Animais

“Bêbado como um gambá”, “boca de siri”: Expressões com animais que fazem muito sentido!

“Bêbado como um gambá”, “boca de siri”: Expressões com animais que fazem muito sentido!
Esse texto foi útil para você?

Algumas expressões usando animais que falamos no dia-a-dia parecem não fazer muito sentido. É aí que você se engana! Muitas delas possuem um fundo de verdade, vejam!




“Bêbado como um gambá”

Essa expressão é usada quando alguém bebe até cair… O que muita gente não sabe, é que os gambás podem ser facilmente atraídos pela cachaça (pinga ou aguardente). Essa bebida foi muito usada para capturar o animal. Era colocado um pouco de cachaça num pote, o bicho é atraído pelo cheiro, bebe tudo e, em seguida cai embriagado.



gamba-bicho

Os gambás podem ser facilmente atraídos pela cachaça.

“É agora que a porca torce o rabo”

Essa expressão usada para designar uma situação de extrema dificuldade, geralmente um momento de tomar uma decisão importante. Mas o que o porquinho tem a ver com isso? Bem, há tempos, era costume criar porcos em casa ou no ambiente rural em espaços que eram chamados de chiqueiros, uma maneira prática de dominar o animal era agarrá-lo pela cauda. O porco então, torcia o traseiro de um lado para o outro na tentativa de se safar.



13749porco

era costume criar porcos em casa ou no ambiente rural em espaços que eram chamados de chiqueiros, uma maneira prática de dominar o animal era agarrá-lo pela cauda.

“Boca-de-siri”

Essa expressão é usada para pedir discrição sobre um determinado assunto. Mas por que siri? Bem, a expressão deve-se à anatomia das peças bucais do pequeno crustáceo. A boca dos siris é tão minúscula que, dificilmente, pode ser identificada a olho nu. Ao prender uma presa com a boca, que possui estruturas parecidas com garras, o siri não solta nem mesmo depois de morto. Como fechar a boca significa ficar calado, a expressão passou a ter o mesmo resultado.

3521998742_607d1b4aec

Ao prender uma presa com a boca, que possui estruturas parecidas com garras, o siri não solta nem mesmo depois de morto.

“Olha o passarinho”

Muito usada quando se vai tirar uma foto, essa expressão tem uma explicação: quando a máquina fotográfica foi inventada, no fim do século XIX, o espaço de tempo para fixar a imagem era muito mais demorado do que hoje. Na época, as pessoas tinham que ficar vários minutos olhando fixamente, sem se mexer, para a lente do fotógrafo. Para reter por mais tempo a atenção das pessoas, especialmente das crianças, os fotógrafos costumavam colocar uma gaiola com um passarinho em local acima da máquina e dizer a famosa frase.

3330passaro

Para reter por mais tempo a atenção das pessoas, especialmente das crianças, os fotógrafos costumavam colocar uma gaiola com um passarinho em local acima da máquina e dizer a famosa frase.

“Lágrimas de crocodilo”

Essa expressão é ótima, faz referência a alguém que chora, indicando que o choro é fingido. Mas os crocodilos choram, mesmo? De certa forma sim, a origem desta expressão é biológica. Mas não tem a ver com fingimento e nem tão pouco é um choro verdadeiro. Quando o crocodilo está digerindo um animal, a passagem deste pode pressionar com força o céu da boca do réptil, o que comprime suas glândulas lacrimais. Assim, enquanto ele devora a vítima, caem lágrimas de seus olhos. São lágrimas naturais, mas obviamente não significam que o animal se emocione ou sinta pena da sua presa. Por isso quando uma pessoa chora sem sentimento essa expressão cai como uma luva!

crocodilos

Quando o crocodilo está digerindo um animal, a passagem deste pode pressionar com força o céu da boca do réptil, o que comprime suas glândulas lacrimais.

FONTE

5 comentários

5 Comments

  1. Ana Karolina Justino

    em

    Que legal! eu amei seu blog de verdade, a gente aprende as coisas de uma forma legal!
    ru não sabia isso do olha o passarinhoo.. rsrs muito legal!

  2. Wanda

    em

    Karllinda, você se superou, pretinha!
    Amei esse post!

  3. geraldo

    em

    esse site realmente e muito bom eu to com ele salvo nos meus favoritos pra sempre estar olhando ele!!parabéns pelo sucesso!!!

  4. Marciano

    em

    Bom gosto muito das postagens do blog.
    Mas só queria fazer uma correção da postagem que segue neste link http://diariodebiologia.com/2012/02/expressoes-com-animais-que-fazem-muito-sentido/

    O comentário sobre a “Boca de siri”, não está concordando com a foto, pois a foto e de um caranguejo Ocypode quadrata popularmente conhecido como Marinha farinha.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo