Por que sentimos mais dor nos dias frios?

“Por que no inverno quando nos machucamos ou batemos em alguma coisa sentimos mais dor?” Aline J. Rodrigues

Aline, quando sentimos dor é sinal de que nosso cérebro está sendo advertido de que algo nos coloca em ameaça. É como se o cérebro dissesse para o corpo: “Faça alguma coisa! Você está em perigo!”. Chamamos de nocicepção o ato de perceber a dor. Trata-se do processo no qual um estímulo doloroso é transmitido para o sistema nervoso central.

A recepção da dor inclui vários fatores. Ao sofrermos um corte, por exemplo, ocorre a liberação do potássio presente dentro das células que foram danificadas. Substâncias como prostaglandinas, histaminas e bradicina presentes das células do nosso sistema imunológico invadem a região e potencializam a ação nos neurônios nociceptores.

Nos dias frios, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis do que em dias de temperaturas mais altas. É por isso que quem sofre problemas associados a lesões nos nervos periféricos pioram muito nos dias frios e devem evitar baixas temperaturas. No frio ficamos encolhidos, os músculos ficam contraídos para se manterem aquecidos, o sangue sai das articulações e se direciona para o tronco, a fim de manter nossa temperatura constante. Uma lesão em uma articulação contraída e com pouca irrigação sanguínea dói muito mais que o normal .

De acordo com a psicologia evolutiva, a intenção do organismo é que a dor venha mesmo! Sim, a teoria é que no frio a prioridade do corpo é se aquecer e consequentemente não se mexer. Com a evolução teriam sido selecionados aqueles indivíduos que sentiam mais dor e, consequentemente, se arriscavam menos baixas temperaturas.

556a241f0434aff4c2eb404ac52b1734
Nos dias frios, as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis do que em dias de temperaturas mais altas. É por isso que quem sofre problemas associados a lesões nos nervos periféricos pioram muito nos dias frios e devem evitar baixas temperaturas.

FONTE

FONTE