Por que fazemos xixi mais vezes nos dias frios?

“Adoro o Diário de Biologia, acho que já consegui ler todos os posts. Agora uma coisa eu não encontrei: Por que fazemos mais xixi quando tá fazendo frio?” Léo Dalmas

Obrigada por sua fidelidade com o meu trabalho, Léo. Bem, é fácil entender sua dúvida. Pense comigo: nos dias frios suamos muito menos do que em dias quentes. Além de eliminar resíduos, transpirar é principalmente uma forma de resfriar nosso corpo, mas para isso o organismo utiliza a água acumulada nas nossas células através da hidratação que fazemos durante o dia. Por isso, temos muito mais sede no calor, o corpo obviamente precisa de muita água e como eliminamos líquidos no suor, o xixi acaba sendo menos frequente.

Nos dias frios, nossos vasos sanguíneos diminuem o calibre (vasoconstricção) o que consequentemente reduz o suor, os hormônios que controlam a saída de líquidos pelos rins diminuem sua atividade e há um aumento no metabolismo do organismo, sentimos mais fome e comemos mais. Com isso, o corpo produz mais resíduos a serem eliminados pela urina, uma vez que, no frio, não eliminamos quase nada pelo suor.

Normalmente, uma pessoa saudável, urina até 1,5 litro por dia, no frio essa quantidade pode até dobrar. Mas é preciso entender que a quantidade de líquido que a pessoa ingere influencia diretamente na quantidade de urina produzida. Assim, a situação pode variar de pessoa para pessoa.

Urinamos mais nos dias frios, principalmente porque suamos menos! foto: Reprodução/viliv

FONTE