Como diferenciar tartaruga, jabuti e cágado?

“Ganhei uma tartaruga do meu tio, mas meu pai falou que é um jabuti. Ficamos discutindo aqui em casa as diferenças entre esses animais, porque para mim é tudo tartaruga e pronto!” Vanessa Cione

Vanessa, existem diferenças sim entre esses animais que na verdade tem tudo a ver com o ambiente em que vivem ou seja, se o animal é aquático ou terrestre. Independente do habitat, tartarugas, jabutis e cágados são répteis pertencentes a ordem dos testudíneos (Testudinata) ou quelônios que já vivem na terra a mais de 200 milhões de anos. É muito comum que as pessoas tratem todos os quelônios como “tartarugas”, mas existem características relacionadas ao formato do corpo, cascos, pescoços e patas que nos mostram essas diferenças.

Jabuti

Os Jabutis pertencem a família Testudinidae. É um animal exclusivamente terrestre. Dos três tipos de quelônio, o jabuti é ou único que não vive na água. O casco é bem mais alto e as patas traseiras tem formato cilíndrico parecidas com patas de elefante. No inverno costumam cavar buraco no chão para entrarem em letargo. Quando escondem a cabeça o pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco. Nos machos o plastrão (parte ventral do casco) é côncavo o que facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea. É um animal muito lento e pode demorar em torno de 5 horas para percorrer 1 km. Jabuti come de tudo, mas tem grande preferência por vegetais.

1327022000_16-photo
Os Jabutis pertencem a família Testudinidae. É um animal exclusivamente terrestre. Dos três tipos de quelônio, o jabuti é ou único que não vive na água.
filhote_jabuti
O casco é bem mais alto e as patas traseiras tem formato cilíndrico parecidas com patas de elefante. No inverno costumam cavar buraco no chão para entrarem em letargo. Quando escondem a cabeça o pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco.

Cágado

Todos os cágados pertencem a família Chelidae e Pelomedusidae. Diferencia do jabuti principalmente por ser um quelônio de água doce (vivem em rios e lagos) e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço bem mais longo, as patas possuem dedos com membranas entre os dedos e a carapaça é delgada e hidrodinâmica o que facilita o nado. É comum vermos cágados descansando ao sol fora da água na margem dos rios, mas são animais muito ágeis na água e em alguns países são chamadas de “sliders”, pois elas deslizam na água ao menor sinal de perigo. Quando precisam esconder a cabeça, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco. Os cágados são carnívoros, se alimentam principalmente de peixe.

Pelomedusa_subrufa_italia
Todos os cágados pertencem a família Chelidae e Pelomedusidae. Diferencia do jabuti principalmente por ser um quelônio de água doce (vivem em rios e lagos) e não terrestre.
cagado2
Quando precisam esconder a cabeça, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco. Os cágados são carnívoros, se alimentam principalmente de peixe.

Tartaruga

Aqueles quelônios que não são jabutis e cágados, certamente são tartarugas. Existem tartarugas marinhas e de água doce. São bem semelhantes aos cágados, mas geralmente possuem as patas modificadas em forma de “remo” para que possam nadar com mais facilidade. Elas não possuem unhas e seu corpo é mais achatado facilitando, assim, seus movimentos dentro d’água e geralmente só vêm a terra colocar seus ovos. Ao contrário dos cágados, elas não dobram a cabeça para o lado quando querem esconde-la dentro do casco. Na natureza, se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.

tartmarinha01
Existem tartarugas marinhas e de água doce. São bem semelhantes aos cágados, mas geralmente possuem as patas modificadas em forma de “remo” para que possam nadar com mais facilidade.
tartaruga
Ao contrário dos cágados, elas não dobram a cabeça para o lado quando querem esconde-la dentro do casco. Na natureza, se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.

FONTE