Curiosidades

Entenda como são os sonhos das pessoas que já nasceram cegas

“Achei interessante a matéria que fala sobre ”como os surdos pensam” e gostaria de saber como os cegos sonham… Não faço nem ideia…” (Bruna)




Bruna, os sonhos são muito importantes para nossa aprendizagem, servem para transformar a memória de curta duração em memória de longa duração. É um recurso do qual nosso aparelho psíquico se apropria para manifestar desejos inconscientes reprimidos. Assim, mesmo que não possamos lembrar quando estamos acordados ,todos nós sonhamos, inclusive quem não pode ver.

Os sonhos são feito através da nossa percepção de materiais capturados pelos órgãos dos sentidos no dia anterior ao momento do sono. Se uma pessoa possui uma memória perceptiva visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa, todos estes elementos podem aparecer reconfigurados nos sonhos. As pessoas que já nasceram cegas e não possuem memória visual, então utilizam as imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Ou seja, sensações recolhidas pelo cérebro como sons, cheiros e toques.

As pessoas que perderam a visão em alguma fase da vida podem sonhar as imagens que já visualizaram um dia, no entanto, com o passar do tempo, essas memórias vão se apagando e essas pessoas passarão a utilizar outros sentidos para sonhar. Aquelas pessoas com a visão reduzidas sonham com as imagens visuais incompletas, assim como podem perceber quando estão acordadas.

Abaixo, retirado do site InfoCiegos, coloquei um texto de uma pessoa cega relatando como são seus sonhos.



TRADUÇÃO: Charo Galarza. 33 anos. Cega desde os 2 anos. “Nos meus sonhos há imagens de som, ou seja, vozes ou outros sons. De certa forma, também sonho com cheiros ou sabores. Obviamente não sonho imagens visuais. Dificilmente sonho que estou andando com uma bengala, geralmente em meus sonhos eu ando sozinha em lugares que eu sei ou que ando com pessoas que me guiam.”



BlindPeople_XSmall

Os cegos sonham com sensações táteis, olfativas e auditivas!

FONTE
9 comentários

9 Comments

  1. Eduardo

    em

    Muito interessante, é complicado imaginar as coisas com sentidos diferentes.
    Acabei de conhecer o blog através do capinaremos. Muito bom =)

  2. Luamárcia

    em

    estava navegando pela net procurando novas ideias para meu alunos em minhas aulas de Biologia, e encontrei essa pagina, adoooorei, muito legal e interessante, to pensando em fazer um jornal na escola, mas so com temas de Biologia. 1º, 2º e 3º ano de EM será um jornal mensal e cada edição ficará por conta de cada turma, mas to perdida quanto ao nome do jornal, será que pode me ajudar? e sempre estarei lendo o diario de Biologia para novas e boas ideias e divulgando entre meus alunos é claro
    bjssss

  3. Bruna de Carvalho

    em

    Karlinha… Você é 10!!!
    Amo seu blog… Amo as matérias… Acrescentam muito em meu dia a dia… até me chamam de inteligente quando me deparo com dúvidas e perguntas que sei responder devido as leituras que sempre faço em seu blog. Rsrsrs!!! Obrigada pela resposta… Fiquei uito feliz quando vi minha peguntinha aii… Parabéns pelo trabalho… Deus Abençoe…

  4. Caio

    em

    Mas pra existir sonho não precisa existir imagem?
    Como eles vão sonhar com sensações táteis, se eles não sabem como é o físico do que eles estão tocando?

    • Daniel

      em

      A mesma sensação de tato nos nossos sonhos aparecem nos sonhos dos deficientes visuais. Ou seja, eles sonham que tocam, escutam, com a direção dos sons, sabores. Nós também temos essas sensações em alguns sonhos, mas como o principal sentido é a visão, ela acaba tomando atenção nos sonhos mais comuns.

  5. Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes

    em

    Eu sonho muito. Também tenho pesadelos e às vezes vou buscar coisas já muito distantes. Apesar dos pesadelos, eu tenho alguns sonhos que queria que não acabassem. Só não sei é interpretá-los à luz da Ciência.

  6. julia

    em

    tudo o que eu queria saber esta nesse site, muito obrigada por ter tirado varias dúvidas minhas.

  7. rogerio

    em

    sonhos são descartes, lixos que ficam na memória……depois do descarte vc não tem mais o mesmo sonho……é como se você estivesse remexendo arquivos, fotos antigas do seu computador, não servem mais e antes de descarta-las você relembra do momento porque fez, quando fez….isso é um mini filme e por fim descarta…..isso acontece todas as noites e abri espaço na sua memoria…..alguns sonhos você lembra porque são fatos mais recentes que estão sendo descartados….alguns (na maioria das vezes você não lembra) pois são muito antigos…..assim como seus arquivos e fotos do seu notebook….as vezes você lembra porque são recentes, o que é mais antigo você não lembra mais não faz questão também de querer lembrar..

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo