Por que as pessoas são sonâmbulas?

“Quando eu era criança, minha mãe diz que eu levantava a noite e fazia as coisas dormindo. Se isso é verdade eu era sonâmbulo. Eu fico intrigado em saber, porque as pessoas são sonâmbulas.” Rogério Cannal

Rogério, o sonambulismo é uma parassonia, ou seja, um transtorno comportamental do sono em que a pessoa pode desenvolver habilidades motoras complexas, como por exemplo sair da cama e andar, urinar, comer, realizar tarefas comuns e até mesmo sair de casa, enquanto permanece inconsciente.

Em um estado normal, nosso sono tem cinco estágios durante os quais as ondas cerebrais diminuem de intensidade até atingir um profundo estado de relaxamento. A baixa atividade se mantém no hipotálamo, ligado à consciência, e no córtex cerebral, que controla os movimentos do corpo. No caso dos sonâmbulos, essas ondas, vindas de uma área do cérebro chamada ponte, são irregulares. Por isso não cumprem a contento a função de inibir a região motora. Como as áreas motoras permanecem ativas, o sonâmbulo é capaz de se sentar e andar. Já a área relacionada à consciência, no hipotálamo, se mantém quase inativa. E isso explica por que quem sofre desse distúrbio não percebe o que faz nem se lembra de nada no dia seguinte.

Os cientistas ainda não sabem as causas do sonambulismo, mas existe uma forte evidência de que existe uma alteração no cromossomo 20 das pessoas que sofrem com esse distúrbio. Eles estudaram famílias de sonâmbulos e descobriram que eles tendem a compartilhar um determinado código genético variante do cromossomo 20, que eles acreditam ser ligada ao sonambulismo. Existe uma suspeita de que o defeito genético pode existir no gene que é responsável por “desligar” as funções motoras o que poderia permitir que os sonâmbulos pudessem agir fisicamente, colocando para fora seus impulsos do subconsciente. O resultado disso é a realização de tarefas complexas, apesar de ser adormecido.

Sleep-walking

Acordar um sonâmbulo não é fácil e ao contrário das crenças populares acordá-lo não é perigoso e isso não vai matá-lo, no entanto, é bom ter cuidado pois a pessoa pode ter uma reação violenta.

Homem-sonâmbulo

1/4 das crianças e 3% dos adultos apresentam essa parassomia!

FONTE, FONTE