Curiosidades

Veja o corpo humano por dentro: Imagens incríveis de microscopia eletrônica

 




Célula cancerígena em divisão. As células apresentam uma superfície irregular característica com muitas projeções citoplasmáticas, que permitem mobilidade. Incrível!

Osso com osteoporose. Mostrando um “close” nas estruturas porosas do osso doente. A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, caracterizada pela perda de massa óssea e pelo desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.



Porção de pele. A camada superior é o estrato córneo (marrom) que é composto por células mortas, queratinizada e achatadas que são continuamente descartadas e substituídas por novas células.

Tecido gorduroso (adiposo). As células de gordura (adipócitos) estão circundadas por fibras de colágeno. Os lipídios (dentro das células estão representados em verde) Acima, podemos ver células vazias! Aumento de 650X.



Revestimento das Tubas uterinas (anteriormente conhecidas como trompas de falópio) são dois canais extremamente finos que ligam os ovários ao útero das mulheres (na verdade de todas as fêmeas de mamíferos). As células da mucosa da tuba aparecem nitidamente ciliadas (verde claro). São esses cílios que batem um tapete mucoso sobre a região onde está esse ovócito ou o ovo, ou então a mórula. Só que esse tapete mucoso é secretado por essas células não ciliadas e secretoras (em marrom claro).

Células pancreática exócrina. O pâncreas é uma glândula do sistema digestivo e endócrino de animais vertebrados. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon e somatostatina).

Cobertura do endométrio no útero humano durante o início do estágio proliferativo do ciclo menstrual. O endométrio é a membrana mucosa que reveste a parede uterina, formado por fibras musculares lisas. A imagem mostra a fase após a menstruação que quando terminada a eliminação do tecido velho, as células do Endométrio que restaram voltam a multiplicar-se promovendo a sua regeneração. Neste tecido em formação formam-se glândulas tubulares e restabelece-se a rede de vasos sanguíneos.

Tendão, mostrando os feixes de fibras de colágeno. Aumento de 5000X

Vasos sanguíneos em torno dos alvéolos pulmonares. Mostrando hemácias (glóbulos vermelhos) nos vasos. Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.

Revestimento do intestino delgado. A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginações, as vilosidades intestinais, pelas quais são absorvidas as substâncias digeridas. É esta superfície que secreta os fluidos digestivos.

————————-

10 comentários

10 Comments

  1. suellen

    em

    Muito massa!

  2. Giovanna Harder

    em

    UAU!

  3. Rosinha

    em

    nossa muito lindo,e que fotos perfeitas em….rsrsrs
    adoro seu blog..parabéns!!!

  4. Jeff

    em

    Tô estudando pra medicina e to AMANDO as fotos de microscopia eletrônica ! Parabéns pelo site 🙂

  5. Renata Meira Rangel

    em

    Oi… Entrei pela primeira vez em seu site e estou encantada com as informações e com a sua linguagem.. sou apaixonada por Biologia e confesso que me tornarei visitante diária de seu site.

    Parabéns por sua inteligência, simplicidade e disposição para contribuir de forma interativa com as pessoas.

  6. krisnayne

    em

    Gostei das fotos nos faz viajar legal, fico pensando que muitos pedem muito tempo em orkut as coisa interessantes estão aqui, não que seja errado os sites de relacionamento mais o tempo oferecido a eles deveria ser menor…

  7. Luiz

    em

    Representando CELC

  8. Mari

    em

    Minha nossa! as células do sistema reprodutor feminino são lindas!!!!! agora eu consigo enxergar com mais clareza o que a minha Porf. nas aulas de anatomia falava sobre sistema reprodutor! AAAmo fazer ciencias biologicas *—* s2

  9. Wesley

    em

    Noossa estou amando este site, parabéns!
    Vou prestar vestibular no próximo mês para C. Biológicas, mas temo em ter dificuldade de aprendizado pq no ensino médio tive um professor muito ruim. Ando estudando e pesquisando p não ter dificuldade na facul.

  10. EDNEA dos santos santiago

    em

    bom dia. depois de ver esse sait,fiquei maravilhada com a obra de criaçao de Um Deus.que tem um nome ,e precisa ser conhecido e divulgado.como diz na biblia ,seu nome e descrito em varios capitulos da biblia Sagrada. salmos:83:18, salmos 68:20.
    com todo o merecimenteo.precisa ser reconhecido por ser um Deus de toda incomparavel sabedoria infinita e ele. seu nome e JEOVA . O LIVRO DE APOCLIPSE:CAPT:4:VERSC;11 descreve .bem o que so ele merece..Mais um grande motivo temos para viver a Vida. ela teve UM GRANDIOSO CRIADOR.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo