Curiosidades

Por que algumas pessoas tem enjoo no mar?

Por que algumas pessoas tem enjoo no mar?
Esse texto foi útil para você?

“Não posso andar de barco de fico muito enjoada. Existe uma explicação científica para isso?” Márcia Aparecida Dornelles

Márcia esse desconforto é conhecido como “enjoo de movimento” e tem até nome: cinetose. A cinetose é aquele quadro de náuseas, com ou sem vômitos, que ocorre em algumas pessoas quando em movimento, seja dentro de um automóvel, avião, trem, barco e até mesmo em brinquedos no parque de diversão. O problema pode acometer tanto adultos como crianças, mas é mais comum em crianças do sexo feminino.

Nosso equilíbrio é controlado pela relação entre os sistemas visual (olhos), vestibular (labirinto) e proprioceptivo (receptores sensoriais das articulações e músculos). Qualquer alteração em um desses sistemas podem desencadear enjoo. Durante uma viagem de barco (ou ônibus, avião, etc…) esses sistemas são “enganados”, o corpo está parado, mas o ambiente em movimento, assim a informação que o cérebro recebe é conflitante.

Explicando melhor, quando nos movimentamos por nossos próprios meios, todo o sistema funciona bem, mas quando estamos sendo transportados, os olhos nos dizem que estamos completamente parados, enquanto que os sensores do movimento dizem que estamos balançando para frente e para trás. Isto causa uma confusão no cérebro o que resulta em náuseas e tonturas.

Enjoamos durante as viagens porque no cérebro entra em conflito vendo o movimento com sensação de corpo parado!

 

FONTE


Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.