Animais

O bicho-da-seda existe mesmo?

Minha dúvida é sobre o bicho da seda, queria saber que bicho é, se é um inseto ou outro tipo de bicho. É verdade que ele produz seda de verdade? Diego Wagner Filho

Olá Diego. O bicho-da-seda é um inseto. Na verdade é uma lagarta, ou seja uma larva de mariposa, da ordem Lepidoptera. A espécie que produz a seda de que falamos tem o nome científico de Bombyx mori e seu produto espetacular já vem sendo explorado a mais de 5.000 anos.


Depois da cópula, a fêmea de mariposa, coloca em torno de 500 ovos em folhas de amoreira (o alimento de suas larvas), após de uma a três semanas, pequenas lagartas nascem dos ovos, medindo apenas 2,5 mm. Essas lagartas são os famosos “bichos-da-seda”, que comem sem parar durante pelo menos 40 dias, o tempo correto depende da temperatura, umidade e vários outros fatores. Haja folha de amoreira! Elas comem tanto que aumentam o seu peso cerca de 10 mil vezes aumentando até 70 vezes do tamanho de nascimento.

Mas… E a seda? Bem, quando a lagarta já está pronta para ir se tornar mariposa, ela, como toda lagarta, precisa construir seu casulo para sofrer a metamorfose. É nesta fase que a larva começa a tecer o seu casulo feitos com muitos metros de fio: o fio de seda! O fio é secretado pela glândula sericígena que fica na parte inferior da boca da lagarta. A larva fia a seda ao redor do seu corpo fazendo movimentos geométricos em forma de número 8 até que todo o líquido que forma o fio acabe. Isso pode demorar até três dias. É um trabalho duro, onde são secretados aproximadamente 1.000 metros de fio de seda. Depois de cerca de 20 dias os adultos emergem e estão prontos para se reproduzir.

Para obter a seda, os casulos abandonados pela mariposa são mergulhados em água quente que amolece os casulos, formando uma espécie de goma. Quando a ponta dos fios é localizada, os profissionais os desenrolam com muita calma e são enrolados, formando grandes novelos. O processo na verdade, desfaz todo trabalho que o bicho-da-seda teve.

Bombyx1-XL

Na natureza, após copular com o macho, a fêmea coloca os ovinhos na folha de amoreira e em alguns dias, nasce uma lagartinha muito pequena de mais ou menos 2 mm que logo já começa a se alimentar. Fofa!

bicho-de-seda

Quando ainda é uma lagarta, o bicho-da-seda come muito. Ele vive para comer e crescer. E podem crescer 70 vezes o tamanho de quando saiu do ovo. Uau!

spinner2sm

Quando chega a hora de se tornar mariposa, a lagarta procura um lugar seguro e começa a produzir fios de seda através de uma glândula que tem na boca.

spinner3sm

Ao final dos trabalhos, o casulo de seda fica assim. fantástico, não é?

wetcocoon

O primeiro sinal de que a mariposa está prestes a sair, é essa região úmida na extremidade do casulo!

hatchmoth1

Depois de muita luta, a mariposa começa a empurrar a mancha úmida no casulo e sai procurando um local para se apoiar. O corpo está úmido, e ela precisa de tempo para as asas secarem!

malemoth

Aqui está o lindo macho com suas asas já secas!

FONTE

FONTE


Comentários

Novidades

Topo