é preciso passar pelos corpos de um caramujo e um pássaro. Bem, esse verme danado se origina de um ovo microscópico que se aninha no estômago de aves marinhas. As fezes das aves infectadas contêm milhares de ovos do verme cerebral que são comidos por caramujos daquela região. Os ovos acabam chocando dentro da concha do caramujo e as larvas do verme cerebral se alimentam das gônadas do caramujo, dominando seu sistema reprodutor sugando a energia que o caramujo aplicaria na reprodução. O caramujo agora só vai formar filhotes de vermes cerebrais pelo resto da vida.

Uma vez bem alimentados, os vermes nadam para fora do caramujo e iniciam sua jornada para dentro do desavisado peixinho, o Killifish. Eles penetram no corpo do peixe através da pele e das guelras. Lá dentro migram até a cavidade cerebral do peixe. Aparentemente o peixe é normal, age se fossem saudáveis: nadam, comem, se reproduzem, põe ovos. Mas se observarmos o cérebro do peixe podemos contar mais milhares de minúsculos cistos contendo os vermes cerebrais.



Nos pântanos costeiros da Califórnia o verme invisível a olho nú (Euhaplorchis californiensis) libera seu macabro controle mental sobre o peixe.

De repente o peixe começa a ter um comportamento estranho e impulsivo. Os vermes microscópicos literalmente assumem o comando do peixe e quanto maior o número de vermes no cérebro mais estranhamente o peixe agirá. O comportamento é totalmente controlado pelos vermes cerebrais, que secretam substâncias desconhecidas alterando a química cerebral do peixe e afetando seus neurotransmissores. Quando chega a essa fase, o destino do peixe está traçado. Estranhamente ele começa a saltar para fora d’água e se exibir para os predadores, os pássaros marinhos de que falamos no início. O peixe simplesmente sinaliza ao pássaro: “Me coma!” Quando o pássaro come o killifish o ciclo de vida do verme recomeça!



Os vermes penetram no corpo do peixe através da pele e das guelras.

esse verme danado se origina de um ovo microscópico que se aninha no estômago de aves marinhas. As fezes das aves infectadas contêm milhares de ovos do verme cerebral que são comidos por caramujos daquela região.

Todas essas bolinhas brancas são cistos do verme estão se desenvolvendo no cérebro do peixinho…

 

FONTE: Vídeo “O mundo invisível: água” – Discovery Channel


21 comentários

21 Comments

  1. Ronaldo

    em

    Muito massa! E não há nada de macabro nisso!

  2. Hanah Ceres

    em

    Woow o.o
    Um dos ciclos mais daora que já vi!
    A tênia fica no chinelo xD

  3. Me impressionei com esse ciclo de vida,de uma complexidade incrível!!!Parabéns pelo post.

  4. noname

    em

    Nojento, odeio parasitas!

  5. rocco

    em

    algo parecido ocorre com ratos ……..

  6. Isaac

    em

    Que horror… Tadinho do peixe.

  7. Bels

    em

    Parasitas surpreendendo cada vez mais

  8. Elen Elen

    em

    kkkkkkkkkkkk…

  9. Clauton

    em

    parece que o parasita “sabe” a consequência de ir para o cérebro do peixinho e fazer as coisas, sabendo que ele ira se comportar de um jeito! Parece que são impulsionados para dar continuidade a espécie. medo 😮

  10. Lamarck

    em

    Isso pode ser considerado mutualismo entre o verme e o pássaro?

    • Mutualismo não. Deve ser parasitismo. O peixe não tem nenhum benefício nessa relação.

  11. dani

    em

    esses vermes atacam também o cérebro das aves e de outros predadores que se alimentam de um peixe infectado?

  12. Rosa Mácola

    em

    Muito bom o post! Parabéns.

  13. Romes

    em

    O fato de o pássaro comer o peixe causa algum prejuízo para a vida do pássaro?

  14. Inês Soares

    em

    E se caso o ser humano se alimentar de um peixe contaminado por esse verme, da algum problema?

  15. Luiz Felipe

    em

    Mas aí o parasita não morre também? Qual a vantagem pra ele de levar o peixe ”pra dentro do bico” do pássaro se ele está dentro do cérebro do mesmo? Ou ele continua vivo e só o peixe se dana?

    • Felipe Ferreira

      em

      Não, pois é justamente no corpo da ave que ele vai recomeçar o ciclo!
      Dentro da ave eles vão colocar os ovinhos, a ave fará cocô e os ovinhos serão comidos pelos caramujos, que produzirão larvas de parasitas e essas larvas infectaram novos peixes, repetindo o ciclo novamente!
      Bem inteligente da parte desse verme não é mesmo?

  16. Patricia

    em

    Muito massa !!!! gostei muito… Parabens Diario de Biologia por pesquisar coisa legal. Gosto muito de te curti

  17. Eudes Silva - Engenheira

    em

    Gente! Que isso!!

    Fiquei crazy aqui…. isso é muito perigoso!

    Eu nao quer nunca mais ir para Carlifornia!! Nunca mais irei pescar.. a partir de agora so comerei frango! E salmão.. amooo salmão! #partiujapa

  18. janderson

    em

    esse post é uma farsa!!! será que ninguém percebeu a linguagem usada, não tem nada técnico, nenhuma referência científica… é somente uma fábula mas bastante criativa. Parabéns!!

  19. Gabi

    em

    Coitadinhos, acho q meu peixinho do mês passado morreu assim.Eu e minha irmã ganhamos peixinhos um meu e um dela, depois de 2 dias o meu começou a agir estranhamente, os dois peixinhos eram amiguinhos ao que parecia mas ele do nada um dia começou a bater no peixinho da minha irmã e no dia seguinte o da minha irmã tava morto no aquário,limpamos o aquário e ai depois de uns dias ele morreu também e olha que ele não era beta!!!

    Fiquei mt triste 🙁

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo