Por que os flamingos ficam de pé com uma perna só?

 

“Sempre que vejo alguma foto de flamingo, eles estao em pé só com uma perna. Por que? Seu Blog é muito legal, parabéns!” Laureana Parise

Obrigada Laureana. Bem, esse comportamento dos flamingos tem sido estudado incansavelmente pelos biólogos. Inicialmente achava-se que esses animais ficavam em perna só para diminuir a fadiga muscular das pernas, o que parece muito justo, não é? Outra teoria que também parecia ter fundamento é que posicionar um dos pés no alto, poderia facilitar e agilizar quando precisasse escapar dos predadores. Mas logo descobriu-se que levantando voo quando sustentado por uma perna só, os flamingos gastavam mais energia e então é óbvio que aquela posição não era interessante para eles caso precisassem fugir de predadores. E já chegaram a cogitar a possibilidade de que ficar de pé apenas com uma perna era uma estratégia de equilíbrio quando está ventando.

Mas, hoje em dia sabe-se que essas aves ficam em uma perna afim de manter a temperatura corporal. Como sabemos, os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas, quase sempre são vistos na água em busca de alimento, raramente estão em terra. assim, essas aves ficam se sustentando com uma perna só para manter a temperatura do corpo, pois com as duas pernas mergulhadas na água perderiam mais calor e isso prejudicaria a saúde.

flamingo-on-one-leg

Flamingo ficam se sustentam em uma só perna para manter a temperatura corporal!

FONTE

 

 




Categorias Animais,Curiosidades,Visitante Curioso