Animais

Como diferenciar tartaruga, jabuti e cágado?

“Ganhei uma tartaruga do meu tio, mas meu pai falou que é um jabuti. Ficamos discutindo aqui em casa as diferenças entre esses animais, porque para mim é tudo tartaruga e pronto!” Vanessa Cione




Vanessa, existem diferenças sim entre esses animais que na verdade tem tudo a ver com o ambiente em que vivem ou seja, se o animal é aquático ou terrestre. Independente do habitat, tartarugas, jabutis e cágados são répteis pertencentes a ordem dos testudíneos (Testudinata) ou quelônios que já vivem na terra a mais de 200 milhões de anos. É muito comum que as pessoas tratem todos os quelônios como “tartarugas”, mas existem características relacionadas ao formato do corpo, cascos, pescoços e patas que nos mostram essas diferenças.

Jabuti

Os Jabutis pertencem a família Testudinidae. É um animal exclusivamente terrestre. Dos três tipos de quelônio, o jabuti é ou único que não vive na água. O casco é bem mais alto e as patas traseiras tem formato cilíndrico parecidas com patas de elefante. No inverno costumam cavar buraco no chão para entrarem em letargo. Quando escondem a cabeça o pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco. Nos machos o plastrão (parte ventral do casco) é côncavo o que facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea. É um animal muito lento e pode demorar em torno de 5 horas para percorrer 1 km. Jabuti come de tudo, mas tem grande preferência por vegetais.



1327022000_16-photo

Os Jabutis pertencem a família Testudinidae. É um animal exclusivamente terrestre. Dos três tipos de quelônio, o jabuti é ou único que não vive na água.



filhote_jabuti

O casco é bem mais alto e as patas traseiras tem formato cilíndrico parecidas com patas de elefante. No inverno costumam cavar buraco no chão para entrarem em letargo. Quando escondem a cabeça o pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco.

Cágado

Todos os cágados pertencem a família Chelidae e Pelomedusidae. Diferencia do jabuti principalmente por ser um quelônio de água doce (vivem em rios e lagos) e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço bem mais longo, as patas possuem dedos com membranas entre os dedos e a carapaça é delgada e hidrodinâmica o que facilita o nado. É comum vermos cágados descansando ao sol fora da água na margem dos rios, mas são animais muito ágeis na água e em alguns países são chamadas de “sliders”, pois elas deslizam na água ao menor sinal de perigo. Quando precisam esconder a cabeça, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco. Os cágados são carnívoros, se alimentam principalmente de peixe.

Pelomedusa_subrufa_italia

Todos os cágados pertencem a família Chelidae e Pelomedusidae. Diferencia do jabuti principalmente por ser um quelônio de água doce (vivem em rios e lagos) e não terrestre.

cagado2

Quando precisam esconder a cabeça, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco. Os cágados são carnívoros, se alimentam principalmente de peixe.

Tartaruga

Aqueles quelônios que não são jabutis e cágados, certamente são tartarugas. Existem tartarugas marinhas e de água doce. São bem semelhantes aos cágados, mas geralmente possuem as patas modificadas em forma de “remo” para que possam nadar com mais facilidade. Elas não possuem unhas e seu corpo é mais achatado facilitando, assim, seus movimentos dentro d’água e geralmente só vêm a terra colocar seus ovos. Ao contrário dos cágados, elas não dobram a cabeça para o lado quando querem esconde-la dentro do casco. Na natureza, se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.

tartmarinha01

Existem tartarugas marinhas e de água doce. São bem semelhantes aos cágados, mas geralmente possuem as patas modificadas em forma de “remo” para que possam nadar com mais facilidade.

tartaruga

Ao contrário dos cágados, elas não dobram a cabeça para o lado quando querem esconde-la dentro do casco. Na natureza, se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e peixes.

FONTE

24 comentários

24 Comments

  1. Daniel

    em

    Muito legal o post.

    OBS: Karlla, na última linha do parágrafo que fala sobre o jabuti está escrito ” Jabuti como de tudo” acho que o correto é ” come de tudo”.

    Adoro seu blog. Te +.

  2. Dobrado

    em

    Minha tartaruga era um cagado! xD hahahaha

  3. Edmilson

    em

    Eu sempre esqueço essas diferenças -.-” Valeu!

  4. Camila Lopes

    em

    Ahh que legaaal *—*
    não sabia dessas diferenças, pra mim era tudo tartaruga
    KOSAKOSKOAKOSK
    mas é bom saber, agora vou ficar prestando atenção quando ver algum deles, principalmente nas patas que são diferentes né..

    Parabééns Karlla, o site ta muito show 😉
    Beeijo

  5. Matheus

    em

    Oi Karlla, eu tenho um tigre d’água bebê, agora estou confuso, é um cágado ou uma tartaruga? Ela recolhe a cabeça na vertical, como as tartarugas mas tem unhas e toma sol todo dia, como um cágado. Ela tem uma caixa d’água e uma pedra só pra ela subir e ficar se bronzeando :D.

    • Natália

      em

      O mei bichinho tbm ele é igual e eu n sei o q é

  6. Olá Karlla,

    O post está de uma maneira tão clara e simples de fácil entendimento, que tiver que publica-lo no meu blog rsrs

    Obrigado pelas dicas!!

  7. Roque

    em

    Para mim, também era tudo tartaruga. kkkk
    Post super esclarecedor!
    Valeu, Karlla. =D

  8. Ellora

    em

    é ótimo as pessoas saberem da diferença. pq quantas vezes as pessoas tentaram colocar meus jabutis dentro da minha piscina ‘-‘ . tenso haha

  9. Maurício

    em

    Karlla,

    Então as famosas tartarugas de Galápagos, deveriam ser, tecnicamente, “jabutis de Galápagos”?

  10. Jessiane

    em

    Estudo Odontologia e vim parar no site através dos ‘Mastócitos’ no yahoo e,agora não consigo parar! Linda forma de escrever! Amei tudo.Virei leitora oficial 😉
    Obrigada por escrever!
    Beijinhos!

  11. Indira

    em

    oi, sou Biologa, queria saber se a possibilidade de fazer um estagio no brasil, sou caboverdiana

  12. Ana Paula Oliveira

    em

    Olá,
    muito esclarecedor o post, mas estou encrencada, ganhei um cágado, agora sei que é,
    estava precisando de uma tartaruga de quintal,( tenho um enorme quintal de terra, mais de 500 metros), para meu filho que é autista, desde que começou a conviver com animais progrediu maravilhosamente! pois é agora preciso de dicas para fazer um lar adequado para nossa amiga (o), ele foi de aquário,por mais de 10 anos, agora estava grande demais,tem 25cm ou mais, maior que a minha mão e quero tratá lo bem. Ele come camarão e suja bastante a agua. Que tal um lago?ele tem frio? agradeço a ajuda!
    Ana, sua fã!

  13. Caroline

    em

    Oi Karlla!
    Parabéns pelo seu site, lindo seu traballho!
    Você saberia dar um exemplo de tartaruga de água doce? A que nós temos aqui no Brasil é cágado…

  14. simone

    em

    muito ótimo suas explicações!

  15. Gabih Caramati

    em

    Adorei o post,me ajudou muito no meu trabalho de escola…meu avô tinha 2 tartarugas,mas agora acho que é jabuti.
    Fiz questão de falar para minha professora acessar o site!

  16. :)

    em

    ÓTIMOOO!!!
    ME AJUDOU MUITO NO MEU DEVER DE CIÊNCIAS!!

  17. juraci

    em

    oii tenho um jabuti quero saber sobre tempo de gestação ,quanto tempo demora para botar e quanto tempo demora para nascer q local e apropriado para isso ?

    • maria mendes

      em

      Oi juraci,tenho um casal o Fred e a Francisca,eles tem de 28 a 35 anos,sao lindos e espertos qnd chamo eles ficam atentos e sao muito curiosos.Juraci a femea bota ovos na areia ou terra é importante afastar o macho do local apos a postura,e no momento do nas?imento,pois ele come os filhotes,ela bota no mes de agosto a janeiro e leva de seis a nove meses para chocar os ovos.

  18. ANA PAULA FREIRE

    em

    Olá!Tenho um cágado.Desde que o ganhei,tento alimentá-lo com rações,frutas,legumes,carnes,peixes…porém,não o vejo se alimentar de nada disso.Sua rotina é ficar parado no canto da parede.Tento deixá-lo no quintal próximo à grama,dar banho de sol e deixá-lo dentro d’água,mas ele sempre volta rapidinho para o canto da parede.Podes ajudar?

    • Andreia Soares

      em

      Olá Ana Paula, o meu nome é Andreia, sou de Portugal e tenho bastantes conhecimentos na área de tartarugas/cágados. Entre por favor em contacto comigo pelo meu mail soares.andreias@gmail.com.

      Se possível mande fotos do local onde a sua tartaruga está e fotos dela também. Senão tente descrever o melhor possível as condições ( tamanho do aquário, temperatura da água, se está sozinha ou tem outras tartarugas, idade e tamanho…)…

      Tentarei ajudá-la.

      Se houver mais algúem com dúvidas também poderei esclarecer…
      Obrigada!

  19. Heloísa Evelin'

    em

    Ganhei um cágado.. só que, ele tem o casco meio alto como de um jabuti.. e na borda tem algumas manchas amarelas.. nas patas tem unhas.. mas ela esconde a cabeça pra dentro e não para o lado..’ é um filhote ainda. adooora banana.. ele vai na água de vez enquando mas gosta mesmo de ficar na areia.. quando tá frio ele cava e se enterra.. quando quer andar, ele anda rápido.. e eu estou totalmente em dúvida do que ele é.’ e outra, quando coloco pra tomar banho de sol, ele corre pra sombra.. me ajudem se puder (: quero saber o que ele é.. e sim, ele tem um rabinho, pequeno e para o lado.. quando está nadando é que o rabinho aparece.. me ajuuuda ! e sim, ainda não dei ração a ele.. pois tem ração pra cágado e pra jabuti no lugar onde compro e fiquei em dúvida de qual comprar pois não sei o que ele é’ 🙁

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo