Animais

Por que os pinguins não podem voar?

“Os pinguins são aves, mas são gordos e tem asas pequenas. Eles podem voar?” Thalita – São José dos Campos




Thalita, muita gente pensa que todas as aves podem voar, mas isso não é verdade. As galinhas, por exemplo, só voam em pequenas distâncias e muito mal. Os pinguins, coitados! Não podem voar nem um pouquinho se quer.

Vivendo no ambiente em que vivem (na Antártida, onde é muito frio e com gelo para todo lado) e com a evolução, os pinguins viram a necessidade de se adaptarem à vida marinha, onde eles conseguem alimento e podem caçar com muita facilidade, graças a estas adaptações incríveis!

Prestem atenção em um pinguim: ele possui os membros anteriores modificados em estruturas muito parecidas com as nadadeiras dos peixes, isso faz com que ele nade com muita rapidez e que possa fazer manobras dentro d’agua na hora de caçar. Além disso, o corpo dessas aves possui uma adaptação hidrodinâmica (como um torpedo). As penas são tão reduzidas que mais parecem pelos, elas ainda apresentam uma impermeabilização com óleos que protege o corpo na água gelada.

Para ter tantas vantagens sobre as demais aves, os pinguins tiveram que perder a capacidade do voo e por isso se tornaram animais tão peculiares. Hoje, os pinguins são considerados as aves mais adaptadas ao ambiente aquático. É também muito comum vermos em documentários que os pinguins quando saltam de uma pedra para outra costumam bater as “asas”, dando a impressão que tem vontade de voar. Mas não é nada disso! Ao saltarem, os pinguins batem suas asas para manter o equilíbrio do corpo e não cair. Só isso… Eles vivem muito bem adaptados à água nem pensam em voar como as demais aves.



Os pinguins batem as asas quando saltam para manter o equilíbrio!

FONTE

5 comentários

5 Comments

  1. Leyla Dowsley

    em

    Que ótima informação, eu sabia disso mas soube de mais coisa!

  2. Mto bom , tirei minha duvida

  3. Danielle

    em

    mais alguns bilhões de anos e eles se tornarão peixes rsrsrsrs

  4. Juliana Alvez

    em

    Interessante!! Gostei (:

  5. Kleber

    em

    Oi Karlla, como você disse aí, as galinhas voam mal e por curtas distâncias não é? Mas é verdade que isso se atribui só as galinhas domesticadas por seleção artificial do homem? Por que eu acho que as selvagens devem voar melhor por não terem esse contato….. você poderia me ajudar?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo