Curiosidades

Por que negros tem cabelos diferentes dos índios?

“Karlla, gostaria de saber o porquê índios tem cabelos lisos, e os negros africanos tem cabelos enrolados. Gostei muito de sua atitude de estar tirando dúvidas das pessoas. Parabéns.” Hermison Victor Sampaio

Obrigada Hermison! Bem, as diferenças como cor de pele, cabelos, formato do corpo dos brancos e negros são todas devido a maneira como cada um se adaptou e evoluiu em seu ambiente, afinal somos todos da mesma espécie e nem se considera que o ser humano tenha raças diferentes. Os africanos desenvolveram cabelos crespos durante todo o processo de evolução e hoje, muito tempo depois, seus descendentes ainda carregam essa característica.

O cabelo encaracolado/crespo é uma característica daquelas populações, que há milhares de anos habitavam regiões mais quentes do nosso planeta, onde hoje é o continente africano. Os cabelos encaracolados conseguem manter uma pequena camada de ar (cerca de 5 cm) entre a cabeça e o ambiente serviam de proteção contra o calor. Os negros desenvolveram mais melanina na pele para se protegerem melhor do forte sol na África, seu acompanhou o desenvolvimento e forma um verdadeiro capacete que protege a cabeça do sol a pino nas regiões de planície da África, onde há pouca sombra. E esse cabelo quando cresce bastante (do tipo black power) funciona quase como os chapéus de aba larga que conhecemos.


indio2

Índios se adaptaram ao ambiente quente e úmido, os cabelos são lisos e o corpo quase não tem pelos!

Mesma coisa com os nossos índios aqui nas Américas. Já repararam que os índios quase não têm pelos pelo corpo, nem mesmo sobrancelha? Pois é, pra que é que eles precisariam de pelos, se eles se adaptaram à vida em um dos ambientes mais quentes e úmidos do planeta, onde boa parte do tempo era passada dentro dos rios pescando ou se deslocando, e onde chovia praticamente todos os dias? A seleção natural foi “escolhendo” pra quem não tinha aquela pelagem toda pelo corpo, que só acumularia os fungos e parasitas muito comuns em locais quentes e úmidos!

A Natureza não deixa de nos mostrar sua sabedoria, nem nos menores detalhes sequer. E a espécie humana é mesmo uma das suas obras mais bonitas e pena que a gente dê mais ênfase à diferença que nos separa do que à diversidade que nos une, não é?

525x525px-LL-ddf947cb_vbattach3375

Os negros precisavam de uma proteção contra o sol a pino!

——————————–


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo