Você já teve olho de peixe?

“Leio o blog sempre e gosto muito. Gostaria de saber a respeito de “olhos de peixe”. No momento estou com 8 (de uma vez) nos pés. Estou sofrendo demais. Queria saber como pega e como faz para tirá-los.” Carla

Carla, os olhos de peixe são tumores benignos causados por vírus e são extremamente contagiosas. É conhecido cientificamente como “verruga palmar” se for localizada na mão e “verruga plantar” se for localizada no pé. Estes tumores são resultados de infecções do vírus HPV, o mesmo que causa a verruga tradicional na nossa pele, aquela com aspecto de couve-flor. Esse vírus pode ser transmitido pelo contato direto com superfícies contaminadas ou outros locais da pele da mesma pessoa ou de outra pessoa contaminada com o vírus. Além disso, podemos adquirir o HPV através da relação sexual, e que pode causar câncer de colo de útero nas mulheres.

O olho de peixe localizado na sola do pé, causa muito desconforto, por causa da sensibilidade causada, pois é irrigada com vasos capilares que sangram com facilidade ao serem feridos, aumentando assim os riscos de auto contágio, por isso, geralmente a pessoa com um “olho de peixe” acaba desenvolvendo outros tumores na mesma região. Elas se multiplicam bastante em ambientes úmidos, pois, a maior propagação de verrugas ocorrem no verão, devido à exposição dos pés descalços nos solos arenosos das praias e nas pedras porosas das piscinas. Geralmente as verrugas surgem devido à baixa resistência do organismo.

O tratamento é feito pela destruição da camada superficial da pele, infectado pelo vírus. Vários métodos são empregados: aplicação de substâncias cáusticas e corrosivas (ácidos, colódios flexíveis lacto-salicilados), crioterapia (queima da lesão com hidrogênio gelado), cauterização com bisturi e imunoterapia tópica e/ou sistêmica. O método mais indicado deve ser determinado pelo dermatologista pois depende do número, da localização e da extensão das lesões e ainda da idade do paciente.

128588599028073267

Quando o “Olho de peixe” é no pé, chamamos de verruga plantar.

aspecto-verruga-palmo-plantar

Quando o “Olho de peixe” é na mão, chamamos de verruga palmar.

616628-O-olho-de-peixe-pode-acometer-os-pés-e-mãos.-Foto-divulgação

Um visão bem de perto!

——————————-

FONTE