Animais

O bicho-da-seda existe mesmo?

O bicho-da-seda existe mesmo?
Esse texto foi útil para você?

Minha dúvida é sobre o bicho da seda, queria saber que bicho é, se é um inseto ou outro tipo de bicho. É verdade que ele produz seda de verdade? Diego Wagner Filho




Olá Diego. O bicho-da-seda é um inseto. Na verdade é uma lagarta, ou seja uma larva de mariposa, da ordem Lepidoptera. A espécie que produz a seda de que falamos tem o nome científico de Bombyx mori e seu produto espetacular já vem sendo explorado a mais de 5.000 anos.

Depois da cópula, a fêmea de mariposa, coloca em torno de 500 ovos em folhas de amoreira (o alimento de suas larvas), após de uma a três semanas, pequenas lagartas nascem dos ovos, medindo apenas 2,5 mm. Essas lagartas são os famosos “bichos-da-seda”, que comem sem parar durante pelo menos 40 dias, o tempo correto depende da temperatura, umidade e vários outros fatores. Haja folha de amoreira! Elas comem tanto que aumentam o seu peso cerca de 10 mil vezes aumentando até 70 vezes do tamanho de nascimento.

Mas… E a seda? Bem, quando a lagarta já está pronta para ir se tornar mariposa, ela, como toda lagarta, precisa construir seu casulo para sofrer a metamorfose. É nesta fase que a larva começa a tecer o seu casulo feitos com muitos metros de fio: o fio de seda! O fio é secretado pela glândula sericígena que fica na parte inferior da boca da lagarta. A larva fia a seda ao redor do seu corpo fazendo movimentos geométricos em forma de número 8 até que todo o líquido que forma o fio acabe. Isso pode demorar até três dias. É um trabalho duro, onde são secretados aproximadamente 1.000 metros de fio de seda. Depois de cerca de 20 dias os adultos emergem e estão prontos para se reproduzir.

Para obter a seda, os casulos abandonados pela mariposa são mergulhados em água quente que amolece os casulos, formando uma espécie de goma. Quando a ponta dos fios é localizada, os profissionais os desenrolam com muita calma e são enrolados, formando grandes novelos. O processo na verdade, desfaz todo trabalho que o bicho-da-seda teve.



Bombyx1-XL

Na natureza, após copular com o macho, a fêmea coloca os ovinhos na folha de amoreira e em alguns dias, nasce uma lagartinha muito pequena de mais ou menos 2 mm que logo já começa a se alimentar. Fofa!

bicho-de-seda

Quando ainda é uma lagarta, o bicho-da-seda come muito. Ele vive para comer e crescer. E podem crescer 70 vezes o tamanho de quando saiu do ovo. Uau!



spinner2sm

Quando chega a hora de se tornar mariposa, a lagarta procura um lugar seguro e começa a produzir fios de seda através de uma glândula que tem na boca.

spinner3sm

Ao final dos trabalhos, o casulo de seda fica assim. fantástico, não é?

wetcocoon

O primeiro sinal de que a mariposa está prestes a sair, é essa região úmida na extremidade do casulo!

hatchmoth1

Depois de muita luta, a mariposa começa a empurrar a mancha úmida no casulo e sai procurando um local para se apoiar. O corpo está úmido, e ela precisa de tempo para as asas secarem!

malemoth

Aqui está o lindo macho com suas asas já secas!

FONTE

FONTE


13 comentários

13 Comments

  1. daniel

    em

    Legal.!

  2. Edmilson

    em

    Imagino o trabalho que dá para achar a ponta disto, eu já quase morro para achar a ponta da durex kkk

  3. Matheus

    em

    Sempre fui preconceituoso para usar seda, pensei que abriam o casulo com o bichinho lá dentro ainda, agora vou ficar de consciência limpa 😀
    Abraços

  4. Juliana

    em

    a imagem da lagartinha saindo do ovo é mto fofa *-*

  5. hugo

    em

    Muito interessante

  6. Lorenzo

    em

    Eles encontram a ponta e desenrolam!?! WHOW! Haja paciência. Eu num desenrolo nem meu fone de ouvido que tem uns 45 cm, quanto mais uma seda de 1000 metros!

  7. Caroline

    em

    Nossa… quando eu era criança meu tio criava bicho-da-seda no seu sítio….. eu adorava ficar la por horas observando eles.

  8. geraldo

    em

    como eu fasso para saber o sexo da largata?e como fasso pra seber se ela é uma mariposa ou uma borboleta?

  9. Bem interessante esse post!

  10. Eu tenho medo de mariposas/borboletas/afins. Gelei na hora que vi essa mariposa, mas acho tudo muito lindo, a natureza realmente é incrível. Adorei saber como isso funciona.

    Beijos

  11. Edmilson

    em

    O ser humano é realmente impressionante, veste oque sai do popo de um inseto e se acha importante por isso.

    • Iasmin

      em

      Na verdade fica na parte inferior da boca !

  12. Andre Cabrita

    em

    Para se poder aproveitar a seda o casulo tem que ser colhido com o bicho da seda lá dentro, porque uma vez que a mariposa sai do casulo já não é possível desenrolar o fio de seda de uma vez porque este já não é um fio único, uma vez que a mariposa teve que “comer” parte do fio e quando se desenrola o fio é composto por várias secções. O desenrolar de um casulo “comido” seria mecanicamente muito difícil e obrigaria a um acrescento de trabalho enorme, porque cada vez que o fio passava por uma zona que tinha sido “comido” o fio estaria partido e não seria um fio único. Assim, toda a seda que é comercializada obrigou à morte de um bicho da seda.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo