Animais

Por que os morcegos repousam de cabeça para baixo?

Por que os morcegos repousam de cabeça para baixo?
Esse texto foi útil para você?

“Morcegos são animais impressionantes, mas estranho dormirem de cabeça para baixo. As aves também voam e não dormem assim.” Juliana Figueiredo

“Adoro seu Blog pra mim é o melhor da web, Mas não encontrei nada falando dos morcegos dormirem de cabeça para baixo.” José Henrique Júnior




Juliana e Henrique, realmente até hoje não falamos sobre esse assunto aqui no Diário de Biologia. Uma falha! Bem, os morcegos são os únicos mamíferos que podem realmente voar, mas eles não evoluíram uma capacidade de caminhar de forma convencional. Suas pernas são muito pequenas e não possuem capacidade de sustentar o corpo por um longo período de tempo.

Assim uma das razões para os morcegos dormirem de cabeça para baixo, é devido a essa incapacidade de se manter de pé por muito tempo. Quando estão em seus abrigos, repousam anulando seu peso, pendurando-se de cabeça para baixo. Os filhotes que ainda estiverem presos à mãe não têm outra alternativa a não ser que se agarrarem ao pelo da mãe com toda força para não despencar, e assim também tiram proveito da atração gravitacional descendente.



800px-Large_Flying_Fox_1

Quando estão em seus abrigos, repousam anulando seu peso, pendurando-se de cabeça para baixo.

Outra razão para esse comportamento é sem dúvida para adaptar a uma dificuldade pelo qual todos os animais que voam passam: o alçar vôo. Para os morcegos, estar de cabeça para baixo é provavelmente a maneira mais confortável para alçar o vôo, basta deixar a gravidade atuar e iniciar o batimento das asas. As aves, por exemplo, quando no chão, precisam iniciar uma corrida acompanhada do batimento das asas, o que gera um gasto energético bastante alto e exige um esforço físico das pernas, coisa que os morcegos não possuem.

Para que esse comportamento seja o mais confortável possível, os morcegos possuem muitas adaptações morfológicas, como por exemplo, a rotação de 180° dos membros inferiores (morcegos têm as plantas dos pés voltadas para frente, contrária à posição das nossas) e a existência de um eficiente sistema que “trava” os tendões das patas.



3377088506_6b986b4efe_z

A força da gravidade ajuda os morcegos a suportar o peso dos seus corpos e nessa posição é mais fácil alçar o vôo!

FONTE


10 comentários

10 Comments

  1. Edmilson

    em

    Show, me amarro em morcegos \o/

  2. Maria Angélica

    em

    Muito interessante esta matéria . Nunca tinha parado pra pensar nisso . Só tenho algumas dúvidas, agora que apareceram morcegos perto do meu pomar: só os vampiros transmitem raiva, ou os frugívoros também ? Minhas cachorras são vacinadas, inclusive contra toxoplasmose ( anti-rábica e óctupla todo ano) ; mas até que ponto devo me preocupar ?
    Beijos !

    • Angélica, somente o vampiros transmitem a raiva. Fique tranquila!

    • sarah

      em

      negativo. os frugívoros, depois dos hematófagos, são os que possuem maior índice de infecção pelo vírus da raiva. portanto, é preocupante sim e é importante manter a antirrábica em dia por segurança. e observar o comportamento do cachorro por um tempo, caso ele entre em contato com algum morcego. e vc tb, caso entre em contato com algum morcego, seja qual for, é importante que passe por uma unidade de saúde pra iniciar o tratamento adequado (soro e vacina). nectarívoros e insetívoros tb podem transmitir raiva, por isso é importante, sempre que entrar em contato com esses animais, comunicar a vigilancia sanitária, ccz, vigilância ambiental, seja qual órgão for do seu município.

    • L. Cristina

      em

      Boa Noite ,

      Não é somente os vampiros que transmitem raiva, claro que o maiores transmissores são realmente os morcegos hematófagos , como você tem animais domésticos é bom deixa-los com a vacinação em dia. Esses animais podem ter hábitos diferentes como por exemplo aparecerem caídos ao chão durante o dia ou até mesmo em atividade durante o dia .

  3. daniel

    em

    Os morcegos são fascinantes, fazem coisas inimagináveis. Transportam-se com ajuda do eco são realmente fantásticos.

  4. flavio

    em

    por que morcego tem pelo nao penas como as aves ?

    • Chie

      em

      Porque são mamíferos e não aves 😉

  5. luceni teixeira dos santos

    em

    fikei 1 ano e meio em uma casa ;e tinha muiyo morcego; o cheiro era inurputavél; mudei; p outra casa; mas minha filha fikou muito doente. Com dor no corpo; nas costas ;no peito e muita falta de ar e ourtos .Ficou 6 dias ruim; queria saber se isso foi o sintomas da doença do morcego………….

  6. Roberta

    em

    Preciso de orientação de algum professor ou veterinário. Encontrei um morcego ferido (com a asa esquerda quebrada). Não pude deixá-lo onde estava, então coloquei ele em um cesto com gravetos onde ele se pendurou. Não sei exatamente a espécie mas, procurando na internet, me parece ser um platyrrhinus lineatus. Sei que se alimentam de néctar, frutas e insetos. Mas preciso de conselhos sobre o que fazer. Preciso me prevenir tomando alguma vacina? (não fui mordida, mas temo que ao manuseá-lo isso possa acontecer). Ele pode continuar no cesto até que melhore, ou seria melhor deixá-lo em uma árvore?… Ajudem-me, por favor! Responda via e mail se possível. Obrigada.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo