Por que é tão difícil manter o peso depois dos 40 anos?

“Depois dos 35 anos comecei a engordar sem nenhum motivo. Percebo que isso é normal, depois dos 35, 40 anos a gente parece acumular mais gordura. Existe uma explicação biológica para isso?” Suzzi

Olá Suzzi. Existe uma explicação para engordarmos mais aos 40 anos, sim! Isso acontece com todos nós. É na verdade uma estratégia do nosso organismo para se adaptar a nova condição do corpo. Nesta idade as mudanças atingem todo nosso organismo. Aos 20 anos, era fácil manter o corpo em forma. Podíamos comer à vontade sem ganhar peso. Agora, engordar é muito mais fácil.

Aos 35-45 os níveis de estrógeno, testosterona e de hormônio do crescimento estão mais baixos. Como conseqüência, perdemos massa muscular. Perdemos cerca de três quilos de músculos por década. Com menos músculos, queimamos menos calorias. O organismo fica mais econômico, precisa de menos energia para funcionar. Se continuarmos a comer como antes, o excedente é armazenado sob a forma de gordura. Nossos ancestrais nesta idade já não caçavam mais para comer, e então armazenar gordura era uma estratégia para não necessitar se alimentar com a mesma frequência que antes.

As mulheres de 40 acumulam gordura nas cadeiras. Isso tem uma explicação: durante a gravidez, a gordura acumulada nessa região funciona como uma reserva de energia. Nos homens, a barriga é que aumenta. Para nossos ancestrais, o peso extra na cintura era uma reserva útil que ajudava durante as longas caçadas, claro! A capacidade de metabolizar gorduras diminui com a idade. Esse mecanismo é controlado por pequenas estruturas que existem dentro das células: as mitocôndrias. As mitocôndrias funcionam como centrais energéticas das células. Elas produzem energia, fazendo o oxigênio que respiramos reagir com os nutrientes ingeridos na alimentação. Com o passar dos anos, as mitocôndrias envelhecem e seu número em cada célula diminui, comprometendo, entre outras funções, a capacidade de metabolizar gordura.

Às vezes, a combinação entre muita comida e metabolismo lento pode ser fatal. O abdômen avantajado é mais do que um problema estético. A gordura que se vê por fora reflete o acúmulo nos espaços entre os órgãos internos e a gordura pode invadir cada espaço livre dentro do corpo. A gordura não se deposita apenas nas cavidades internas, ela o faz também, e mais perigosamente, no interior das artérias. Esses depósitos diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos e dificultam a passagem do sangue. O coração precisa bombear com mais pressão para vencer a resistência. Em casos extremos, a artéria pode ficar totalmente obstruída. Quando isso acontece com as coronárias, que irrigam o coração, o músculo cardíaco privado de oxigênio entra em espasmo, um o ataque cardíaco. É por isso que essa é a idade mais importante para fazer exercícios físicos!

2030360889

Depois dos 40, todo o corpo se mobiliza para que perder peso seja muito mais difícil!

————————————-

FONTE