Curiosidades

Entenda porque as pessoas com hipotiroidismo engordam

hipotiroidismo

Entenda porque as pessoas com hipotiroidismo engordam
5 (100%) 1 vote

A tireoide é uma glândula produtora dos hormônios encarregados de regular diversas funções do metabolismo.  Quando ela não funciona adequadamente todo o corpo sente, são sintomas que podem passar despercebidos ou se tornarem graves. Seu desequilíbrio pode causar hiper e hipotiroidismo.

O hipotiroidismo é uma disfunção na tireoide desencadeada pela queda na produção dos hormônios T3(triiodotironina) e T4 (tiroxina). Isso  afeta potencialmente o funcionamento de todo o corpo. Mais de uma causa pode gerar essas alterações de funcionamento, a mais comum é uma reação auto-imune do organismo, onde um anticorpo é criado para atacar a tireoide. Para esses casos, o tratamento costuma ser prescrito para o resto da vida, com o uso diário de levotiroxina prescrita pelo médico.


Por que o hipotiroidismo engorda?

O doente que não realiza o tratamento adequado, fica com o metabolismo mais lento, devido a baixa concentração hormonal. É como se o organismo tivesse trabalhando muito menos do que deveria e mesmo realizando atividade física e dieta, o organismo perde menos energia do que o esperado.

Assim, pode ocorrer retenção de líquidos, o que na balança vai causar o aumento de peso. Também pode causar queda de cabelo, unhas quebradiças, sonolência, cansaço, depressão, intestino lento, pele seca, alteração menstrual e da libido.  Em alguns casos pode ocorrer aumento de volume da parte da frente do pescoço devido a um bócio. O medicamento tem intenção de regular as taxas hormonais recuperando o bom funcionamento do metabolismo, reduzindo ou acabando de vez com os sintomas.

Visualização-da-tireoide-no-pescoço-de-mulher

A tireoide é uma glândula importante do nosso corpo que produz hormônios encarregados de regular diversas funções do metabolismo.

FONTE, FONTE

 


Comentários

Novidades

Topo