Curiosidades

Como funciona a Pílula do Dia Seguinte no organismo?

Como funciona a Pílula do Dia Seguinte no organismo?
Esse texto foi útil para você?

Já tem alguns meses que venho recebendo emails quase que diariamente perguntando sobre a “Pílula do Dia Seguinte”. Atendendo a muitos desses pedidos [Luíza Damasceno, Wagner T., Renan, Adriana Rodrigues, Leandro Passos e outros…] , hoje vou tentar explicar como funciona esse método de evitar a gravidez indesejada.




Amigos, a gravidez ocorre mais ou menos assim [trecho retirado do HSW]:

(1) Assim que termina a menstruação, a hipófise recomeça o ciclo secretando um hormônio chamado FSH (hormônio folículo-estimulante). É esse hormônio que “avisa” aos ovários momento certo para preparar um folículo para a ovulação.

(2) O folículo se desenvolve e começa a produzir o estrógeno. Ele faz com que o revestimento uterino aumente para que esteja pronto para aceitar o óvulo fertilizado.

(3) O hipotálamo e a glândula hipófise (pituitária) regulam o nível de estrógeno presente no sangue. Quando esse nível estiver suficientemente alto, a glândula hipófise libera o Hormônio Luteinizante (LH). Esse hormônio “avisa” o folículo para lançar o óvulo na Trompa de Falópio.



(4) Se o esperma fertilizar o óvulo durante esse período e as condições estiverem favoráveis, o óvulo fertilizado será implantado no revestimento uterino preparado e a mulher estará grávida.

(5) Caso não ocorra a fertilização ou se algo evitar a implantação, a mulher não irá engravidar e, após duas semanas da ovulação, irá começar a menstruar.

Bem, mas onde a “Pílula do Dia Seguinte”, ou Levonorgestrel entra nessa história? O Levonorgestrel interrompe o ciclo hormonal natural, ou seja, ele pode prevenir ou atrasar o lançamento do óvulo. A pílula contém em sua fórmula um hormônio sintético em alta dose. Esse hormônio diminui no organismo o nível do FSH que é o responsável, entre outras coisas, pelos movimentos da trompa que liberam o óvulo e o empurram em direção ao útero. Sem FSH, a trompa não realiza movimentos, o óvulo fica imóvel e não encontra o espermatozoide. Isso interrompe o ciclo evitando que a fertilização aconteça.

Mas, atenção: Caso a ovulação já tenha ocorrido, o Levonorgestrel será menos eficaz. Por isso é importante utilizar a pílula o quanto antes após uma relação sexual sem proteção e por isso o nome de “Pílula do Dia Seguinte”. Caso o óvulo fertilizado já tenha sido implantado, a pílula não terá nenhum efeito. Assim, quanto mais demorar para tomar a pílula, menores serão as chances da pílula dar certo.



É importante salientar que a pílula do dia seguinte é um recurso que só deve ser empregado em caso de uma emergência e não como recurso anticoncepcional rotineiro. Em todos os casos, a mulher deve procurar um médico nas próximas 72 horas para a indicação da pílula. O farmacêutico não é autorizado a prescrever este tipo de medicamento.

saiba-como-usar-pilula-dia-seguinte

A “Pílula do Dia Seguinte” é feita de altas doses de hormônio sintético que  interrompe a ovulação natural!

——————————————-

FONTE

FONTE


19 comentários

19 Comments

  1. Telmo Giani

    em

    Tem-se outros mecanismos de ação como:impede a ovulação ou a retardando por vários dias, altera o transporte dos espermatozóides e do óvulo nas trompas, modifica o muco cervical, tornando-o espesso e hostil, impedindo ou dificultando a migração dos espermatozóides do trato genital feminino até as trompas,em direção ao óvulo. Além disso, interfere na capacitação dos espermatozoides,processo fundamental para a fecundação.

  2. PAULA

    em

    estou menstruada fazem 3 dias, sendo que meu ciclo é irregular e tinha 2 meses que ñ menstruava pois tenho ovarios polimicrocisto, quero saber se corre o risco de eu engravidar, porque meu marido ejaculou dentro.

  3. tomei pilula do dia seguinte e nao tive sangramento…….sera q estou gravida

  4. tayna

    em

    tive relaçao sexual no dia 14/07/12 e nao usei camisinha só o meu namorado tirava pra fora pra ele ejacula fora de mim mais eu acho que ele terminou dentro de mim o que eu fasso.obrigada

    • Elena RIbeiro

      em

      Assuma sua responsabilidade caso engravide…

  5. jeffcosta

    em

    Quero saber se o uso continuo da pilula do dia seguinte pode acarretar em algum problema pra mulher ou se ela vai funcionar ainda.Pois eu e minha aprceira não fazemos uso de nenhum tipo de método anticoncepcional, e por duas vezes seguida ela fez uso da pilula.

    • Luana

      em

      Durante dois meses ou um pouco mais, usei o metodo da pilula do dia seguinte… No inicio apenas atrasava meu ciclo menstrual. Mas depois de um tempo nao fazia mais efeito e acabei gravida. Cuidado! Ela pode ser sua aliada, mas tambem sua inimiga. Bjs

  6. maiara

    em

    Pois eu e minha aprceira não fazemos uso de nenhum tipo de método anticoncepcional, e por duas vezes seguida ela fez uso da pilula.usei menos de 2 semans 4 pilulas sendo 2 em 1 semana e 2 na outra semana foi no intervalo de 8 dias e queria saber se n corro risco de gravides

  7. David

    em

    as altas doses de hormonio podem causar aborto caso a fecundação já tenha acontecido… e lembrando ao blog que óvulo é um moemento ñ estrutura o que é liberado é ovócito maduro e se torna óvulo somente depois da fecundação

  8. Pamela

    em

    olá estou no meu 3 dia de menstruação e tranzei totalmente sem camisinha mais tomei a pilula do dia seguinte do mesmo geito.
    Corro risco de uma gravidez??

  9. risia de macedo gomes

    em

    oi eu tava no quarto dia da minha mestruacao e tive relacao sexual com meu marido posso engravidarengravidar dessa forma?

  10. Caroline

    em

    Eu acho a coisa mais absurda do mundo! Se não quer ter filho, USE CAMISINHA. ALÉM DE EVITAR DOENÇAS, EVITA UMA GRAVIDEZ INDESEJADA. 🙂

    • Elena RIbeiro

      em

      Pois é…mas parece que as pessoas preferem os paleativos e depois vem perguntar o que devem fazer. Programe-se antes ou assuma a responsabilidade depois oras!

  11. Elena RIbeiro

    em

    Nossa…tanta formas de se evitar…pensem antes e não depois!

    • Yuri Alves

      em

      É minha amiga, só que a pilula do dia seguinte não é chamada de contraceptivo de emergência a toa. Acidentes acontecem, uma camisinha pode estourar, ou você acha que todas as pessoas querem que a camisinha rompa durante a atividade sexual? Ela também serve para ser usada em casos de violência sexual, como o estupro. Digo isso para todas as pessoas que acham que isso é um método convencial para controle de natalidade, abram a mente, pfvr (:

      • Junior

        em

        Não sei se você sabe, mas há os que fazem deste método abortivo um hábito…

  12. monica

    em

    tomo anticoncepcional e a cartela acabou e esperei a mestruaçao descer, no quinto dia quando a mestruaçao estava indo embora tive relaçao desprotegida e logo em seguida tomei a pilula do dia seguinte , so que ja faz uma que tomei a pilula e ainda nao sangrei posso esta gravida?

  13. Rogério

    em

    Olá! Uma dúvida que sempre me acorreu é se em caso na pílula do dia seguinte não funcionar há algum risco de má formação do bebê como acontece com outros medicamentos usados para induzir aborto.

    Obrigado, Rogério.

  14. Ana Paula

    em

    Eu pensava que a pílula enterrompia era a fixaçao do ovário no endometrio, exustindo assim a polêmica do aborto mesmo usando no dia seguinte…. é errada essa afirmaçao?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo