Por que suamos tanto durante exercícios físicos?

“Por que o suor é mais forte quando fazemos exercícios físicos? Estamos perdendo a gordura?” Sthefania

Sthefania, o suor tem funções muito importantes durante o exercício físico, no entanto posso garantir: No suor não perdemos gordura! O suor possui em sua composição 99% de água, alguns sais minerais como o cloreto de sódio e algumas substâncias tóxicas em pequena quantidade, como a uréia, que colabora para o cheiro desagradável.

Sabemos que a atividade física é essencial para nossa saúde e, como resultado natural, na maioria dos casos suamos diante do esforço físico. Temos milhões de glândulas sudoríparas que se localizam logo abaixo da superfície da pele que se utilizam da energia da nossa atividade física para produzir o suor. É como se suar fosse uma forma de perceber a energia liberada no exercício. Se produzirmos muito suor, estamos queimando muita energia!

Na verdade, a sudorese é o principal sinal de que o corpo está empenhado em produzir uma umidade natural para se manter fresco. Assim, o corpo transpira durante e após o exercício para manter nossa temperatura corporal numa faixa saudável. O calor gerado durante o exercício fará com que a umidade evapore e a transpiração refresca o corpo.

Estudos provam que se suamos muito, estamos enviando muito sangue para a superfície da pele. A transpiração ajuda a queimar uma pequena quantidade de calorias, mas nem sempre suar significa uma boa forma de perder peso. Suar durante uma atividade física, mantém a temperatura corporal saudável e elimina pequenas quantidades de toxinas do organismo.

mulher_suando

A produção de suor durante a atividade física é normal e saudável.

O Suor é produzido nas glândulas sudoríparas para refrescar o corpo durante o exercício físico!

——————————————–

FONTE