Manteiga ou margarina: Qual é mais saudável?

“Qual a diferença nutricional da manteiga e da margarina? Qual é melhor consumirmos” Adrianna Du Carmo

Essa é uma pergunta importante, Adrianna, pois esses dois produtos são alimentos muito calóricos (9 Kcal/g) que fornecem basicamente gordura. Por isso, é importante sabermos o tipo de gordura que cada uma nos fornece.

A manteiga é de origem animal, rica em gorduras saturadas e colesterol. É o resultado do batimento da nata do leite até que se transforme em uma emulsão cremosa, como conhecemos. Cerca de 80% da manteiga é gordura (butirina), os 20% restantes se dividem em água e resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de caseína (a proteína do leite). Como é natural, a manteiga não tem gordura hidrogenada nem a gordura interesterificada (um tipo de óleo vegetal modificado quimicamente) e portanto é sempre zero gordura trans. Isso significa que é muito mais fácil de ser metabolizada, com isso seu tempo de permanência no estômago é menor. No entanto, a quantidade de gordura saturada é muito alta fazendo com que a manteiga seja mais calórica. Mas para que a manteiga não se torne a grande vilã, além de mais saborosa, ela contém vitamina A, coisa que não encontramos na margarina.

A margarina é derivada de óleos vegetais líquidos que por causa de um processo químico acabam se tornando cremosos e sólidos. A margarina de antigamente, era rica em gordura trans, uma gordura que não é reconhecida pelo nosso organismo e com o tempo acabam se acumulando nas veias e artérias. Hoje em dia, por exigência da ANVISA, as margarinas que estão a venda geralmente apresenta muito baixo índice de gordura trans (de 0 a 0,3 g/porção), mas possuem gordura interesterificada, uma forma de os fabricantes substituírem a trans sem perder a cremosidade.

As pessoas com colesterol controlado podem fazer uso tanto da manteiga quanto da margarina de forma moderada. Mas como nosso organismo tem enzimas para digerir a gordura saturada presente na manteiga, ela acaba se tornando mais fácil de ser metabolizada pelo organismo do que as gorduras modificadas quimicamente (trans e interesterificada), além disso manteiga é rica em vitamina A e apesar de ser bem mais calórica, parece ser mais saudável!

4611679696_78745049a7
Apesar de mais calórica, a manteiga  é mais saborosa e tem vitamina A.

FONTE, FONTE