Conheçam o primata olhudo: o Tarsier!

Que bicho mais fofo! Tarsiers que no Brasil são chamados de “Társios” são pequenos primatas que possuem olhos muito grandes (16 mm de diâmetro) para o seu tamanho que não passa de 15 cm.

Os olhos servem para que consigam manter suas atividades durante a noite, quando é mais ativo. Receberam esse nome “Tarsier” por possuir os tarsos bem alongados nos pés, o que faz com que seus dedos sejam enormes e muito finos. Uma característica bem interessante desses bichinhos fofos, é a adaptação de suas garras que são longas e servem para limpar a pele do corpo, mas principalmente para ajudar a segurar nos galhos. Os tarsiers preferem ficar empoleirados em árvores altas ou pelo menos a 1,5 m do chão, são ótimos saltadores e podem saltar até 2 metros de uma árvore para a outra.

Além de possuírem os tarsos muito desenvolvidos, esses bichinhos ainda contam com estruturas como almofadas nas extremidades dos dedos que ajudam a se movimentar verticalmente nos galhos, como acontece com as lagartixas. E apesar de serem mais adaptados para viverem no alto das árvores, eles , mesmo com dificuldade, podem usar seus pés para se movimentarem no chão caso seja necessário. A cauda ainda é muito resistente e forte, e pode ajudar não só no equilíbrio durante os saltos, como para ajudar a agarrar nos galhos.

São bichos carnívoros, se alimentam principalmente de insetos vivos, mas na falta desses, também comem aranhas, crustáceos, lagartos e até pássaros. Sua preferência alimentar, de acordo com estudos é por grilos e gafanhotos. São encontrados principalmente nas florestas do Brunei, Indonésia e Malásia. Quero um!!!!!

 

 

FONTE: FactZoo