Curiosidades

Por que sentimos mais dor nos dias frios?

“Por que no inverno quando nos machucamos ou batemos em alguma coisa sentimos mais dor?” Aline J. Rodrigues

Aline, quando sentimos dor é sinal de que nosso cérebro está sendo advertido de que algo nos coloca em ameaça. É como se o cérebro dissesse para o corpo: “Faça alguma coisa! Você está em perigo!”. Chamamos de nocicepção o ato de perceber a dor. Trata-se do processo no qual um estímulo doloroso é transmitido para o sistema nervoso central.


A recepção da dor inclui vários fatores. Ao sofrermos um corte, por exemplo, ocorre a liberação do potássio presente dentro das células que foram danificadas. Substâncias como prostaglandinas, histaminas e bradicina presentes das células do nosso sistema imunológico invadem a região e potencializam a ação nos neurônios nociceptores.

Nos dias frios, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis do que em dias de temperaturas mais altas. É por isso que quem sofre problemas associados a lesões nos nervos periféricos pioram muito nos dias frios e devem evitar baixas temperaturas. No frio ficamos encolhidos, os músculos ficam contraídos para se manterem aquecidos, o sangue sai das articulações e se direciona para o tronco, a fim de manter nossa temperatura constante. Uma lesão em uma articulação contraída e com pouca irrigação sanguínea dói muito mais que o normal .

De acordo com a psicologia evolutiva, a intenção do organismo é que a dor venha mesmo! Sim, a teoria é que no frio a prioridade do corpo é se aquecer e consequentemente não se mexer. Com a evolução teriam sido selecionados aqueles indivíduos que sentiam mais dor e, consequentemente, se arriscavam menos baixas temperaturas.

556a241f0434aff4c2eb404ac52b1734

Nos dias frios, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis do que em dias de temperaturas mais altas. É por isso que quem sofre problemas associados a lesões nos nervos periféricos pioram muito nos dias frios e devem evitar baixas temperaturas.

FONTE

FONTE


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo