Quanto tempo conseguimos ficar sem dormir?

“Eu tenho 43 anos e muita insônia. Passo dias horríveis por que o sono parece fazer muita falta. Queria saber quanto tempo é possível ficar acordado, sem dormir” Lúcia Oliveira – Rio de Janeiro.

Lúcia, não é nenhuma surpresa saber que você passa seus dias horríveis quando não consegue dormir direito. Dormir é essencial para manter nosso corpo saudável. Dormir, além de nos manter alerta, melhora nossa qualidade de vida e até aumenta nossa longevidade, ou seja é essencial para diversas atividades e funções orgânicas do nosso corpo. Nosso desempenho físico e mental depende diretamente de uma boa noite de sono.

Quando não dormimos tudo funciona muito mal e por isso precisamos dormir pelo menos um terço de nossas vidas. Para se ter uma ideia, quem não dorme diminui sua capacidade de aprendizado e de armazenar memória recente. E o sono atua no amadurecimento do sistema nervoso, por isso as crianças precisam dormir mais horas que os adultos. Sabe-se que a privação prolongada do sono em indivíduos normais induz estados alterados de consciência, chamados de “microssono” que se trata de numerosos episódios breves de sono avassalador, e perda de funções cognitivas e motoras. O microssono pode acontecer durante uma “piscada”, o indivíduo acha que está piscando, mas está na verdade sendo dominado por um momento incontrolável de sono. O organismo parece mesmo nos obrigar a dormir!

Ainda não se sabe quanto tempo é possível se manter acordado. O número de horas é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente e a falta de repouso atinge cada um de uma forma. Experimentos com ratos mostraram que esses animais morrem após duas semanas de privação total de sono. No livro dos recordes, relata que o máximo alcançado por seres humanos é de 164 horas sem dormir. Um dos casos mais comentados entre os especialistas é de um experimento realizado em 1935. Nele um jovem de 24 anos passou praticamente 10 dias sem dormir. A partir do quarto dia, o jovem mostrava confusão mental e agia de forma irracional. Havia episódios onde ele não lembrava mais onde estava e passou a delirar constantemente, tanto que o experimento teve de ser interrompido.

asss

Ainda não se sabe quanto tempo o ser humano pode ficar sem dormir, mas sabe-se que sono é essencial para manter nossas funções motoras e cognitivas!

FONTE, FONTE