Animais

Citheronia: Que bicho é esse?

Citheronia: Que bicho é esse?
5 (100%) 1 vote

“Sou estudante de Biologia e estou fazendo um trabalho de criação de um inseto, onde estou criando uma lagarta, e até agora está tudo certo, só que ainda não sei a espécie dela e tão logo a borboleta que ela irá virar. Poderia me ajudar? Agradeço-te desde já e parabéns pelo blog.” Adriano




Olá Adriano, mas que belíssima lagarta não é? Veja bem, eu acredito que essa seja uma larva de mariposa (Ordem Lepidoptera) da família Sartuniidae. Apesar de ser um pouco difícil fazer uma identificação segura apenas com uma foto, acredito que seja uma lagarta do gênero Citheronia, que contém lindas lagartas com projeções como “chifres” logo acima da cabeça, muito encantadoras, por sinal. Essa parece ser a Citheronia laocoon uma espécie descrita a muito tempo por Cramer em 1777 e são espécies bem comuns no estado do Rio de Janeiro.

Bem, as lagartas em algum instar apresentam coloração verde, são grandes e tem esses “chifrinhos” vermelho e preto logo acima da cabeça, o que causa uma imponência muito grande no animal. São conhecidas por serem desfolhadoras de goiabeiras. Já os adultos, geralmente os machos são menores do que a fêmea e ambos emitem uma substância com cheiro repugnante. Esta substância é um componente da hemolinfa (o sangue dos insetos) que no momento de perigo é expulsa através da cutícula. Os adultos são mariposas com o corpo de cor amarela e estrias vermelhas no dorso de cada segmento abdominal. As asas são de coloração marrom com manchas amarelas.

Muito linda!



Um close na cabeça!

Adulto…



Casal em cópula, o macho bem menor que a fêmea!

FONTE


10 comentários

10 Comments

  1. geraldo

    em

    uau muito interessante!!!ja tenho 2 messes que eu to procurando uma lagarta aqui em casa mais ainda nada!!achei que eu poderia achar uma por que aqui em casa tem um pé de goiabeira mais to quase desistindo!!

  2. Hanah Ceres

    em

    Encontrei uma bem parecida… Mandei a foto pro blog mas ainda não tive resposta e estou temendo perder a lagarta… >.<'
    Faz dois meses que está empupada, ela era bem grande… então acho que ainda há chances de eu ver o adulto… *-*
    Tomara!

  3. Gabriel Melo

    em

    achei uma lagarta e estou criando ela, ela se enterrou no fundo do cativeiro onde coloquei terra. Hoje fui retirar as folhas secas e ao puxar uma delas, vi a lagarta sob ela em um compartimento cavado por ela.
    Não sei se ela está em processo de metamorfose ou se está morta, pois ela está meio seca e inchada.
    Coloquei a folha sobre ela novamente, não sei o que fazer. Se puder me ajudar, eu agradeço.

    Gabriel Melo.

  4. luciana cunha

    em

    Ontem achamos duas dessas lagartas , colocamos em uma caixa de vidro com terra e algumas folhas, elas pareciam bem ativas. Hoje pela manhã para nossa surpresa elas haviam desaparecido ! Descobrimos que estavam enterradas! Gostaria de saber como devemos proceder e quanto tempo demorará para que elas virem borboletas. Obrigada e parabéns pelo trabalho.

  5. Lelah

    em

    Olá, a minha dúvida é a mesma da Luciana Cunha. Quanto tempo dura a metamorfose dessa lagarta? Eu não sabia que ela se enterrava e joguei fora toda a terra do potinho, a lagarta estava muito estranha, agora já recoloquei a terra para que ela se enterre novamente.

  6. régia vitoria de oliveira

    em

    Estou quase ficando louca, pois trouxe uma lagarta sem pelos para a minha casa, ela fez cocozinhos, minha filha deixou cair uns livros em cima, depois de uma semana eu limpei o chão usando água candida, alcool e mesmo assim ela acha que a casa está toda contaminada e que vai ficar com problemas mentais, etc, não aguento mais onde eu encosto, roupas, móveis tudo ela acha que a casa está toda contaminada pelos cocozinhos eu não aguento mais, me ajudem por favor.

  7. Douglas Azevedo

    em

    Essa eu conheço muito bem, grande “amiga” de paladar e infância… Eu já me queimei várias vezes com essas devoradoras do pé d goiaba, mas nunca revidei 😉

  8. Thaís da Silva Lima

    em

    Cero dia passando pelo meu jardim achei 7 lagartas dessa na minha goiabeira. desde então comecei a acompanhar seu dia a dia. Mas elas começaram a sumir. Bem, não muito diferente das dúvidas anteriores, gostaria de saber mais sobre está lagarta e seu processo evolutivo até se transformar em Mariposa.
    Desde já muito agradecida!

  9. Alana

    em

    Achei uma mariposa dessa aqui em casa uma vez. Onde moro tem uma goiabeira, mas essa lagarta não é comum, as mais comuns são umas amarelas, só me lembro de ter visto essa lagarta uma vez, e a mariposa também.

  10. Fernanda

    em

    Faz pouco tempo que peguei duas dessas no pé de goiaba aqui em casa, em Minas Gerais.Sou estudante de biologia e tínhamos que fazer uma coleção de insetos e a minha intenção era colocar as mariposas na coleção, porém quando as lagartinhas viraram essas mariposas tão lindas (e elas são lindas mesmo, um amarelo maravilhoso) não tive coragem e soltei kkk…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo