Curiosidades

Por que algumas pessoas tem intolerância a lactose?

Por que algumas pessoas tem intolerância a lactose?
Esse texto foi útil para você?

“Tenho uma intolerância muito grande a lactose. Sofro com cólicas e diarreia se me alimento com derivados de leite. Como posso ter desenvolvido essa doença?” Vanessa Lopes – Betim/MG




Bem Vanessa, no nosso intestino delgado temos milhares de células que liberam uma enzima chamada “lactase”, responsável principalmente pela digestão da lactose presentes nos derivados de leite, como queijos, requeijão, iogurte, leite, etc. Quando é mal absorvida, ela é fermentada pela flora intestinal, o que resulta na produção de gases e ácidos orgânicos que provocam a tão temida diarreia osmótica, com grande perda dos líquidos orgânicos.

Algumas pessoas, infelizmente nascem sem a capacidade de produzir lactase e por causa disso, não podem digerir a lactose e consequentemente sofrem desarranjos intestinais na presença de qualquer derivado de leite. Bebês que nascem com essa incapacidade se quer podem ser amamentados.

De qualquer forma, mesmo não nascendo com essa deficiência, a intolerância a lactose pode aparecer em qualquer época da vida, seja de forma crônica ou temporária, principalmente diante de uma intoxicação alimentar que danificou a mucosa intestinal.

Pessoas com intolerância a lactose passam por maus bocados ao ingerir derivados de leite, com um grande aumento de ruídos abdominais, a barriga inchada e que eliminação excessiva de gases. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarreia líquida, acompanhada de cólicas. A produção de ácidos orgânicos é tão grande (pH em torno de 6,0) que provoca ardência anal e assadura.



Lactose

Pessoas com intolerância a lactose não podem ingerir nenhum derivado de leite!

FONTE: Abc da Sáude

 




8 comentários

8 Comments

  1. Felipe

    em

    Muito legal!
    Sempre tive essa dúvida.
    Tipo, na minha casa, de seis pessoas sou o único a tomar leite integral.

  2. Edmilson

    em

    Tenho um certo nivel de sensibilidade a lactose, realmente tenso.

  3. Jhonatha Santos

    em

    Quando eu ingiro lactose não tenho estes sintomas, mas me dá fortes dores de cabeça, é pelo mesmo motivo ou tem uma explicação diferente?

  4. carlos cesar

    em

    Muito bom,
    de uma hora para outra comecei a ter muito gases, levei um tempão para descobrir o que era, pois perguntei ao medico se a intolerância ao leite poderia fazer isto, ele disse que não, mas descobrir por mim mesmo que quando uso leite, minha barriga vira um balão, parei de tomar leite e fiquei bom, agora só leite de soja. Muito este Post. paz a todos.

  5. Valeria

    em

    Boa Noite,

    Sou intolerante à lactose. Descobri faz pouco tempo. No início não tinha diarréia, e de uns dias para cá começou a diarréia. Percebi que estava comendo pão com ácido láctico e isso que me deixa mal.O leite de soja até que não é ruim.

  6. Bruno

    em

    Obrigado. Finalmente alguém explicou pq durante periodo da minha vida nao conseguia beber leite sem passar mal, mas depois passou. Valeu mesmo.

  7. Madelaine

    em

    outro dado legal sobre isto é que já existe a lactase em cápsulas. assim, quem é intolerante pode tomar uma dose antes de comer derivados de leite sem passar mal!

  8. Camilla

    em

    Legal, só faltou dizer que a lactase em indivíduos normais, ou seja, aqueles que nasceram produzindo essa enzima, na infância produz muito e com o passar dos anos vai se reduzindo. E devido a essa diminuição de lactose que vão gerando as pessoas tolerantes a lactose, podendo aparecer em qualquer fase da vida.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo