Curiosidades

Por que as pessoas são sonâmbulas?

“Quando eu era criança, minha mãe diz que eu levantava a noite e fazia as coisas dormindo. Se isso é verdade eu era sonâmbulo. Eu fico intrigado em saber, porque as pessoas são sonâmbulas.” Rogério Cannal




Rogério, o sonambulismo é uma parassonia, ou seja, um transtorno comportamental do sono em que a pessoa pode desenvolver habilidades motoras complexas, como por exemplo sair da cama e andar, urinar, comer, realizar tarefas comuns e até mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente.

Em um estado normal, nosso sono tem cinco estágios durante os quais as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo estado de relaxamento. A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo. No caso dos sonâmbulos, essas ondas, vindas de uma área do cérebro chamada ponte, são irregulares. Por isso não cumprem a contento a função de inibir a região motora. Como as áreas motoras permanecem ativas, o sonâmbulo é capaz de se sentar e andar. Já a área relacionada à consciência, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica por que quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte.



Sleep-walking

Acordar um sonâmbulo não é fácil e ao contrário das crenças populares acordá-lo não é perigoso e isso não vai matá-lo, no entanto, é bom ter cuidado pois a pessoa pode ter uma reação violenta.

Os cientistas ainda não sabem as causas do sonambulismo, mas existe uma forte evidência de que existe uma alteração no cromossomo 20 das pessoas que sofrem com esse distúrbio. Eles estudaram famílias de sonâmbulos e descobriram que eles tendem a compartilhar um determinado código genético variante do cromossomo 20, que eles acreditam ser ligada ao sonambulismo. Existe uma suspeita de que o defeito genético pode existir no gene que é responsável por “desligar” as funções motoras o que poderia permitir que os sonâmbulos pudessem agir fisicamente, colocando para fora seus impulsos do subconsciente. O resultado disso é a realização de tarefas complexas, apesar de ser adormecido.



Homem-sonâmbulo

1/4 das crianças e 3% dos adultos apresentam essa parassomia!

FONTE, FONTE

 

22 comentários

22 Comments

  1. geraldo

    em

    tenho 13 anos,desde pequeno minha mãe me disse que eu as vezes vou beber aguá ou ir no banheiro dormindo!!
    amei essa matéria, muito interessante!

  2. Juliana

    em

    adorei o post e seu site ta de parabéns !!! tenho 12 anos e sou sonâmbula! mas nunca fui muito longe apenas fiquei em pé na cama. ainda bem q minha mãe dorme no mesmo quarto e tem sono leve se não eu teria caído e me machucado várias vezes !!!

  3. Thais

    em

    Uma vez eu dormindo levantei,vim até o corredor e voltei pra cama.
    Minha mãe estava no quarto ao lado,no computador.Ela viu o que eu fiz e foi no quarto ver o que tinha.Ela me acordou e perguntou o que tinha acontecido.Eu disse que nada né ai ela me contou que eu vim e andei a té o corredor e voltei dormir.
    Eu descobri que fui sonâmbula.
    Foi a unica vez na minha vida que fiz isso.Nunca mais aconteceu a mesma coisa dai.
    Muito estranho.

  4. Julio Cesar

    em

    Minha mãe me disse que, quando criança, eu corri a casa toda com as mãos num volante (imaginário) falando que era o Senna……..kkkkkkkkkkkkkk
    Gostei pra caramba do post…………..

  5. Karlla, mais um ótimo post!

    Eu não ando dormindo mais me falaram que eu costumo falar enquanto durmo… 😀

  6. Tina

    em

    haha…uma vez eu acordei no meio da noite (estava um chuvão!!) peguei meus dois gatinhos (tadinhos!) e falei pra minha irmã que era melhor colocar eles para fora. no outro dia acordei no quarto da minha irmã sem cobertor e sem meus gatinhos. perguntei a ela se sabia o que tinha acontecido e ela me contou tudo. até hoje não me lembro de nada!

  7. Daniele

    em

    E aquele mito de que quando ver um sonâmbulo, não se pode acorda pelo próprio nome? Já aconteceu de eu ficar sonâmbula a noite, e minha mãe acordou me chamando por outro nome. kkk

  8. decia carina

    em

    eu tenho 11 anos e sou sonâmbula e tenho medo o quê que eu fasso?

  9. cristiane

    em

    tenho 28 anos e sou sonambula,isso acontece quando estou preucupada e com muita ansiedade

  10. Naty

    em

    Eu tenho 13 anos e sou sonambula desde os 5 anos, minha mae sempre me conta que eu fico acordando; andano pela casa; indo no banheiro; falando sozinha; chorando kkk

  11. Deuslênio

    em

    Somabulos andam com os olhos abertos ou fechados, porque na tv (filmes, desenhos,etc) a gente sempre ve eles de olhos fechados, mas isso não seria possivel, né?

    • em

      Olha, não sei se são todos mas minha irmã é sonambula e as vezes ela fica com os olhos bem abertos e ainda briga comigo por coisas muito sem noção… Até parece que ta acordada mas depois não se lembra de nada…

  12. Dri

    em

    É sempre muito estranho,não sei exatamente se tenho o distúrbio,algumas vezes,já acordei em frente a janela do quarto. O medo é não acordar né!? kk

  13. Patricia

    em

    Ai que está uma coisa interessante, vc disse que cerca de 1/4 das crianças são sonâmbulas enquanto apenas 3% do adultos o são. Parece não ser uma característica apenas genética. Eu ja tive espisódios de sonambulismo quando criança e não tenho mais, se fosse puramente genético, eu acho q ainda teria. Acredito estar envolvido com questões emocionais tb..

  14. Claudia

    em

    amei o comentário…

    Sou muiiiiiito sonâmbula, já fiz cada coisa…

  15. Yule

    em

    Eu falo enquanto durmo, minha mãe diz que nós até conversamos… :O
    Mas nunca me lembro tbm, quando era criança eu andava e ia ao banheiro… mas hj em dia isso não é tão comum…

  16. Fran

    em

    Hoje em dia não sei se ainda faço essas coisas (agora durmo sozinha), mas meus irmãos morriam de medo quando eu sentava na cama sem apoio algum dos braços enquanto dormia e ficava olhando para eles, ou quando eu tinha longas conversas durante o sono, rsrsrs. Tive um episódio de sonambulismo no qual eu desci do beliche no qual dormia e subi no outro que ficava no mesmo quarto, só sei disso porque acordei e vi que estava do outro lado deitada com uma parte do corpo na cama e a outra na escada, detalhe, esse beliche estava quebrado, quem sabe por isso não deitei com tudo nele, mesmo dormindo!!!

  17. Eu nunca levantei e andei pela casa. Mas quando eu estou num sono profundo, e alguém me “acorda”, eu abro os olhos (que ficam vermelhos) e converso naturalmente e peço pra voltar a dormir. Quando acordo não lembro de nada. Meu pai era sonâmbulo, minha dúvida é se eu também sou sonâmbula, mesmo não andando pela casa e essas coisas. rs Gosto muito do blog, estão de parabéns (:

  18. rizonilde

    em

    eu tinha muitas crises de sonãmbolismo quando era criança mas depois de adulta ainda nao havia acontecido mas outro dia meu marido me acordou dizendo q eu estava falando para q ele pagasse a camisa com aqual eu dormia. e eu estava nua em cima da cama e sentada depois eu rir muito da situaçao

  19. Helena Urpia

    em

    Por que é mais comum em crianças do que em adultos?
    Somos capazes de responder a estímulos externos, como alguém nos perguntando algo, nesse período?
    Falar dormindo é considerado sonambulismo?

  20. Pingback: Por que as pessoas são sonâmbulas? | Mente Ativa

  21. Pingback: Health Insurance For Individuals Ohio

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo