Animais

Por que os peixes formam cardumes?

Por que os peixes formam cardumes?
3.7 (73.33%) 3 votes

“Meu filho tem 9 anos e adora peixes, outro dia me perguntou por que os peixes nadam todos juntos (em cardume). Eu não soube responder.” Elisângela Cristina




Elisângela, na natureza tudo tem uma razão de ser e com os peixes não é diferente. Os peixes que formam cardumes são geralmente, peixes menores, pois esse comportamento serve para que eles se defendam contra predadores, afinal, “União faz a força!“.

Quando os peixes se reúnem em cardumes, eles procuram nadar em sincronia de movimentos, o que faz com que todos os indivíduos se pareçam com um só diante do predador. É como se formassem uma massa homogênea que impede o foco em um indivíduo particular. Como os predadores precisam focar sua presa antes do ataque, o cardume evita que esse foco aconteça e as chances de captura são muito menores. Afinal, como é possível capturar o que não se pode ver?

Bem, mas além dessas vantagens defensivas, o fato de um peixe fazer parte de um cardume ajuda também a encontrar o parceiro ideal para reprodução e a localizar mais alimento com melhor qualidade.

raja-cardume-600x400



cardume

Cardumes-10

Peixes formam cardumes para se defender dos predadores!

FONTE




3 comentários

3 Comments

  1. carlos

    em

    gosteiiiiii

  2. Kleber

    em

    Nossa, eu vi uma série, axu q da BBC q fala sobre cardumes, enxames, etc. q falaram q cada peixe ( ou ave ) tem uma área de “comando” sobre os outros, e um segue o outro como uma fila, mais tem um limite, ex: 1 peixe so pode ter influencia sobre x outros peixes, como 3,4 noss BIOLOGIA É DI-VI-NA!!!!!

  3. larissa

    em

    qual é cadeia alimentar ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo