Animais

Por que os morcegos repousam de cabeça para baixo?

Por que os morcegos repousam de cabeça para baixo?
Esse texto foi útil para você?

“Morcegos são animais impressionantes, mas estranho dormirem de cabeça para baixo. As aves também voam e não dormem assim.” Juliana Figueiredo

“Adoro seu Blog pra mim é o melhor da web, Mas não encontrei nada falando dos morcegos dormirem de cabeça para baixo.” José Henrique Júnior


Juliana e Henrique, realmente até hoje não falamos sobre esse assunto aqui no Diário de Biologia. Uma falha! Bem, os morcegos são os únicos mamíferos que podem realmente voar, mas eles não evoluíram uma capacidade de caminhar de forma convencional. Suas pernas são muito pequenas e não possuem capacidade de sustentar o corpo por um longo período de tempo.

Assim uma das razões para os morcegos dormirem de cabeça para baixo, é devido a essa incapacidade de se manter de pé por muito tempo. Quando estão em seus abrigos, repousam anulando seu peso, pendurando-se de cabeça para baixo. Os filhotes que ainda estiverem presos à mãe não têm outra alternativa a não ser que se agarrarem ao pelo da mãe com toda força para não despencar, e assim também tiram proveito da atração gravitacional descendente.

800px-Large_Flying_Fox_1

Quando estão em seus abrigos, repousam anulando seu peso, pendurando-se de cabeça para baixo.

Outra razão para esse comportamento é sem dúvida para adaptar a uma dificuldade pelo qual todos os animais que voam passam: o alçar vôo. Para os morcegos, estar de cabeça para baixo é provavelmente a maneira mais confortável para alçar o vôo, basta deixar a gravidade atuar e iniciar o batimento das asas. As aves, por exemplo, quando no chão, precisam iniciar uma corrida acompanhada do batimento das asas, o que gera um gasto energético bastante alto e exige um esforço físico das pernas, coisa que os morcegos não possuem.

Para que esse comportamento seja o mais confortável possível, os morcegos possuem muitas adaptações morfológicas, como por exemplo, a rotação de 180° dos membros inferiores (morcegos têm as plantas dos pés voltadas para frente, contrária à posição das nossas) e a existência de um eficiente sistema que “trava” os tendões das patas.

3377088506_6b986b4efe_z

A força da gravidade ajuda os morcegos a suportar o peso dos seus corpos e nessa posição é mais fácil alçar o vôo!

FONTE


Comentários

Novidades

Topo