Curiosidades

É mesmo possível fazer exame de DNA apenas com um fio de cabelo?

É mesmo possível fazer exame de DNA apenas com um fio de cabelo?
5 (100%) 1 vote

“Sempre vejo nos filmes a polícia usando fio de cabelo para identificar pessoas através do exame de DNA. Minha pergunta é: Isso é mesmo possível? Na prática, isso é viável?” Deisiane F. Demétrio




É verdade Deisiane, é muito comum vermos nos filmes que a única pista de um crime é um fio de cabelo. Nos filmes, o DNA é facilmente extraído e a pessoa é em seguida identificada. Bem, parece coisa de filme, mas podemos dizer que isso é possível sim. Mas é claro, não é um processo tão rápido e fácil como vemos nos filmes.

O DNA é um composto orgânico na qual as moléculas contêm as instruções que coordenam o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos e alguns vírus. É nele que temos armazenadas as nossas informações genéticas. Ele se localiza dentro do núcleo das células, sendo chamado nesses casos de DNA nuclear, mas também pode ser encontrado fora do núcleo, dentro das mitocôndrias, aquelas organelas especializadas na produção de energia, aí é chamado de DNA mitocondrial. Naqueles casos em que não é possível extrair o DNA nuclear, pode ser usado o DNA mitocondrial.

No caso do fio de cabelo, os investigadores podem contar com esses dois tipos de DNA (o nuclear e o mitocondrial). Quando o fio ainda contém o bulbo capilar (raiz do cabelo) é possível extrair o DNA nuclear, pois naquela região temos milhares de células formadoras do cabelo (os queratinócitos). Mas, e se o fio de cabelo estiver quebrado? Bem, nesses casos podemos apelar para a extração do DNA mitocondrial, que está presente nos traços de mitocôndrias ainda existentes na haste do cabelo.

O único problema em usar o DNA mitocondrial presente na haste é herança exclusivamente materna e, além disso, sofre facilmente mutações. Se retirarmos fios de cabelo de irmãos (filhos da mesma mãe) eles serão idênticos. É uma boa ferramenta para identificar a mãe, irmãos e parentes próximos pela linhagem materna, mas não para o pai. Assim, o mais viável é utilizar o fio de cabelo que ainda contém a raiz intacta, pois o DNA nuclear presente nas células da raiz é muito estável e possui o código genético “mais limpo”.



Gen-DW-Wissenschaft-Buenos-Aires

O exame de DNA pode ser feito das células da raiz ou do DNA mitocondrial presente na haste!

FONTE



5 comentários

5 Comments

  1. Mago da Tempestade

    em

    Muito bom, Karla Patricia. Obrigado pela informação, sou professor de biologia também mas não sabia que existia mitocôndria na haste do cabelo. Eu pensava que o fio de cabelo fosse proteína pura? Tanto que tem um comercial da Loreal que a Grazi Massafera atua que ela diz o produto renova célula por célula do cabelo. Eu achava que não havia célula no fio só no couro cabeludo mas agora com a mitocôndria eu não sei mais de nada. Por favor, pode explicar melhor?

    • Mago da Tempestade

      em

      Sou eu de novo, o Mago da Tempestade! eu pesquisei na internet e verifiquei que o fio de cabelo é feito de células mortas assim como acontece com as nossas unhas. As únicas células vivas são as que ainda estão na raiz para tirar o DNA nuclear, se você tiver acesso a um fio sem a raiz pode conseguir como você disse, Karla, ao DNA mitocondrial. Agora eu não achei nenhuma explicação porque então se existe células no cabelo usar o DNA nuclear ao invés do mitocondrial?
      Fico no aguardo, abraços.

  2. Carlos Henrique

    em

    A explicação sobre DNA por fio de cabelo está ótima. Embora apenas com apenas um único fio se possa realizar o exame, o mais adequado, segundo muitos laboratórios que eu consultei, seria com pelo menos dez fios de cabelo com a raiz (bulbo capilar).

    E, normalmente, o exame de DNA pelo cabelo é bem mais caro devido a tecnologia utilizada, e o resultado leva um pouco mais de tempo.

    Note que, quando a Justiça Criminal está avaliando um material de DNA ela quer apenas a certeza do autor ou “dono” desse material, e no exame de paternidade é preciso que outras partes estejam envolvidas que neste caso são a mãe e a criança, do contrário não há o que comprovar.

  3. peg

    em

    Gostaria de saber mais ou menos o valor para realizar esse exame e se e 100% confiavel.

  4. thatyelly®

    em

    EU NAO QUERO FAZER O DNA MAS AMINHA MAE ME OBRIGA AFAZER EU NAO COMSIDERO ELE COMO MEU PAI PQ PAI E QUEM CUIDA E MAE TAMBEM E QUEM CUIDA POR FAVO ME AJUDA BJSSSS KARLA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo