Animais

Conheçam as incríveis super formigas!

Conheçam as incríveis super formigas!
Esse texto foi útil para você?

A natureza dos insetos sempre nos surpreendendo. E quem imagina que “super inseto” é coisa de 300 milhões de anos atrás, está enganado. Existe um gênero de formigas (Pheidole) capaz de produzir superformigas-soldados muito maiores que o normal, geralmente com a cabeça e mandíbula muito desenvolvida e que podem assustar qualquer inimigo. E o objetivo é mesmo este!

Através de uma dosagem mais elevada de hormônio juvenil na fase larval, super soldados se desenvolvem. Na verdade, em todas as formigas a quantidade de hormônio juvenil na fase larval determina o destino quando adultas. Se os níveis desse hormônio forem baixos, as larvas vão se tornar pequenas formigas operárias; se os níveis do hormônio ultrapassarem um limite máximo, as larvas continuarão a crescer e, por fim, irão se transformar em formigas-soldados. As larvas, que no início eram como outra qualquer, recebem uma dosagem ainda maior do hormônio que excedem a quantidade ideal para a obtenção de formigas soldados normais. Esta dosagem excessiva faz com que a metamorfose das formigas seja mais longa, permitindo que elas cresçam ainda mais e se tornem superformigas-soldados.




article-2082799-0F5923A900000578-125_634x382

A formigas Pheidole são capazes de produzir superformigas-soldados muito maiores que o normal, geralmente com a cabeça e mandíbula muito desenvolvida e que podem assustar qualquer inimigo.

As super formigas não tem outra utilidade que não seja proteção do formigueiro. Com suas cabeças muito maiores elas fecham a entrada do ninho não permitindo que intrusos se atrevam, e caso esses resolvam encarar, as super soldados ainda possuem mandíbulas gigantescas e uma força além do normal. Na Science, os pesquisadores garantem: qualquer espécie pode se tornar uma super formiga, desde que a dosagem de hormônio juvenil se exceda o segundo limite! As fotos deste texto são do fotógrafo e Biólogo Alex Wild.



superants21

Através de uma dosagem mais elevada de hormônio juvenil na fase larval, super soldados se desenvolvem.

article-2082799-0F59237D00000578-750_634x438

Se os níveis desse hormônio forem baixos, as larvas vão se tornar pequenas formigas operárias; se os níveis do hormônio ultrapassarem um limite máximo, as larvas continuarão a crescer e, por fim, irão se transformar em formigas-soldados.



rhea6-L

As super formigas não tem outra utilidade que não seja proteção do formigueiro.

FONTE


10 comentários

10 Comments

  1. Edmilson

    em

    Muito medo disso!

  2. felipe coelho

    em

    hehe do mesmo modo que elas ficam fortes com hormonios eu percebo que tem um pouco da vida atualn assim como hoje em dia os homems tb ficam kkk usando anabolizantes ¬¬

    adolo seu site karlla comecei a ver hj e naum parei mais ^^

  3. geraldo

    em

    super legal!!

  4. Muito maneiro!! Imagine se aquelas formigas que queimam tivessem esse tamanho…

  5. Zedequias

    em

    Oi Karlla, eu sou Zedequias e faço uma história relacionada a formigas desde 2002. Se você puder me mandar outras informações sobre formigas para eu poder enriquecer minha história -que, pelo visto, está apenas começando, eu agradeceria! meu email é: zehdy@hotmail.com

  6. Elen Elen

    em

    Olá! Eu queria saber porque algumas furmigas matam as outras.

  7. Eu tenho interesse pelas Formigas gigantes (dinoponera gigantea)…
    tenho planos até de construir um formigário pra elas!

  8. Daniela

    em

    Gostaria de saber como funciona essa dosagem do Hormônio Juvenil na formação de castas??

  9. Por que quando uma formiga chega perto de outro formigueiro as formigas de la a arrastam para dentro? Irão matar a tal formiga invasora dentro do formigueiro?

  10. Rivelefranca

    em

    Sou a mais nova fã do Diário de Biologia. Estou adorando… Muito bom. Parabéns Karlla. Ah! Também sou bióloga.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo