Curiosidades

Você já teve olho de peixe?

Você já teve olho de peixe?
Esse texto foi útil para você?

“Leio o blog sempre e gosto muito. Gostaria de saber a respeito de “olhos de peixe”. No momento estou com 8 (de uma vez) nos pés. Estou sofrendo demais. Queria saber como pega e como faz para tirá-los.” Carla




Carla, os olhos de peixe são tumores benignos causados por vírus e são extremamente contagiosas. É conhecido cientificamente como “verruga palmar” se for localizada na mão e “verruga plantar” se for localizada no pé. Estes tumores são resultados de infecções do vírus HPV, o mesmo que causa a verruga tradicional na nossa pele, aquela com aspecto de couve-flor. Esse vírus pode ser transmitido pelo contato direto com superfícies contaminadas ou outros locais da pele da mesma pessoa ou de outra pessoa contaminada com o vírus. Além disso, podemos adquirir o HPV através da relação sexual, e que pode causar câncer de colo de útero nas mulheres.

O olho de peixe localizado na sola do pé, causa muito desconforto, por causa da sensibilidade causada, pois é irrigada com vasos capilares que sangram com facilidade ao serem feridos, aumentando assim os riscos de auto contágio, por isso, geralmente a pessoa com um “olho de peixe” acaba desenvolvendo outros tumores na mesma região. Elas se multiplicam bastante em ambientes úmidos, pois, a maior propagação de verrugas ocorrem no verão, devido à exposição dos pés descalços nos solos arenosos das praias e nas pedras porosas das piscinas. Geralmente as verrugas surgem devido à baixa resistência do organismo.

O tratamento é feito pela destruição da camada superficial da pele, infectado pelo vírus. Vários métodos são empregados: aplicação de substâncias cáusticas e corrosivas (ácidos, colódios flexíveis lacto-salicilados), crioterapia (queima da lesão com hidrogênio gelado), cauterização com bisturi e imunoterapia tópica e/ou sistêmica. O método mais indicado deve ser determinado pelo dermatologista pois depende do número, da localização e da extensão das lesões e ainda da idade do paciente.



verruga-plantar

Quando o “Olho de peixe” é no pé, chamamos de verruga plantar.



FONTE

53 comentários

53 Comments

  1. Giovanna Harder

    em

    Tive isso por aproximadamente dois anos (quiçá mais) e foi horrível!!!
    Primeiramente tive apenas um no pé e depois foi se espalhando para os dedos do pé e da mão. Cheguei a ter 16 olhos de peixe!
    Mas, por incrível que pareça, eles saíram de uma hora pra outra, sem mais nem menos.
    Pra mim não adiantou os remédios que me passaram (era um ácido, e eu tinha que tomar o maior cuidado pra passar), e sim ir à podóloga para ela tirar semanalmente.
    Quando saiu eu fiquei hiper feliz, apesar dos calos que ficaram, mas os calos foram rapidinho com um remédio que uma dermatologista me passou 😀

  2. DANI

    em

    EU JA TIVE E TEM QUE POR UMTIPO DE UM ACIDO QUE TIRA O OLHO DE PEIXE MAS ISSOA DEMORA 2 ANOS PASSANDO TODO DIA ACIDO E CHORANDO AI OI AI OI

    • tais

      em

      Ai eu to com 5 na mao
      eu to com medo de ir ao medico e doer
      doi?para tirar o olho de peixe?

      • mara

        em

        eu tirei tem trez dias afff doi muito fora o buracao q o medico fez no meu pe agora estou me recuperando fazendo corativo todos os dias afffff nao vejo a hora de sarar logo nao aguento mas ficar deitada de pe pra cima de repouzo affff

  3. Giovanna

    em

    Já fiquei com um no dedo da mão por mais de um ano, fui ao dermatologista, ele queimou com hidrogênio, passou ácido pra tratar, nada resolvia. Só espalhou uma vez, para a outra mão (este saiu sozinho).
    Aí nas férias houve um dia em que passei o dia inteiro na piscina, os dedos enrugaram, a verruga ficou bem mole, cutuquei até tirar todos os pontinhos. O buraco fechou e nunca mais voltou. 🙂 Acho que fica fácil tirar se deixar amolecer na água quente, pode doer um pouco.

  4. Cristina

    em

    Oie Galera, eu também já fui “premiada” com esse incomodo, no dedinho do pé…
    Passei vários remédios, fiz até simpatia, mas a unica coisa que resolveu foi queimar o “bicho”… Mas, como usei métodos caseiros, invés de usar nitrogênio, usei cera de vela quente, pingava três gotas todos os dias… Doeu, mas resolveu… =)

  5. Mi

    em

    Karlla, já tive isso, e como demorava para sumir, me sugeriram colocar casca de banana. Surpreendentemente, foi a unica coisa que ajudou, pois sumiu em poucos dias. Sabe explicar o porque?

  6. Aída

    em

    Meu neto , 4 anos, pegou esse “bichinho” aos dois, possivelmente em clube, usei vários medicamentos indicados pelo dermatologista( ácidos), deixavam o dedinho dele em carne, eu partava de usar, e ia tirando com o alicate de cutícula, cada dia um pedacinho. Um dia lendo artigos sobre cancêr de mama, deparei com uma planta bastante conhecida em casa e que ninguém chegava perto por medo do seu leite( latex), essa planta é a avelós., que possui o princípio ativo para cura de dezenas de CA, e em estudo (testes) inclusive no Hosp. Albert Einstein, com a primeira fase concluida, com sucesso.Passei o latex no dedinho dele por 8 dias, só em cima das verruguinhas com pontinhos pretos, ja eram três. Não houve a irritação causada pelos medicamentos anteriores e as bichinhas sumiram completamente depois de suspenso o uso a quase uma semana. Não ficou a menor cicatriz, é como se no local nunca tivesse nascido nada, dedinho de bebe, lisinho, branquinho. quase todos os dias observo e nem o menor sinal de recídiva. Depois usei em verruga no meu esposo, com o mesmo sucesso. A avelós é conhecida por vários nomes, mas tecnicamente é chamada de Avelós mesmo. Vejam fotos da planta no site do Hosp. albert einstein.

    • Fernando

      em

      Eu olhando por ae vim cair certo aqui ^^’
      Conheço a planta de tempos, minha avó sempre fala que servia para varias coisas, porém como todos sabem criança peralta que eu erá não dava tanta atenção!
      Depois de ler o artigo sobre a planta passe a usa-la na minha esposa e não é que deu certo mesmo ^^’
      A verruga tomou aquele velho chá de sumiço!

      Muito obrigado.

  7. Lucas

    em

    nossa que pecado eu cometi, com esse negocio no pé fais muito tempo que não sei o que é jogar uma bola sem sair de 4 pata kk’ Sério msm isso encomoda d+

  8. Jonatan Oliveira

    em

    Olá… Olhando essas informações, pde comprovar que durante alguns anos eu tive esse olho de peixe palmar, sendo no dedo do meio. Porem, recentemente, cerca de alguns meses, essa verruga sumiu. É normal? Pode ocorrer de ela voltar?

    Obg.

  9. Gabriel Saico

    em

    Oi eu tenho um no meu pé. Eu estou colocando Duofilm Plantar esse foi o remedio q o médico falo.Então a cada 3 dias eu tirava um pedacinho, depois de 4 semanas eu fui tirar,ai quando fui cortar começou a doer e sangrar depois tive que enrolar com um algodão com agua oxigenada.não sei o que fazer agora.
    alguma sujestão? agradeço

  10. lourival lopes

    em

    Bom,dia.
    Meu filho (RAFAEL) teve um olho de peixe na planta do pé.

    o remédio usado foi DUO FILME PLANTAR (pomada), recomendado por um farmacêutico e confirmado pelo pediatra do rafa. Faz-se necessário ter muito cuidado, pois e acido acetil salicílico ASS. concentrado (pomada). Raspar um pouco do olho de peixe e usar esparadrapo micro-poro ao redor do olho de peixe. Logo colocar bastante pomada citada e cobrir com outro pedaço de micro-poro e deixe com um pouco de volume. Repetir até sumir. o aspecto é feio, pois fica um buraco, porem continue a colocar a pomada por mais 2 dias, depois o burado some.
    em pou

  11. Fabio

    em

    Nao sei se tem ai no brasil , aqui na Australia os medicos queimam a verruga com nitrogenio liquido e ela cai em uma semana, nao fica marca nenhuma

  12. MARCOS

    em

    TIVE UMA DESSAS NO DEDO INDICADOR E O TRATAMENTO FOI AO ESTILO RAMBO.
    DOIS CIGARROS QUEIMADOS EM CIMA E UM ALICATE DE UNHA PRA RETIRAR O OLHO DE PEIXE. A “CIRURGIA” FOI DOLOROSA PORÉM O SUCESSO FOI TOTAL. DEPOIS Q A FERIDA SAROU, O OLHO DE PEIXE SUMIU. COISA PRA MACHO!!!!!!!!

    • Paulo

      em

      Já meti ferro de soldar, alicate, ácido, uma parada que congela e a desgraçada não some…

  13. Sheylla

    em

    É uma EMERGÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,
    eu abri o olho de peixe, verruga plantar, com alicate, e eu abri bem fundo, e sangrou bem muito!!!! O que eu fazo?????!!!!!!

  14. Felipe Vieira

    em

    Eu tive isso na sola do pé, mas cortei a pele de cima com alicate esterilizado e cicatrizou em 1 semana :)!

  15. bom dia, estava com um calo plantar no pe, doia muito mesmo, fiz uma cauterização e ficou um buraco enorme, ja ja faz um mês e ainda não cicatrizou, o buraco estar demorando muito pra fechar e com isso já estar prejudicando meu calcanhar pq forço muito ele. o que posso fazer

  16. Jandson

    em

    Aiiii eu tou com um “olho de peixe” na palma da mão qe me encomoda de mais eu ja cortei ja lixei mais ela sempre vouta aiiiii qe odio agora vou tentar esterelizar o alicate pra ver se dar serto….

  17. simone campos

    em

    oi
    pessoal estou em quase em todos os dedos das mãos,é horrivel isso ja fiz tudo q me ensinaram mas nada resolvel ainda,mas não perco a esperança,se alguém poder me manda olgo diferente des d ja agradeço.abraço a todos!!!!!!

    • Vanessa Santarem

      em

      eu tinha isso nos meus dedos das mãos, me ensinaram da seguinte forma:
      lave bem a superficie, com uma agulha esterelizada fure ao redor, em seguida corte um pedacinho de alho e cebola e passe aquele sumo que sai deles em cima da verruga, repita esse processo 3x ao dia por 15dias.

      Espero ter ajudado!

  18. VANESSA

    em

    CREIO QUE ESTOU COM ESSE OLHO DE PEIXE ESTÁ NO DEDO DE UMA MÃO E NA OUTRA MÃO TBM TEM , MEXO MUITO COM ALICATE MAS Ñ MELHORA EM NADA SÓ FAZ ALMENTAR DE TAMANHO E DÓI MUITO ,SERÁ QUE SE FICAR MEXENDO PODE PIORAR A SITUAÇÃO DO OLHO DE PEIXE?

    • VANESSA

      em

      GOSTARIA DE UMA RESPOSTA SOBRE ESSE OLHO DE PEIXE ,QUE MÉDICO DEVO PROCURAR?

      • Lil

        em

        Eu tbm tinha olho de peixe na mão, mas eu sempre cortava fora com alicate, até que foi diminuindo, e na ultima vez tirei bastante e até ficou sangrando um tempo, mas depois sumiu, não tive que ir em médico nem nada.

      • Camila Grilli

        em

        sim você deve procurar um dermatologista e não fique mexendo, evite ficar descalsa, não use luvas e nem sapatos de outras pessoas ou você passará para ela
        bjos camila.

  19. eu

    em

    NOSSA, A MAIORIA DAS PESSOAS QUE COMENTARAM AI PRECISAM DE UM PROFESSOR DE PORTUGUES….

    OOOOO BRASIL INTELIGENTE

    • MARCOS

      em

      AQUI NÃO ESTÁ PRECISANDO DE PROFESSOR DE PORTUGUES, VAI A MERDA E PROCURA O SITE DE PESSOAS SUPER DOTADAS NA LINGUA PORTUGUESA

  20. Cezar

    em

    Basta ler a matéria que cita as formas de remoção desse tipo de verruga. Já tive uma palmar e a removi com um remédio chamado Calotrat…
    Abc

  21. jacqueline pacheco

    em

    tive olho de peixe no pé direito, fiz cauterização , mas dias depois começou a formar no outro pé, gostaria de saber se tem alguma coisa há ver, pois tive cancer no colo uterino alguns anos atras, ja que o vírus é o mesmo

  22. Muito legal esse conteúdo, ja tive olho d peixe varias vezes, e ai vai uma dica pra quem os tem:

    “Sabem como eu fiz o tratamento? Não foi com medicamentos corrosivos e nem cáusticos, eu tratei meu olho d peixe com aquela pila AS (Melhoral infantil). Vc amassa a pílula, poem sobre o olho d peixe e tampa com uma fita crepe, e deixa um bom tempo com essa fita, ate q um certo dia ele cai. Mas vc deve repetir esse procedimento umas 2 a 3 x por semana. Não tem dor alguma”

    Tbm não acreditei nesse metodo, mas eu fiz e tive um resultado satisfatório.

    • kaleu

      em

      eu também ja tive doi de mais os pés ficam muinto sensiveis me encinaram um jeito q deu certo e desapareceu gracas a Deus pegar um comprimido de melhoral e esfarelalo sobre o ferimento e cobrir com esparadrapo em uma semana e pouco ele estava saindo quase todo ae acabei de arrancalo e nunca mais ainda bem detalhe o curativo deve ser trocado no meu caso todo dia..

      • sonia

        em

        oi kaleu podia me dizer que melhoral, se é infantil ou acetilsalicílico adulto.
        pode me especificar? minha mãe tem 7 na sola dos pés é até chora pra andar.
        me m,anda a resposta por e-mal.
        soniamgomes2008@hotmail.com valeu um abraço.

  23. nana

    em

    estou com esse olho de peixe e doi bastante vou procurar um medico pois não aguento mais pois estar enchedo a minha mão

  24. Ralf

    em

    Eu já tive ”Olho de peixe”, no pé esquerdo, passou uma semana e passou para o outro também. Não conseguia andar por causa da dor forte, fui ao médico ele me receitou uma pomada , passou duas semanas e tinha sumido,

  25. yeda

    em

    meu filho tem algo parecido no pé a anos mas naum sei se doi pelomenos ele nunca raclamou maum sei como falar com ele sobre isso agora depois que li o ortigo

  26. Nina

    em

    Tive esse troço no pé quando era criança a noite ficava doendo não me deixava dormir, minha mãe pingava choro de vela em cima, era ótimo como a pele fica grossa então não doia, mais esquentava e aliviava bastante, sempre colocava o pé na água morna, ela também colocava sufa amassada em cima, daí e aos poucos ia cortando a parte grossa, e assimele curou e assim fuimelivrando dele até sumir.

  27. Isabella

    em

    Nossa, eu já tive um na mão e uns 5 no pé, fui ao dermatologista, passei o ácido, fui no dermatologista, ele fez cauterização e nada desses meus filhotes desgrudarem de mim, até que um dia me irritei e arranquei cortando fazendo um buraco enorme mas pelo menos ele ainda não voltou 🙂

  28. Eduarda

    em

    Meu pai ja teve isso aii :\

  29. Lala

    em

    Eu tive um olho de peixe uma vez no pé, tem corta pra tirar em casa mas nao consegui, e me advertiram sobre o contágio para outras partes do corpo. Depois fui na dermatologista, ela queimou com hidrogênio gelado e depois tirou. Só que quando cicatrizou ficou uma pele mais grossa. Dai fui cortando aquele pele aos poucos até que cicatrizou lisinho.

  30. Vinícius

    em

    Pra tirar, fiquei com a pele bastante tempo na água, até amolecer bem. Dói um pouco, mas dá pra arrancar.

  31. arthur

    em

    olá eu já tive olho de peixe no dedão do pé, quando procurei um médico ele estava bem grande, ele aplicou anesia e arrancou por completo com o bisturi! foi tão legal fiquei em alguns dias de repouso porque fez um buraco mas curou rapido!

  32. Pricila

    em

    Já tive vários trequinhos desses! Não sabia q era causado por um vírus. Se hj eu não tenho mais, foi pq eu enrolava band-aid (não sei como se escreve, rs) e deixava, só tirava pra trocar. Aí elas ficavam molinhas e depois eu ia arrancando aos pouco até q elas saiam no baid-aid!

  33. BJJ

    em

    Eu ja tive 3 , um no olho do pé , que tirei no medico . um no dedo do meio , que tirei no medico . O outro tive um pouco antes do pulso e tirei com a tesoura da escola , sangrou mas nao nascue de novo .

    • EU SEI COMO TIRAR.

      Tive um no dedo da mão ja e eu msm que tirei.

      É simples, é so vcs pingarem BORRA DE VELA VARIAS VEZES QUE SOME.
      Vai fazendo ate desaparecer (em uns 5 dias por ae fazendo esse tratamento ele some).

      EU GARANTO, EU FIZ E FUNCIONOU.
      ABRAÇO FIQUE COM DEUS.

  34. Bruna

    em

    oi, tenho um olho de peixe na sola do pé esquerdo, dói muito e é duro, já deixei de molho cortei, mas voltou… Agora eu comprei um remedio chamado CALOTRAT e gostaria de saber se é bom.

    por favor me responda no e- mail brunafelix94@hotmail.com..

    obrigada!

  35. Camila Grilli

    em

    oi, to com um olho de peixe no dedinho do pé, como faço para tirá-lo ???? me ajudem pfv to mt desesperada!!!

  36. Patricia

    em

    Meu irmao e minha mae ja tevi !!! diz que é muito horrivel

  37. joana

    em

    Nossa, já tive alguns desse trequinhos nos dedos e na planta dos pés. Incomodava muito, pois doia demais, tinham esses pontinhos pretos e eu nem sabia que era “olho de peixe” e MUITO MENOS que era causado por um virus…..acabei com eles cortando com alicate de unha. Todas as vezes q eu fazia as unhas, arrancava até sair todos esses pontinhos pretos. Sangrava muito, mais eu ia até no final aparecer um tecido com a aparência saudável…..até que um dia, ele não voltou mais e fiquei curada. Posso ter sido um pouco maluca em fazer isso, mas pra mim, resolveu!!!!! rsrs…

  38. bia

    em

    Bom dia!
    Tive uma vez no pé e foi se espalhando tanto que meu dedinho do pé estava lotado tudo embaixo que parecia que meu dedinho ia cair, odiava muito quando mexiam, mais depois que acabei o ensino médio fiquei 1 ano e meio em casa sem fazer nada, e nisso não usei meias, tênis, sapatos, nada que deixa-se meu pé sufocado ou até mesmo coberto, até que um dia fui tomar banho e percebi que eles estavam diminuindo e aos poucos iam sumindo…até que hoje já não tenho mais nenhum.
    Mais eu fui ao médico cheguei a queimar com ácido, e a médica tirava o excesso com bisturi até que um dia ela me cortou e doía muito. Minha mãe também passava pomada ácida e tirava toda noite com alicate, mais eu tinha muita aflição então quando eu conseguia evitar era um alivio para mim. Cheguei a operar o dedão da mão e a primeira vez voltou já a segunda sumiu de vez, sendo que eu estava reparando que tinha mais nascendo porém não queria tirar na cirurgia pois doeu demais, mais como os “olhos de peixe” sumiram do meu pé o dá mão também sumiu. Então não sei explicar ao certo o que aconteceu e isso já faz mais de 1 ano que sumiu.

  39. alexsander de almeida

    em

    ola estou usando calotrat nos meus olhos de peixe no dedo dos pes pq trabalho o dia inteiro calçado com botas de borracha gostaria de saber como usar este remedio calotar deois que passo o remedio tenho que arrancar o calo com alicate de cuticula pois fiz isso e doeu muito alem de sair muito sangue

    • Gabriela de oliveira barbosa

      em

      Quando eu peguei eu coloquei esse remedio e mais outros que me disseram que passaria mais não resolveu nada entao minha mãe me levou na podologa e com 5 ou 6 sessões(dependendo do olho de peixe)sarou,ela usa uma espécie de lixa para tirar a superficie e depois com um acido vai queimando e por ultimo passa um lazer vermelho eu recomendo que voce va a um(a) podologo(a)

  40. Bibiane

    em

    Eu tive 2 olho-de-peixe no meu dedão do pé, no começo eu nem me interessava muito, mais quando eu vi, eles estavam grandes e pretos estavam realmente horríveis, e eu tinha muito medo de fazer cirurgia ou qualquer outra coisa, então comprei CALICIDA, o farmacêutico me falou que eu tinha que passar um pouquinho todo dia, que o olho-de-peixe ia vir pra fora de pouquinho em pouquinho, fui passando e passando já tinha se passado 2 meses e o olho-de-peixe começou a vir pra fora, também eu lavava o meu pé com PARI-PAROBA porque seu meu dedo estivesse inflamado, pari-paroba é pra isso mesmo, enfim eu comecei a usar calicida, pari-paroba que é uma planta e banha que foi a melhor coisa que me ajudou.
    Pois eu colocava calicida ele queimava e depois passava banha que amolecia e o olho-de-peixe ia amolecendo, faz dois dias que a tampinha do meu olho-de-peixe caiu, e eu prometi que iria vir comentar isso aqui com vocês, porque eu sei como é, eu sofri muito tive que parar de fazer Ginastica Rítmica que eu fazia a 4 anos por causa do olho-de-peixe, então se vocês fizessem isso eu tenho certeza que vai resolver e vocês vão gastar no máximo 20 reais. Boa sorte.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo