Para que serve a saliva?

“Tenho 13 anos e gostaria de agradecer aos criadores deste site que tem informações muito importantes para quem não estudou biologia. Minha pergunta é: Por que a gente tem saliva? A saliva é água?” Pedro Jr.

Pedro, obrigada pelos elogios, eu é que tenho que agradecer a todos visitantes desse site. Olha só, podemos dizer que saliva é “água” sim, pois 99% de sua composição é água. E ao contrário do que algumas pessoas pensam, essa “aguinha” que produzimos o dia todo é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

Uma das funções mais importantes da saliva é justamente produzir um líquido que lubrifique a umedeça o interior da nossa boca. Isso facilita não só a fala, pois mantém nossas cordas vocais lubrificadas, mas também transforma os alimentos que ingerimos em uma massa fácil de ser digerida. Além disso, a saliva atua diretamente na prevenção de cáries, pois sua circulação cavidade oral remove restos de alimentos e bactérias, mantendo a boca ligeiramente limpa. O controle na quantidade de água no organismo também é uma função importante, pois quando o organismo está com falta de água, a boca fica seca e nosso corpo pede hidratação urgente. Enfim, a saliva atua na proteção da mucosa da boca, equilibra seu pH, controlando bactérias naturais e defendendo diretamente contra infecções.

Parece que a produção de saliva não é muita, mas na verdade nossas glândulas salivares produzem algo em torno de 1,5 litros por dia. O que depende do quanto nosso corpo está hidratado. Para manter uma boa salivação é preciso ingerir muita água, adotar uma dieta balanceada com o uso moderado de sal e ainda manter bons hábitos de higiene bucal.

A falta de produção de saliva e sensação de boca seca se chama Xerostomia, uma alteração que pode favorecer o surgimento de diversas doenças como a esofagite, uma inflamação no esôfago que pode evoluir para úlcera. É preciso ficar atento, pois a boca seca é um sintoma de doenças como diabete e mal de parkinson.

tongue-saliva

A falta de salivação se chama Xerostomia e pode indicar uma série de doenças, fiquem atentos!

FONTE