Curiosidades

É verdade que comer doces causa vermes?

“Por que comer doces causa vermes?” Katiuscia

Katiuscia, na verdade uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ingerir açúcar em demasia e como consequencia, adquirir vermes é uma crença antiga. A verminose é uma doença provocada por agentes específicos como parasitas, especialmente aqueles que vivem no interior do corpo.


Para adquirir a maioria das verminoses é preciso ingerir alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados (chupetas, brinquedos, copos, pratos, talheres, etc…). É claro que se ingerirmos um doce contaminado com ovos de algum verme, é possível adquirir uma verminose, mas não existe nenhuma relação do açúcar com a verminose. Qualquer outro alimento contaminado pode transmitir vermes.

Apesar dos médicos garantirem que dentro dos sintomas clínicos um paciente com vermes não apresenta nenhuma vez a alteração de hábitos alimentares, é comum mesmo essa crendice popular de que há uma procura maior por doces quando se tem vermes. A literatura médica garante que o “coitado” do verme não tem culpa de nada e que a pessoa que come muito doce, come porque gosta e pronto!

crianca-comendo-doce-alimento-size-620

Uma pessoa só adquire vermes comendo doces se o doce ou a mão estiver contaminados com larvas e/ou ovos!!!


Comentários

Novidades

Topo