Por que os cachorros perseguem os carros?

 

“Sempre tive a dúvida: Por que diabos os cachorros saem feito malucos correndo atrás de carros? Parabéns pelo conteúdo do seu Blog. É muito precioso.” Júlio César

Bem Júlio, os cães possuem essa reação maluca por puro instinto. Cachorros são animais originalmente predadores, com um grande instinto de caça. Se estão em um grupo com outros cães o instinto fica ainda mais aflorado. Esse comportamento tão comum entre os cachorros vem principalmente de um resquício do instinto predador: Qualquer coisa que se move pode servir como presa.

Além do instinto de caçador, alguns cães podem estar atuando por instintos territoriais, afastando o intruso motorizado de seu território. Outros ao perseguirem carros (geralmente cães pastores ou vira-latas com instintos de pastoreio), estão tentando trazer os carros rebeldes de volta para o “rebanho”.

Basicamente, qualquer cão estará determinado a caçar um objeto em movimento. Pode ser uma vara arremessada ou uma bola, um gato, um esquilo passando, ou um carro. Isso é muito engraçado, mas a verdade é que o movimento dos veículos aciona os instintos dos cães. E, pelo jeito, eles sentem um enorme prazer em persegui-los. Mesmo quando adultos, os cães mantém o espírito lúdico. A evolução canina manteve o brinquedo, por isso o cachorro se diverte correndo atrás das coisas.

 

FONTE: How Stuffs Works – Animals

Categorias Animais,Curiosidades,Visitante Curioso