Animais

Por que a carne da coxa é diferente da carne do peito do frango?



“Qual a diferença entre a cor da carne do frango no peito e na coxa ? Qual atividade exercida por cada fibra?” Patrícia Albuquerque

Veja bem Patrícia, as fibras musculares são as células que formam a musculatura. Essas fibras são inervadas por neurônios motores diferentes, os motoneurônios (nervos que saem da coluna). Ao movimentar, os músculos recebem um estímulo vindos do cérebro que viaja através dos motoneurônios. Esse estímulo faz com que uma série de reações ocorram, resultando na contração das fibras musculares e no movimento. De acordo com o neurônio que lhe inerva, as fibras irão apresentar tipos diferentes de proteínas contráteis. Cada tipo de fibra possui capacidades diferentes, de forma que as fibras se “equipam” com substâncias diferentes para poder trabalhar melhor.


As fibras inervadas por motoneurônios de menor calibre, possuem maior irrigação sanguínea e maior quantidade de mioglobina (o equivalente aos glóbulos vermelhos do sangue, só que no músculo) e glicogênio, para poder carregar mais facilmente oxigênio e realizar trabalhos de longa duração, como por exemplo andar pra lá pra cá. As fibras inervadas por motoneurônios mais grossos, por sua vez estão equipadas para realizar trabalhos de maior potência e força, como pequenos voos por exemplo.

cozinha--cozinhar--refeicao--coxa-de-frango_3315949

Os músculos das pernas são adaptados para realizar trabalho durante longos períodos, em baixa intensidade.

No frango, a carne das coxas é mais escura, enquanto o peito tem carne branca. Isso, devido ao tipo de fibras das musculaturas da perna e do peito que são diferentes. Uma galinha passa o dia no chão, usando as pernas para andar pra lá e pra cá, realizando apenas breve ou nenhum voo. Os músculos das pernas são adaptados para realizar trabalho durante longos períodos, em baixa intensidade, enquanto o peito está adaptado para breves voos e fortes contrações das asas.

Aquelas aves que voam com mais frequência apresentam uma carne mais escura no peito e nas asas. A cor da musculatura é na verdade o resultado final do processo: o tipo de inervação que uma fibra muscular recebe irá determinar o tipo de trabalho que ela está mais apta a realizar, e o trabalho que ela realiza irá determinar o conteúdo da fibra muscular, podendo alterar sua coloração.

not_1295296723

O peito está adaptado para breves voos e fortes contrações das asas.

FONTE

 

 

Comentários

Novidades

Topo