Citheronia: Que bicho é esse?

“Sou estudante de Biologia e estou fazendo um trabalho de criação de um inseto, onde estou criando uma lagarta, e até agora está tudo certo, só que ainda não sei a espécie dela e tão logo a borboleta que ela irá virar. Poderia me ajudar? Agradeço-te desde já e parabéns pelo blog.” Adriano

Olá Adriano, mas que belíssima lagarta não é? Veja bem, eu acredito que essa seja uma larva de mariposa (Ordem Lepidoptera) da família Sartuniidae. Apesar de ser um pouco difícil fazer uma identificação segura apenas com uma foto, acredito que seja uma lagarta do gênero Citheronia, que contém lindas lagartas com projeções como “chifres” logo acima da cabeça, muito encantadoras, por sinal. Essa parece ser a Citheronia laocoon uma espécie descrita a muito tempo por Cramer em 1777 e são espécies bem comuns no estado do Rio de Janeiro.

Bem, as lagartas em algum instar apresentam coloração verde, são grandes e tem esses “chifrinhos” vermelho e preto logo acima da cabeça, o que causa uma imponência muito grande no animal. São conhecidas por serem desfolhadoras de goiabeiras. Já os adultos, geralmente os machos são menores do que a fêmea e ambos emitem uma substância com cheiro repugnante. Esta substância é um componente da hemolinfa (o sangue dos insetos) que no momento de perigo é expulsa através da cutícula. Os adultos são mariposas com o corpo de cor amarela e estrias vermelhas no dorso de cada segmento abdominal. As asas são de coloração marrom com manchas amarelas.

Muito linda!

Um close na cabeça!

Adulto…

Casal em cópula, o macho bem menor que a fêmea!

FONTE