Animais

Por que os cães parecem mais companheiros do que os gatos?

“Sempre tive convivência com cães e gatos. Com isso também tenho a dúvida de porque os cães são tão leais a ponto de dar sua vida por seu dono , enquanto os gatos nem se quer respondem ao chamado do seu nome ?” Eduardo T.

“Por que os cachorros são mais companheiros do que os gatos. Tenho uma gata, mas me sinto sozinha!” Luanna Lira




Pois é Eduardo e Luanna, vocês que convivem com esses animais sabem o quanto a personalidade deles é diferente. Enquanto os cães são carentes, os gatos são independentes.

 Bem, as diferenças são muitas. Para treinamento, por exemplo, os cachorros aprendem assim como crianças através de gestos, olhares, vocalização e ainda seguem os passos do dono (ou adestrador). Os cães também parecem ter mais boa vontade para aprender, são mais interessados e levam o treinamento mais a sério, enquanto os gatos, devido a sua independência, nem mesmo recebendo comida como recompensa, mostram interesse em serem treinados.

Por serem mais interessados, os cães podem ajudar os seres humanos de várias formas e isso os aproxima de nós. Cachorros são bons caçadores, ajudam com rebanhos e proteger casas e animais. Sentem cheiro de drogas e bombas e ajudar os cegos e surdos. Eles correm por esporte, puxam trenós na neve, encontram pessoas enterradas na neve e em terremotos, e podem até ajudar a prever terremotos. Enquanto os gatos, pelo seu instinto solitário, são bons caçadores de roedores e tá bom demais!



Os gatos, possuem o olfato tão bom quanto o dos cachorros, além de serem instintivamente animais independentes, ainda contam com super-sentidos, enxergam muito melhor que os cães no escuro e sua audição é muito mais aguçada. Por isso, conseguem se virar melhor, sem a ajuda do dono.

0000000002607

No fim das contas, os cães parecem ser mesmo mais companheiros. Mas isso não é culpa dos bichanos, pois, é da natureza dos gatos serem “autosuficientes”. Mas o que realmente importa em um animal de estimação é o carinho e o companheirismo, e nisso quem decide qual espécie é mais companheira é o próprio dono. Ame gatos e cães com a mesma intensidade!



FONTE
37 comentários

37 Comments

  1. Débora

    em

    Ah, mas gatas são mães incríveis! Protegem até os nossos filhotes.
    Olha isso: http://www.youtube.com/watch?v=ALGKgLw6AL4

  2. paulo

    em

    minha gata é super companheira, fica do meu lado no sofá, de manhã me acorda aos “gritos” (leia-se miados altos e longos) só para eu coçar seus suvaquinhos para se espreguiçar! onde eu vou, ela vai e se deita do lado… toda noite, quando vamos dormir, se ela esta no quintal, eu digo: “menina, vamos dormir!”, e ela vem correndo! arranhar, ou colocar a unha? imagina! ela nao coloca a unha para nada!
    o q eu quero dizer com isso é q os gatos podem, sim, ser companheiros e amorosos. ja tive 5 gatos na minha vida, e só dois eram muito sistemáticos… os outros sempre foram obedientes e doceis. assim como existem gatos sistemáticos, existem cães sistemáticos. o fato deles serem mais independentes e serem temerosos com relação a pessoas estranhas não os faz em nada seres menos amorosos que os cães.
    infelizmente os gatos sofrem de preconceitos, que por serem preconceitos, sao irracionais e baseados no senso comum. quem tem a experiencia de conviver com um gato sabe que se trata de uma experiencia unica, cercada de muito amor e dedicação.

  3. anunciação

    em

    Sempre digo que não sou eu que tenho gatos,eles é que me tem.São animais diferentes cães e gatos,cada um com sua personalidade.Tenho o Duque,que amo por sua imponência e jeito de quem não está nem aí;mas de vez em quando ele sai de sua torre de marfim e vem para perto e aceita de bom grado um afago;já a Fifi,nossa,ela sobe em mim,senta no meu peito se estou deitada,me lembra que está na hora de comer,quer me acompanhar quando saio.O Marquês é tranquilíssimo e não relaxa uma deitadinha ao meu lado quando estou no note,enfim,eles são o máximo e teria muito mais a falar,mas o tempo e o espaço não permitem.Gosto de cachorros mas não posso tê-los pois são companheiros mas muito dependentes e saio p trabalhar,não tenho muito tempo;os pobres iriam sofrer.

  4. Aah eu acho qe depende do gato

    • Andreia

      em

      é verdade, o meu não sai do meu pé…….

  5. Nola

    em

    Bobagem! Quem diz que gatos não são companheiros não conhece em absoluto os bichanos. Desde criança convivo com gatos e posso afirmar que o gato é o espelho do dono. Se temos um dono estressado o gato também será estressado, se o dono é calmo seu gato será calmo. O gato ao contrário do cachorro consegue perceber quem gosta dele e quem não gosta, seu cérebro é mais similar ao do homem que ao do cachorro, por isso muitas vezes é tido como arrogante ou interesseiro. Ele consegue distinguir um carinho forçado bruto de um carinho sincero e afetuoso. Não se pode forçar um gato a fazer o que não é da sua vontade, assim como não se pode forçar uma pessoa a fazer algo contra a sua índole.

  6. Camila

    em

    Não concordo q os gatos são menos companheiros,eu sempre tive gatos(por preferir mesmo gatos a cachorros) e todos foram muito companheiros,alguns iam aonde eu ia,minha gata por exemplo se eu levantar da cama ela levanta atrás mesmo de barriga cheia,vai pra todo lugar q eu vou até no banho ela vai atrás,tem hora que eu até grito -Desgruda!!!! Sempre que eu chegou,eu ou meu marido ela sempre tah ali pra receber,e sempre foi assim com todos,quem diz que gatos não são companheiros é porque não os conhece de verdade,eles são mais independente e mesmo assim fazem questão de estar sempre por perto.

  7. Géssica Machado

    em

    Desculpa, mas esse post não está baseado em nenhuma pesquisa, portanto só li porque o assunto sempre me interessa. Mas está totalmente equivocado.
    Gatos e cães são um tanto diferenciados por uma simples (complexa) questão: um foi escolhido para ser moldado pelo humano, enquanto o outro foi considerado ratoeira ambulante durante anos a fio e até sofreu um extermínio, por ser considerado das “trevas”.
    Gatos tranquilamente são companheiros, tanto como os cães. Atendem por seus nomes igualmente, e diferente do que pensam, podem ser muito dependentes dos donos (Experiência própria!).
    O que precisa mudar é o conceito que se cria antes mesmo de se levar um gatinho pra casa…as pessoas acabam optando pelo gato quando se dizem não ter tanto tempo para passear, brincar e decretam que o gato não irá sentir nenhum falta sua, durante as longas horas que possa estar trabalhando ou viajando.
    A facilidade que o gato tem para se apegar ao dono é a mesma do cão, só que muitas pessoas tangenciam isso, e nunca dão ao felino o crédito de carinhoso e apegado.

    Basta ficar mais tempo em casa, criá-lo desde o início com a mesma intensidade de um cão, que ficariam surpresos…e os pobres gatinhos não vão mais precisar entrar em depressão, dorimdo o dia todo e comer todos os sachês do dia! hahahaha

  8. Janaína

    em

    Adoro os dois e também não vejo diferença na questão companheirismo.Já ouvi dizer que pessoas que não gostam de gatos são normalmente mais egoistas pois para o gato nos doamos bem mais e já o cachorro se doa bem mais para nós.Acabo por achar tudo isso besteira e a pergunta correta seria: Somos boas companias para eles?
    Gostei mais dos comentários do que a matéria em si.

  9. Rock

    em

    Não concordo. Já tive gatos e cachorros, e meus gatos sempre foram mais companheiros do que os cachorros. Meus cachorros só davam atenção quando eu tava com comida na mão. Acho que depende da forma que vc trata. Eu trato os meus gatos com muito carinho, eles dormem comigo, qdo chego da facul eles estão na porta me esperando, até quando vou tomar banho eles ficam me esperando do lado de fora do box. Fora que gato tem mais personalidade, quando ele gosta do dono é porque gosta de verdade, e não porque deu um osso. Tem gente que tem gato mas não dá um pingo de carinho, e ainda quer que o bichano corra atrás.
    Sinceramente esse preconceito contra gatos já encheu o saco, p´rincipalmente de idiotas que odeiam gatos, mas nunca teve um na vida.

    • Dávila

      em

      Concordo com o Rock! Já tive uma gata que buscava folhas secas nos lotes vizinhos pra me dar. Me esperava no portão e sempre atendeu pelo nome. Se irritava quando eu cantava alto, ficava miando pra mim, tomava comida da minha mão se deixasse… Infelizmente, me mudei de bairro e ela resolveu explorar o novo ambiente. Não sei o que houve com ela, mas ela sumiu. =(
      Atualmente, tenho um gato gordo e peludo que responde pelo nome, que não pode me ver chegando em casa que pula no meu colo e fica me “dando banho” (lambe meus braços).
      O cão tem mais facilidade de ser amigável com qualquer pessoa, enquanto um gato deve ser bem tratado para ter um comportamento desses!
      Chega de preconceito com os bichanos!

      • Marina

        em

        Concordo ja tive um gato macho que não era castrado e nunca sumiu dias de casa, ele smp esteve ali, ele ia no pote de ração dele e me trazia pedacinhos de ração e smp me dava banho tbm eu achava isso o maximo hahaha
        Eu acredito que o animal é de acordo cm sua criação se o gato é bem tratado ele te dará todo o carinho e gratidão possivel. Fico louca quando as pessoas dizem q o gato é um animal ingrato isso ja virou até um clichê.

  10. Lolla

    em

    E ainda tem gente que prefere os gatos!

    • Celio Cunha

      em

      O minha cara Lolla, tenho 4 gatos! E em minha casa não tem baratas, ratos, grilos, escorpiões, etc. Pois é, minha casa quando me mudei o forro tinha vários escorpiões hoje não tem mais nenhum. A casa do visinho tem escorpiões, ele não tem gatos. Esse artigo não condiz com a verdade. Os gatos são muitos úteis e companheiros aos homens. AH, adoro cachorro também.

    • evelyn

      em

      acredito que quem prefere cães sejam pessoas que também tem uma personalidade mais reservada, são pessoas mais isoladas. eu tenho mais facilidade de convivência com quem gosta de cachorro! 😀

  11. Celio Cunha

    em

    E Karlla Patrícia parece que você nunca teve gatos!

  12. Icaro Dantas

    em

    Idepedencia dos gatos ou morte!

  13. Andressa

    em

    lindos,lindos,lindos!! são uns amores. saber que meus bichaninhos são tão independentes e autosuficientes me faz ama-los ainda mais. Deus é perfeito!!

  14. Sou proprietário do http://www.canilbabypet.com.br apaixonado por cães, gatos são interesseiros, pare de alimenta los e eles simplismente vão embora, só estão ao lado dos donos por interesse, os cães morrem de fome e frio ao lado dos donos, dão a vida por eles.
    é minha opnião e não pretendo atingir e nem ofender aos que gostam de gatos ok..

    • Celio Cunha

      em

      Não me importa que me ofendas, me importa que ofendas os gatos!!!

    • Douglas Neves

      em

      Na verdade isso torna o gato esperto, pois você ficaria no emprego que não te pagasse? E não é que muitas vezes o gato some, mas depois de criar muitos gatos e acompanhar gatos de vizinho percebi algo, ele não morre dentro de casa. Parece querer morrer longe dela para não causar dor ao dono, não sei, posso estar errado, mas já vi gatos de vizinhos morrerem perto da minha casa e meus gatos longe da minha. E outra, você mesmo deve ter lido, cachorros tem instinto menor do que de gatos, ou seja, gatos podem sobreviver melhor sem donos.

    • JESSYCA

      em

      GATOS REALMENTES SÃO INDEPENDENTES TIVE UMA GATA QUE ESTAVA MUITO DOENTE,QUASE MORRENDO LEVEI ELA NOS MEUS BRAÇOS ELA ESTAVA ESPULMANDO,MAS EU NAO SOLTEI DENTRO DE UM ÔNIBUS E A GATA COMEÇOU A QUERER PULAR DOS MEUS BRAÇOS MAS EU NAO DEIXEI NAO QUERIA QUE ELA MORRE-SE NO CHÃO,ENFIM ELA LUTOU TANTO NOS MEUS BRAÇOS E EU NAO ENTENDIA,ENTAO ELA MORDEU MEU DEDO E EU COLOQUEI ELA NO CHAO,ELA AINDA DEU ALGUNS PASSOS PRA SE ESCONDER
      ISSO TUDO PRA MORRER SO SEM QUE EU AVISSE SOFRER.HJ SEI QUE ELES PREFEREM SOFRER SÓ DO QUE NOS TRAZER SOFRIMENTO,GATOS SÃO FORTES E INVEJAVÉIS.
      AMOOOOOOOOOOOOOOO

    • Kleber

      em

      Cada um tem sua opinião, sou contra a sua mais respeito ^^ mesmo se for verdade, quem vai ter coragem de parar de alimentar do nada seu animal de estimação, nesse caso, os gatos??

    • Rose

      em

      Toda criatura se apega a quem lhe dá alimento. Qualquer ser que pare de ser alimentado irá embora, aliás em busca de alimento…inclusive ser humano. Assim como humanos os animais possuem sua personalidade e individualidade e temos que possuir sensibilidade para compreender, podemos dizer que cão é mais submisso e gatos mais safos…cães ficam em corrente, gatos soltos, lembrando que eles foram domesticados e não nasceram assim, há quem goste mais de um ou de outro isto é identificação, empatia. Tenho 2 gatas e 2 cachorras, minhas gatas cada uma possui sua personalidade(=criança) e asseguro que elas não deixa a desejar nada para cachorro, onde vou estão…se saio ou se veem sozinhas miam e me procuram, se estão fora chamam, pedem através de gestos delicados e até educados, reconhecem o barulho do meu carro…o balançar de sua calda é diferente do cão por natureza de espécie, mas quem tem gato sabe que ele não abana mas estende sua calda como um telescópio e vai correndo elegantemente ao seu dono…eu defendo que gatos assim como cães de apegam ao dono e a sua casa de acordo com o carinho e cuidado que recebem…ambos possuem sentimentos, lembre-se os dedos nas mão e pés são diferente e provém do mesmo dono, assim como filhos de uma mesma mãe são completamente diferentes em tudo!

  15. Helena Urpia

    em

    Meu cachorro é interesseiro, só vem quando eu pego a coleira ou estou comendo algo. Meu gato não, ele fica na porta quando eu chego, se esfrega nas minhas pernas e mia. Dorme comigo e me segue pela casa inteira, brinco com ele, quando estou no notebook ele deita do meu lado, como está fazendo agora. Tudo vai de personalidade, tenho 3 gatos, umas extremamente independente, umas mais ou menos e esse que citei, que depende de mim para tudo. Ele é muito mais leal que muitos cães que vejo por aí, inclusive o meu próprio.

  16. Minha cunhada tem uma cadela e ela todos os dias vem pra minha casa e passa o dia inteiro aqui, já a minha gata quando vou dar carinho ele foge. O cão é mais amigo e pouco independente.

  17. Lailson

    em

    já tive gatos e cães e meus gatos sempre foram mais companheiros que os cães, até por que eu nunca dei tratamento especial pra eles, não dormiam dentro de casa, nem em sofá, mas sempre dei o carinho necessario e eles pareciam que entendiam o que eu sentia, talvez até sentiam o que eu sentia tbm, não sei, mas ouvi dizer que quando vc está triste os cães tentam te alegrar mas os gatos compartilham de seus sentimentos. amo os felinos e pra mim que não tenho muito tempo pra dar atenção são os melhores companheiros 😉

    • evelyn

      em

      tmb sou da opinião que animais como cães e gatos devem ficar no cantinho deles, fora de casa (y)

  18. Discordo algumas coisas…

    Então minha gata é cachorra pois ela é independente emocionalmente, igual cães…
    Quando viajei para o ES, meu pai ficou em casa, e percebeu o comportamento triste e querendo saber onde fui, fiquei fora por 4 dias (sou carioca, moro no RJ), mas eu não concordo que os gatos não são amigáveis e são interesseiros, eles apenas não são tão bobos, igual à ALGUNS cães…rsrsrs!!!

    E também minha gata é super carinhosa com a família que tem…Me desculpem, mas eu discordo a parte que dizem que os gatos são “interesseiros” e que não são amigos… :/

  19. Marina

    em

    Discordo, pois ja tive varios cachorros e gatos e em todos os casos os meu gatos sempre foram muito mais companheiros que os meu cães. Na minha opinião o animal é de acordo com a criação dele!
    obs: nao estou dizendo q cães nao sao companheiros e sim que no meu caso os gatos sempre foram meus fieis amigos (independente de alimentados ou nao)

  20. Stella

    em

    Sinceramente, adoro o blog, mas não gostei dessa postagem!!! Acho que deveria pesquisar mais a vida dos felinos domésticos, e não simplesmente dizer que eles são independentes e menos companheiros! Isso não é verdade! talvez, seja uma opinião pessoal sua, mas não passe isso como verdade absoluta! Por favor, não dê essa informação a seus leitores! Gatos já são excluidos pela sociedade, nós biólogos, defensores da vida, temos que tirar esse preconceito da cabeça das pessoas e mostrar quem são esses seres incriveis!! Amo os animais, gato, cachorro, periquito, papagaio….

  21. Katia Hawrysz

    em

    Tenho uma gata e um gato e os crio desde pequenos …são super carinhosos atendem ,sim ,pelo chamado e só faltam falar …são inteligentíssimos. Prefiro mil vezes do que criar cachorros ,,não que eu não goste deles mas , são mais asseados e muito companheiros .Sempre criei gatos ,transmitem calma e tranquilidade e são muito brincalhões . Cada animal tem suas características próprias,tive cães maravilhosos,hoje tenho um poodle toy que é uma pestinha,morde até o ar se deixar …mas ..dois gatos incríveis !!!

    • Denilson

      em

      Eu tenho dois, um gato e uma gata, são bem carinhosos, quando eu chamo eles vem rapidinho, e onde estou eles tambem estão, ficam me seguindo igual a cachorro.

  22. Luciana

    em

    Que postagem infeliz, uma pena, só serviu par disseminar o preconceito que os gatos sofrem desde a antiguidade. Sou bióloga, professora e já trabalhei com uma gama de diferentes animais, gatos são companheiros sim, inclusive tenho com mais de 11 anos que é meu guardião fiel e carinhoso. Deve-se ter cautela quando comparar espécies diferentes, o cão é de atividade mais rápida, desengonçada, sendo até descontrolada, e possuidor de inteligência e submissão, enquanto felinos preservam a sutileza dos gestos e inteligência mais bem canalizada, mas carinhosos e fiéis.

  23. rosana lopes faria

    em

    Bom eu já comentei no face e compartilhei,sou gateira e protetora tenho muito chão de experiência em conviver c/os felinos e só tenho maravilhas a falar deles.Quanto a você qual sua experiência e conhecimento que tens sobre felinos?Depois que você conviver com um ,dois,tres ou quatro gatos você estará vivendo a experiência e poderá sim passar para o público leitor a verdade sobre felinos.E eu te pesso por favor retire essa matéria pois ela é preconceituosa demais além de não ser verdadeira e os gatos já sofrem muito por ignorância das pessoas,eles não precisam de uma forçinha de ninguem para reforçar essa perseguição!Conto com sua compreenssão e sua atenção,sou fã do seu blog te curti no face sempre compartilho suas matérias.Obrigada aguardo seu reparo o mais breve possivel.

  24. Denilson

    em

    Eu tenho dois uma gata e um gato, são carinhosos quando eu chamo eles vem correndo, onde estou eles estão tambem, como se explica isso.

  25. Tadeu

    em

    Terrível a defesa insana dos gatos, em relação ao seu comportamento, e à explicação no site. É óbvio que para tudo tem exceções, fora o fato de se entender os mesmos fenômenos. Logo, o site está somente respondendo duas perguntas feitas acima e a maior corrente que entende assim. Então, respondeu da forma mais conhecida e consagrada de resposta.

    Se está errado ou certo, vai variar de gato para gato e de cachorro para cachorro. Mas, é impossível dizer que a maioria dos gatos domésticos sejam mais próximos aos donos e que cachorros domésticos sejam mais distantes. Todos sabemos que na MAIORIA DAS VEZES é o contrário. Não é o cachorro que sai do seu portão e vai para outras casas sempre que querem e tiverem uma oportunidade.

    Também tenho um poodle toy e são mimados ao ponto de morderem sim, mas quando chegamos em casa a festa é dobrada.

    Agora é simples: quem gosta de gato crie gato, quem gosta de cachorro crie cachorro, só não os deixem nas ruas para transmitirem doenças aos seres humanos e aos outros animais, ou para a morte!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo