Animais

Diferentes tipos de baratas: sensacional

Diferentes tipos de baratas: sensacional
Esse texto foi útil para você?

Quem imagina que só existem aquelas baratas de casa, nojentas que vivem nos esgotos se reproduzindo e causando doenças está enganado! O mundo das baratas é incrível. Conheça aqui algumas baratas que podem mudar todos os seus conceitos sobre estes bichinhos simpáticos.




Barata verde:

As baratas do gênero Panchlora (você pode ler as Panchloras AQUI), comumente chamadas de baratas verdes, baratas cubanas ou baratas da banana são conhecidas por sua cor esverdeada, o que se torna único entre todas as baratas. Os indivíduos jovens, porém podem assumir cores pardas. São baratas com ampla distribuição nas Américas inclusive aqui no Brasil.

panchlora_nivea_1



Barata besouro:

Uma grande parte das baratas costumam imitar besouros. O termo mimetismo batesiano se aplica, quando um animal inofensivo imita outro animal nocivo para não ser predado. Não se sabe se é o que acontece aqui, mas alguns gêneros de baratas (e não são poucas) são muito semelhantes a joaninhas e outros besouros crisomelideos como as Prosoplecta e as Phoraspsis. Algumas se assemelham tanto que podem até nos enganar. São conhecidas como baratas besouros, mas de besouro só tem a cara!

barata-besouro



Barata rinoceronte:

Algumas espécies de baratas ostentam chifres e crenulações no pronoto ( aquela placa da região dorsal da barata que encobre parcialmente ou totalmente a cabeça). A mais conhecida é a barata rinoceronte Macropanesthia rhinoceros. Os machos destas baratas usam as crenulações para brigarem nas disputas por fêmeas. Porém somente o macho é que possuem estas crenulações para brigarem.

normal_Macropanesthia_rhinoceros-1

Baratas cascudas:

Algumas baratas são realmente grandes. Um exemplo são as baratas do gênero Blaberus, chamadas de baratas cascudas que costumam ser utilizadas como bichinhos de estimações e ás vezes alimento para outros animais! São conhecidas pelo seu tamanho extremo podendo chegar até 10 cm! Outra grandona é a barata do gênero Hedaia que possui esse nome devido a sua textura semelhante a uma madeira. Esta barata pode chegar a 6cm.

maior-barata-do-mundo-insetos-gigantes-Blaberus-giganteus

Barata trilobita:

Algumas baratas se assemelham com os antigos arthropodas já extintos denominados de trilobitas. Estas baratas conhecidas como “baratas trilobitas” são espécies que se enterram na areia. Algumas ficam tanto na areia que os sedimentos chegam a ficar incrustados em seu exoesqueleto. Um exemplo é o gênero Calolampra e Polyzosteria.

Calolampra-fraserensis--002--Trilobite-Cockroach

Barata bombardeio:

A espécie do gênero Platyzosteria encontrada na Austrália, possui um comportamento de defesa semelhante ao besouro bombardeio. Quando ameaçada, ela empina o abdômen para cima e espirra uma substância caustica que se atingir as mucosas pode causar até cegueira temporária. Ai ai ai….

Platyzosteria-sp.--004---Orange-rump-Cockroach

Barata-bonita

Barata-bonita ou Austral Ellipsidion (Ellipsidion australe) é comum da Austrália. É ativa durante o dia andando sempre entre folhas e flores. Normalmente as baratas se alimentam de tudo (são onívoras), mas a Ellipsidion australe ainda tem o hábito alimentar incerto, como elas são encontradas em plantas, raramente no chão, acredita-se que se alimentam de pólen, seiva e fungos.

PWC_8179

———————————————–

Este post teve a contribuição do Biólogo Flávio Matakanskas. Ele leu um artigo sobre baratas e achou que vocês iam gostar. O flávio trabalha no setor de Entomologia do Museu de Zoologia da USP, onde conduz um estudo com baratas. Adorei, obrigada Flávio!

14 comentários

14 Comments

  1. geraldo

    em

    uau me imprecinei com esse assunto de baratas!!
    vou amostrar a minha ame pra vê o que ela acha sobre esse assunto

  2. Tekken Forever Blog Director

    em

    Olá, sou o diretor do blog Tekken Forever, se quiser ver, peço que entre e veja: forevertekken.blogspot.com, eu gostei muito da barata bombardeio, ela tem uma boa defesa, gosto de seu site, que no meu blog está na lista dos sites e blogs que gosto, seria uma honra que você também viesse e participasse do meu, por favor, Karlla Patricia, entre!

  3. Também adorei. Vou colocar no meu Blog das Pragas. Com os devidos créditos, é claro.

  4. Apus

    em

    Odeio baratas x.x

  5. daniel

    em

    Adorei o post, acho baratas criaturas extraordinárias. A barata verde até é bonita.

  6. E ainda tem gente que acha que é uma coisa só!

  7. Gabriela

    em

    As trilobitas nao foram extintas coisa nenhuma

  8. Karlla, ótimo post como sempre, mais me surgiu uma dúvida… nojenta. Sempre que vejo fotos de baratas elas tem esses pontinhos pretos la mão(!) de quem a segura o no local onde a barata está, o que é isso? Tomara que não seja o que eu esteja pensando.

    Dá pra ver bem nas fotos 1 e 4.

  9. Odeio Baratas são muito nojentas!

  10. Todas nojentas, se eu encontrar qualquer uma é sandalhada nelas

  11. Tem um colega de um fórum que tem uma barata africana, deve ter uns 7 cm +/-.
    Ele disse que vivem até 12 anos e comem ração.
    Achei muito interessante, até porque não são todas as baratas que são nojentas kkkk
    A questão de confundir baratas com besouros já aconteceu comigo, algumas espécies se parecem mesmo com eles.
    Ótimo blog, parabéns!

  12. Odeioooo barataaaaaaaaaaaaassss
    tenho mtmtmttmt medo to ate chorando so de vê as fotoos ‘rsrsrs

  13. josiane

    em

    tem um bicho nojento na minha caixa d aguá parece com uma barata é preta o q devo fazer pois estão se espalhando rapidamente existe barata d aguá me ajuda.

  14. mario a. sensi

    em

    Barata bombardeio:

    A espécie do gênero Platyzosteria encontrada na Austrália, possui um comportamento de defesa semelhante ao besouro bombardeio. Quando ameaçada, ela empina o abdômen para cima e espirra uma substância caustica que se atingir as mucosas pode causar até cegueira temporária. Ai ai ai….
    achei uma dessas agora, e capturei, esta viva, se alguem se interssar!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo