Animais

Por que as formigas se cumprimentam?

Por que as formigas se cumprimentam?
Esse texto foi útil para você?

” Percebi que, ao se encontrarem, as formiguinhas param uma diante da outra antes de seguir seu caminho, como se elas estivessem se cumprimentando. Por que elas param ao encontrar outra formiga, antes de continuar andando?” Bruna Lambertini




Ótima observação Bruna! Veja bem, as formigas tem um sistema de comunicação muito diverso, mas o mais importante sinal envolve uma mistura química conhecido como feromônio. As formigas produzem o feromônio através de estruturas glandulares e depositam em suas trilhas com o objetivo de “marcar o caminho”, usam para encontrar e marcar determinado local e também para recrutamento de formigas soldado no momento de perigo.

O reconhecimento da companheira de ninho é outro importante aspecto de comunicação entre as formigas. Um formigueiro é como um “forte” nenhum intruso pode entrar mesmo que este seja uma formiga que não nasceu ali. As formigas trabalhadoras precisam conhecer quem são as formigas de sua colônia natal, assim podem manter o formigueiro seguro. Para isso, elas precisam se “reconhecer” através do cheiro (feromônio), como a antena é um órgão sensorial nos insetos, formiguinhas sentem o cheiro uma das outras através do contato das antenas. Qualquer cheiro diferente é motivo para alarme convidando as “soldados” para expulsar o inimigo.

Essa “cheirada” também percebe se alguma formiga está infestada por parasitas ou fungos e bactérias. As próprias formigas infestadas liberam um feromônio diferenciado que é reconhecido… Como resultado, ela é expulsa da colônia e acaba morrendo, pois as formigas são insetos sociais e são incapazes de sobreviver sozinhas. Além disso, outro formigueiro jamais aceitaria uma formiga de outro ninho e muito menos doente! Para saber mais sobre os feromônios das formigas, clique AQUI.



Formica_rufa_Southern_Wood_Ants_showing_trophallaxis_with_honeydew_of_Lachnus_pallipes

As formigas se cumprimentam para se comunicar, passar informações e identificar quem é do mesmo ninho!

———————————


12 comentários

12 Comments

  1. Thiago

    em

    Muito interessante isso… eu sempre vi as formigas fazendo isso, mas nunca me perguntei o por que.
    Sobre isso de feromoneo, quer dizer que se a gente encostar em uma formiga, ela pode ser expulsa do formigueiro?

  2. Jéssica Alves

    em

    Oh que fantástico. Já sai cheirando meus amigos para ver como meu cérebro reconhecia cada um. Acho que ele associava o cheiro para como eu pensava de cada pessoa. Tipo tem uma menina que eu acho ela meio tímida. O cheiro dela me pareceu frio. Me chamaram de maluca. Mas fazer o que?

  3. Daniel

    em

    Os cães também fazem um esquema de comunicação. Eles cheiram a traseira um do outro.

  4. stela

    em

    q do das formigas doentes!
    tadinhas…
    mas otimo post

  5. Guxta

    em

    Continuando a observação da Bruna, já fiz uma pequena experiência. Já sabendo a respeito do feromônio e, consequentemente, do quanto ele era importante para a rota da colônia, escolhi uma formiga e passei meu dedo em volta de onde ela estava, umas cinco vezes, fazendo um círculo. Após isso a formiga simplesmente travou. Ela ia até as bordas do círculo imaginário e não saía dele. Não sei se o meu feromônio (ou como quer que nosso odor/química se chame) “apagou” o delas ou se pelo menos causou uma leve mistura. Alguns segundos depois ela continuou o caminho. Se conseguiu segui-lo corretamente eu não sei, mas foi embora.

  6. Bruna Lambertini

    em

    Obrigada pela resposta, Karlla, adorei o post! As formigas realmente são muito interessantes, não imaginava que fossem tão organizadas assim. E também fiquei com dó das formigas doentes.. hahaha

  7. Janaina Alves

    em

    Adorei!!!!!!! Amo ler sobre curiosidades do mundo animal… Muito bom!!!!

  8. fatima

    em

    Há algum tempo atrás, quando abordaram o tema sobre rouquidão, cordas vocais, etc… eu enviei uma pergunta sobre: ” O porquê das pessoas terem timbre de voz totalmente diferente.”
    Como ainda não obtive uma resposta, por gentileza, gostaria, se possível, revessem essa minha curiosidade. Tem pessoas que têm, do nada, uma voz linda, outras, Deus me livre. Porque isso?

  9. Cida

    em

    Que maravilha! Tinha esta curiosidade sobre as formigas pois sempres as observei e queria saber porque se beijavam rsrs

  10. Alex

    em

    Existem algoritmos desenvolvidos com base nesse princípio de como as formigas se organizam.
    É genial!

  11. Spaizer

    em

    e eu quando pequeno todo ingênuo pegando as formigas solitárias que achava q colocando em um formigueiro,coitadas 🙁

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo