Animais

Por que os gatos vomitam bola de pelo?

“Meu gato de vez enquando cospe ou vomita bola de pêlos nojentas. Eles faz barulhos estranhos, isso é normal? Isso causa dor?” Janaína de Lima – Nova Iguaçu/RJ

Janaína esse comportamento dos gatos é muito normal e acontece com todos. Sabemos o quanto os gatos são caprichosos com a limpeza do corpo. Vira e mexe seu gatinho está se lambendo. Mas o que muita gente não sabe, é que os bichanos possuem na língua estruturas como ganchinhos que funcionam como um pente que pode trazer consigo os pelinhos soltos.


No lambe-lambe diário com aquela obsessão por limpeza é inevitável que os gatos terminem engolindo alguns pelos. As bolas de pelo vão se formando no estômago até que um dia… Saem no vomito em forma de um novelo peludo. Esse comportamento não é motivo para susto ou preocupação. É bem melhor que os gatos vomitem as bolas de pelo pela boca do que elas acumularem no aparelho digestivo, endurecendo as fezes, provocando prisão de ventre e, em casos extremos, uma obstrução intestinal que só se resolve com cirurgia.

Cat_tongue_macro

Aqui dá par ver de perto os ganchinho na língua do gato, é por isso que o pelo caba indo para o estômago!

bolas_de_pelo

Bolas de pelo. É bem nojento!

cat-hairball-jewelry-heidi-abrahamson-1-537x402-500x374

Algumas pessoas são tão apaixonadas por seus gatos que usam as bolas de pelo para fazerem bijouterias.

——————————————


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo