Veja o corpo humano por dentro: Imagens incríveis de microscopia eletrônica

 

Célula cancerígena em divisão. As células apresentam uma superfície irregular característica com muitas projeções citoplasmáticas, que permitem mobilidade. Incrível!

Osso com osteoporose. Mostrando um “close” nas estruturas porosas do osso doente. A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, caracterizada pela perda de massa óssea e pelo desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.

Porção de pele. A camada superior é o estrato córneo (marrom) que é composto por células mortas, queratinizada e achatadas que são continuamente descartadas e substituídas por novas células.

Tecido gorduroso (adiposo). As células de gordura (adipócitos) estão circundadas por fibras de colágeno. Os lipídios (dentro das células estão representados em verde) Acima, podemos ver células vazias! Aumento de 650X.

Revestimento das Tubas uterinas (anteriormente conhecidas como trompas de falópio) são dois canais extremamente finos que ligam os ovários ao útero das mulheres (na verdade de todas as fêmeas de mamíferos). As células da mucosa da tuba aparecem nitidamente ciliadas (verde claro). São esses cílios que batem um tapete mucoso sobre a região onde está esse ovócito ou o ovo, ou então a mórula. Só que esse tapete mucoso é secretado por essas células não ciliadas e secretoras (em marrom claro).

Células pancreática exócrina. O pâncreas é uma glândula do sistema digestivo e endócrino de animais vertebrados. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon e somatostatina).

Cobertura do endométrio no útero humano durante o início do estágio proliferativo do ciclo menstrual. O endométrio é a membrana mucosa que reveste a parede uterina, formado por fibras musculares lisas. A imagem mostra a fase após a menstruação que quando terminada a eliminação do tecido velho, as células do Endométrio que restaram voltam a multiplicar-se promovendo a sua regeneração. Neste tecido em formação formam-se glândulas tubulares e restabelece-se a rede de vasos sanguíneos.

Tendão, mostrando os feixes de fibras de colágeno. Aumento de 5000X

Vasos sanguíneos em torno dos alvéolos pulmonares. Mostrando hemácias (glóbulos vermelhos) nos vasos. Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.

Revestimento do intestino delgado. A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginações, as vilosidades intestinais, pelas quais são absorvidas as substâncias digeridas. É esta superfície que secreta os fluidos digestivos.

————————-