Homem X Mulheres: conheça as principais diferenças físicas

Dimorfismo sexual” é o termo científico para as diferenças físicas entre machos e fêmeas de uma espécie. Temos muitos exemplos de dimorfismo sexual no mundo animal. Os pavões são um ótimo exemplo: enquanto as fêmeas são sem graça os machos exibem uma plumagem colorida, cada uma mais incrível que a outra. Enquanto isso homens e mulheres são fisicamente mais semelhantes do que diferentes. No entanto, além dos órgãos genitais, há algumas diferenças fundamentais projetadas durante a evolução para cada sexo com o objetivo reprodutivo, principalmente.

Peito X seios –> Quando se fala de diferença entre homens e mulheres os seios/peito pode ser uma das primeiras coisas que vem a cabeça. As mulheres são os únicos primatas que possuem os seios salientes, mesmo quando não estão amamentando. A maioria dos cientistas acredita que as estruturas molduradas por gordura funcionam como uma estratégia da evolução atrair e guiar os homens para o sucesso evolutivo. Já os homens, possuem apenas os mamilos, que são estruturas codificadas pelos genes antes mesmo de decidir o sexo.

HXM1

Pomo-de-adão X Pescoço liso –> Homens e mulheres possuem uma cartilagem em volta laringe que serve para proteger principalmente as cordas vocais. Nos homens, os pedaços dessa cartilagem se projetam mais, formando o pomo-de-adão que faz com que a voz seja mais grossa. O tom de voz mais forte nos homens por causa da testosterona, em que os níveis são indicadores de qualidade genética e aptidão sexual. Na evolução, as mulheres selecionaram aqueles homens com vozes mais fortes para produzir uma prole saudável.

adams-apple-group-101208-02

Peludos X Pele lisa —> Enquanto mulheres tem uma pele lisa com pelos limitados a região genital, alguns homens exibem uma verdadeira cabeleira pelo corpo, inclusive no rosto. Bem, isso também é culpa dos hormônios sexuais (andrógenos). Mais uma vez a mulher selecionou o que considerava mais atraente sexualmente e assim, conforme sugeres os psicólogos evolucionistas, homens barbudos e com pelos pelo corpo tornaram-se predominantes. Esta atração também predominava pois funcionava como um indicativo de maturidade sexual. Por outro lado, os hormônios que desenvolvem os pelos no corpo do homem, também os leva a ficar careca futuramente.

HXM2

Músculos X Curvas —> Em geral os homens são mais musculosos que as mulheres. Enquanto o metabolismo masculino queima calorias mais rápido, o feminino tende a converter mais o alimento em gordura. Elas armazenam a gordura extra em seus seios, coxas, nádegas, e como a gordura subcutânea na camada inferior da pele formando a escultura feminina que conhecemos hoje. Mulheres foram planejadas para gerar e parir e por isso tem quadris mais largos e mantem uma gordura extra para sustentar a gravidez. Os homens possuem o benefício de ser o mais forte e ágil possível, tanto em sua busca por alimento, e quando em competição com outros homens.

HXM3

Traços fortes X traços delicados –> Quanto mais testosterona um homem tem, mais forte a testa, maçãs do rosto e linha da mandíbula. Enquanto isso, quanto mais estrogênio a mulher tem, mais cheios o rosto e os lábios e maior as sobrancelhas. Assim, os hormônios sexuais controlam as também as características faciais entre macho e fêmea. Essas diferenças também são resultado da seleção natural. Hoje, estudos comprovam que quando as mulheres estão a procura de um parceiro em longo prazo, elas tendem a preferir homens com características mais afeminados, que têm menos testosterona e são susceptíveis de ser parceiros mais fiéis que ajudam no cuidado com o prole.

HXM4

FONTE