Por que o cupim deixa uma “poeirinha” na madeira?

“Por que onde tem cupim sempre tem aquela poeirinha? Aquilo são ovos?” Bianca Salem

Bianca, os cupins que deixam aquela “poeirinha” são chamados cupins de madeira seca. Isso por causa da preferência desses animais por madeira sem umidade, como a dos nossos móveis, por exemplo. Quando os cupins atacam uma madeira, eles estão apenas fazendo suas refeições diárias para manter a colônia funcionando bem. Durante a digestão da madeira ingerida contam com a ajuda de organismos como bactérias, fungos ou protozoários para retirar, da madeira, os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Por viverem em um ambiente muito seco, os cupins têm muita sensibilidade à perda de água, por causa disso, as fezes passam por um processo de desidratação ainda no corpo do inseto. O resultado são bolinhas fecais secas, que pelo tamanho do inseto, nos parece mesmo uma “poeirinha”. Normalmente, as fezes ficam acumuladas no ninho e podem servir como material para fechar canais que não estejam sendo usados ou como proteção contra inimigos. Quando as fezes se acumulam muito, os cupins se livram delas de uma só vez pelos orifícios do ninho, deixando a tal “poeirinha” em volta dos móveis atacados. Quando isso acontece, é sinal que a colônia está relativamente grande e que seu móvel já possa estar comprometido pela infestação desses insetos.

Nem todos os cupins têm preferência por madeira seca. Alguns preferem madeira dura enquanto ainda existem as que gostam de madeira úmida e as que escolhem a madeira podre. Há ainda espécies que não se alimentam madeira e ingerem húmus presente no solo.

rayap-kayu

A poeirinha deixada pelos cupins próximo a madeira são fezes do inseto!

FONTE