Curiosidades

Anomalias da medicina: O que você faria se tivesse alergia a água?

Parece mentira mas não é! Existem pessoas que sofrem de um tipo de alergia que as impede de ter qualquer contato com a água. Tomar aquele banho demorado revigorante, ou ir a praia e piscina em dias quentes, nem pensar!

A urticária aquagênica foi descrita pela primeira vez em 1964 por Shelley e Rawnsley. É uma forma rara de urticária física, caracterizada pela formação de lesões após contato com água. As lesões surgem geralmente alguns minutos após o contato com a água de qualquer temperatura, podem medir de 2 a 3 mm de diâmetro localizam-se geralmente no tronco e parte superior dos braços e pernas e podem durar de 10 a 50 minutos. A doença ataca as mulheres com mais frequência do que homens e em geral inicia-se na puberdade. A ocorrência em crianças é mais rara.

Essa patologia não está completamente esclarecida, e várias discussões já foram levantadas em todo mundo. Alguns médicos sugerem que a reação da água com componentes de uma camada da pele ou das glândulas sebáceas formaria uma substância tóxica que seria absorvida pela pele, ocasionando a degranulação dos mastócitos que são células que contém no seu interior uma grande quantidade de grânulos cheios de histamina (substância envolvida nos processos de reações alérgicas.




Essa degranulação causaria a liberação de histamina com consequente formação de urticas. Outros acreditam que exista um antígeno solúvel em água na epiderme que em contato com a água se difundiria para a derme, causando liberação de histamina pelos mastócitos. Outros mediadores como acetilcolina, serotonina e bradicinina possivelmente também estão envolvidos no desenvolvimento das lesões. De uma forma ou de outra, essa anomalia é bastante interessante. Não dá pra imaginar que existam pessoas que não podem curtir um banho relaxante depois de um dia cansativo!

FONTE

 



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


34 comentários

34 Comments

  1. Suellen

    em

    Gosto tanto que se tivesse algo assim morreria!

  2. Matheus Medeiros Grisoski

    em

    Sacanagem! eu tenho isto e não gosto de tomar banho mais meu pai e mãe não entedem… riem de mim

  3. Nossa que horrível, eu nunca ouvi nada igual!

  4. Renan Ramos Boccuggi

    em

    Não é bem assim também, não posso deixar de tomar banho por isso, uso alguns cremes que meu dermatologista recomendou e a coçeira e o inchaço dura geralmente uns 15 minutos.

  5. Ana Maria

    em

    Nossa… eu acho que tenho essa doença, só que de uma forma mais branda.
    Tenho apenas coceira, muita coceira, tem épocas que é tão intensa, que coça tanto, que uso uma escova de cabelo pra me coçar. Antes atribuia a alguma alergia a certos tipos de sabonetes, mas depois de usar alguns de vários tipos e marcas não tive sucesso. Continuo tendo coceira independente do sabonete que uso.

    Quando for no dermatologista vou comentar sobre essa patologia.
    Ah, faço biologia tbm, me formo ano que vem. Adoro o blog. =D

    • Ana Maria

      em

      Ops… me formo no final deste ano, 2012.

  6. Isaac

    em

    …TENSO…

  7. Mayara

    em

    Oo eu tenho isso tomo banho fico horrivel meu corpo enxe de manchas e bolhas não posso pasar mais de 10 minutos na agua que começa nossa Oo fico desse jeito ai que nen ela so que eu sou moreninha!!

  8. Mayara

    em

    o Suor tb se eu suar começo a me coçar e horrivel gente fico toda marcada pareçe que algue´m me bateu feio coça tudo e passa uns 30 minutos pra sair do meu corpo

  9. Marco Antonuo Conte

    em

    Acho que tenho isso, toda vez que tomo banho varias bolinhas vermelhas aparecem na minha pele e coça muito durante toda a noite.

  10. Carolinne

    em

    Ah, infelizmente eu tenho..
    Começou quando eu tinha uns 12 anos e perdura até hoje (tenho 22).
    Toda vez que eu tomava banho(chuveiro, cachoeira, mar) ou suava, eu ficava com várias placas vermelhas no tronco, pescoço e raramente rosto, que coçavam horrores! Eu passei a ter vergonha de ir à praia, fazer exercício, pq parecia que milhões de mosquitos tinham me picado! Ficava pior quando estava muito frio e eu tomava banho quente.
    Fui em alguns dermatologistas e ninguém sabia me dizer oq era, até que procurei uma alergista que me explicou o problema e me receitou um antihistamínico pra tomar todos os dias antes de dormir e disse q eu só podia tomar banho com a água “quebrada”, nem fria, nem morna.
    Nossa, maravilha! Só tomar o antihistamínico que não tenho nenhum tipo de coceira após os banhos! O problema é o sono que ele me dá.. rs

  11. celia

    em

    oi gente que horror! nunca na minha vida ouvi falar dessa doença!

  12. Helena

    em

    Gosto muito deste saite…Parabéns a todos.

  13. Anonimo

    em

    O mais legal que agora todo mundo tem essa doença kkkk

  14. juli

    em

    Muito bom saber disto
    Informação nunca é de mais
    Parabéns ao Diario De Biologia;)

  15. Henrique

    em

    Lembro de uma história do Cascão da turma da Mônica em que ele diz que não tem medo de água, é só um líquido muito importante e inofensivo, mas tinha uma alergia horrível a água. Talvez isso tenha um fundo de verdade…

  16. Gustavo Almeida de Cravalho

    em

    Eu acho que eu tenho isso. A uns dois anos toda vez que eu saia de um banho quente, ou praticava atividade física ou até mesmo o calor na rua.. meu corpo empolava rapidamente e tinha uma coceira intensa por poucos minutos depois sumia do nada. Eu pensava que era algo que eu comia, ou o esforço que eu fazia..hoje em dia até diminuiu raramente eu tenho. Mas ainda vou num alergologista pra saber mais.

  17. Gabriela

    em

    Ana Maria, tive que rir quando li o que tu escreveu, já fiz a mesmíssima coisa (me coçar com escova de cabelo) não fico com bolhas, mas a coceira é irritante e quanto mais brava eu fico mais coça. Já pensei em várias possibilidades do que pode ser isso,mas realmente não sei…Oque tenho feito para não sentir tanta coceira é me enxaguar beem e de preferencia (quando nao esta calor) ligo um aquecedor, daí parece que a pele ficando bem sequinha não coça!!! Vai entender…

    • machado :)

      em

      ^^ tudo certinho moça? provavelmente vc deve possuir urticária-nervosa 🙂 , “coçeirinha” de leve, que so aumenta com o passar do tempo e o nervosismo aumenta. 🙂 tbm ja vi um sintoma semelhante, so que nesse caso acontece geralmente nas “juntas” : no ante-braço na junta do cotovelo, tornozelos. 😛 A pessoa coçou tanto que ficou ferida =/ parecia com “queimadura” de tanto coçar!!! kkkkkkkkkk ^^ mas fez limpeza com Elixir Sanativo 🙂 e Aroeira ! e melhorou um bocado!!(ao menos sicatrizou mais rápido ne). espero ter podido ajudar em alguma coisa! ^^ OBS: procure um dermato/Endócrino/Reumatologista 🙂 …cada caso é um caso ne 😉 T+

  18. Ana Oliveira

    em

    E como ela faz pra sobreviver sem beber água?

    • Bonnie

      em

      Na maioria dos casos ingerir água não é um problema, pois a reação se dá exclusivamente no tecido epitelial externo e não ocorre nas mucosas.

      Nos raríssimos casos em que a mucosa também é afetada e pessoa não pode beber água em quantidades consideráveis, comer alimentos ricos em água ou com grande potencial hidratante (como alface, pepino, frutas em geral, água de coco) geram uma reação tolerável e contornam o problema.

  19. Bonnie

    em

    Conheço um garoto que tem sintomas de urticária aquagênica, mas somente quando fica imerso em água gelada. Por isso ele não pode mergulhar, mas tomar banho morno não lhe causa problemas.

    • Mazynha1332

      em

      Meu pai quando toma banho de mar se coça todo também, é pior quando a água está gelada, mas aí nesse caso deve ser alguma substância na água do mar.

  20. Inês Soares

    em

    Eu não sei exatamente porque mas tenho uma alergia do caralho que so em com hora marcada, de manha depois do almoço e a noite, sinceramente nao faço ideia do porque exatamente nessas horas, mas coça muito e ate ja fiz como a menina falou coçar com escova de cabelo rs. Mas e vdd gente coça sempre com hora marcada e em lugares certos pes, joelhos, e maos, ja formou ate ferida de tanto que coça.

  21. Larissa

    em

    Conheço uma menina que tem isso o.O

  22. alone in the dark

    em

    beleza essa parada é rara e só aqui tem dezenas de casos

  23. Andrezza

    em

    Aaaah, eu tenho essa bendita urticária… Tenho 18 anos, e desde os 11, mais ou menos, tenho alergia à água! Ah, eu e minha irmã gêmea! Vcs não fazem ideia de como é ruim… Às vezes acho que vou ficar louca de tanto me coçar. E aparecem pequenos “calombinhos”… Depois de uns 20 min eles somem… e com água do chuveiro, suor, praia, piscina…

  24. Sarah

    em

    Cara,acho que tenho isso pode não ser tão grave como o da Ashleigh Morris,pois não sinto dor,mas toda vez que tomo banho independentemente da temperatura essas manchas aparecem(água quente acentua mais),água do mar tbm já reparei…Mas não sofro tanto pois como minha pele é extremamente ressecada depois do banho sinto a necessidade de passar um hidratante próprio pro tipo de pele,então aproveito e passo nessas manchinhas logo aliviam e somem.

  25. Paula

    em

    Eu tenho isso. Só quem tem sabe como é terrível ter que conviver com essa alergia que em mim dura em torno de 10 à 15 minutos. Após o banho é uma tortura, pois não paro de me coçar. Quando vou a praia é pior que meu pescoço fica cheio de urticária. Não desejo isso pra ninguém. Ainda não sabia o nome dessa alergia, pois fui em alguns médicos mas nenhum sabia o que eu tinha, até passaram alguns anti alérgicos mas nada resolveu. Começou quando eu tinha uns 12 anos e tenho até hoje 19 anos.

    • mari

      em

      CURIOSIDADE:o suor também incomoda? a região do rosto é muito sensível a água? pois fico pensando em vocês que tem, em um dia de muito calor , o suor e aquele habito compulsivo de lavar o rosto toda hora.

  26. Ottoni San

    em

    Também tenho essa maldita “Alergia a água”. Muito ruim sair do banho e depois ficar se coçando compulsivamente. E antes fosse só depois do banho… Sem contar as manchas vermelhas. Tenho desde os 11 anos, hoje me acostumei, não me assola tanto quanto antes.

  27. Olivia

    em

    Interessante a matéria. Mais interessante ainda é que vi várias pessoas comentando que tem a tal alergia a água. Eu tenho algo parecido, chamado Dermatite Atópica, que causa sintomas bem parecidos, com exceção das lesões. Sofro desde os 5, 6 anos e hoje tenho 18. Em épocas diferentes do ano, ela se manifesta de forma diferente, as vezes mais branda, as vezes mais intensa. Informem-se, pois como descrito na matéria, a alergia a água é uma coisa rara, já a dermatite atópica não é tão rara assim e é tão sem explicação quanto a alergia. e tem um agravante: Seu diagnóstico é difícil. Muitos dermatologistas desconhecem a doença. Dica para quem sofre com as coceiras: Hidrate muito bem a pele e evite períodos de estresse, pois o emocional afeta a intensidade das coceiras!

  28. Bárbara

    em

    “É uma forma rara de urticária física, caracterizada pela formação de lesões (…)”
    E esse monte de caso nos comentários? o_o Parece que todos que tem a doença resolveram aparecer em um só lugar.
    Coitados, deve ser ruim ‘-‘

  29. Dalva Moreira

    em

    Eu descobri essa doença com 32 anos, é terrível, sabonete especial, cremes, shampus, muitos remédios, e o banho, é isso mesmo…sabonete somente nas axilas, pés, genitalias e bumbum, lavando os cabelos, o banho não deve demorar mais que 10 minutos. Médico especialista Alergologista.
    Mas, de fato, o banho recomendado para todos os seres humanos é assim mesmo, mesmo vivendo num país tropical, não devemos tomar tanto banho, é só pesquisar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo