Adoçante faz mal para a saúde?

“…. Sei que existe uma diferença entre os adoçantes de aspartame e de Ciclamato de Sódio. Dizem que um deles faz mal para a saúde. Isso é verdade? Aproveito para agradecer pela ideia de fazer um blog tão informativo.” Adriene Dutra

Adriene, as pessoas estão cada vez mais conscientes dos perigos de uma dieta rica em açúcar e por isso o consumo de adoçantes dietéticos tem aumentado muito nos últimos anos. O mercado oferece uma série de produtos que garantem adoçar sem o uso de açúcar. Assim, temos o Ciclamato/Sacarina (dietil, sucaryl, adocyl, assugrin e doce menor), Aspartame (finn, zerocal, gold, aspasweet, cristaldiet), Sucralose (linea, splenda), Acesulfame e Estévia. Mas sem dúvida, o Ciclamato/sacarina e o Aspartame são os mais usados.

O Ciclamato de Sódio e Sacarina é um composto químico produzido de forma completamente artificial. O gosto é amargo, deixando aquele resíduo na boca depois de usado, mas são os mais baratos. Embora existam alguns estudos que mostram que seja cancerígeno para ratos, não existe nenhuma relação concreta entre o antigo consumo do ciclamato por diabéticos e o aparecimento de tumores. Muitos outros estudos foram feitos, e hoje a maioria dos países tem o seu uso autorizado.

O Aspartame tem grande potencial para adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e tem um sabor bem parecido ao do açúcar. Tornou-se muito popular por volta dos anos 80, principalmente pelo fato de não possuir efeito cancerígeno, já que é produzido a partir proteínas naturais presentes em vários alimentos que já consumimos normalmente. Alguns artigos científicos dizem que um consumo exagerado e muito além do normal poderia apresentar efeitos neurológicos negativos.

Atualmente vêm surgindo informações de que o aspartame estaria associado a várias doenças neurológicas como Esclerose Múltipla e o mal de Alzheimer. O que tem acontecido é que essas informações tem sido veiculadas por e-mail, mas são mal explicadas e não possuem nenhuma comprovação científica. Nada disso tem sido observado em nenhum país, nem mesmo no Brasil.

adocante
O uso de adoçantes deve ser moderado, não importa a substância pois todo excesso traz malefícios à saúde.

FONTE