Curiosidades

Por que se formam bolhas nos pés?

“Gostaria de saber, se possível porque surgem as bolhas. Recentemente, passeei com um cachorro, e de tanto esforço para segura-lo acabei ficando com uma bolha no dedo. Outra curiosidade aquele líquido que fica na bolha o que é?” Viviany Gonçalves

“Meu sapato deixou uma bolha enorme no meu pé, por que isso acontece?” Jordana – Vitória/ES


Meninas, apesar de dolorosas e incomodas, as bolhas são uma resposta do organismo ao que ele entende como uma agressão. Isso mesmo, basta um atrito repetido na mesma região que o sistema imunológico dá logo um jeito de se rebelar. Tudo que fica raspando sobre a pele acaba machucando depois de certo tempo.

Quando a pele sofre um atrito com alguma superfície como um sapato apertado, por exemplo, ela se irrita e acontece um descolamento entre duas de suas camadas: a epiderme e a derme. Nosso sistema imunológico logo é ativado, o cérebro dá a ordem para aumentar o fluxo sangüíneo no local afetado os vasos se dilatam e deixam extravasar a parte transparente do sangue um líquido que se acumula entre a epiderme, camada mais superficial da pele, e a derme, logo abaixo dela. Está formada a bolha.

O líquido é a parte transparente do sangue, nele estão mergulhadas células inflamatórias, cuja função é justamente a de defender o corpo de agentes invasores, como as bactérias que aparecem na região machucada. Ele, portanto, ajuda a evitar infecções. Ou seja, a bolha nada mais é do que uma forma de evitar que bactérias causem o agravamento do ferimento. Se, mesmo com a proteção as bactérias atacarem, o corpo envia mais glóbulos brancos, que são células de defesa. Eles vão agir no ferimento para que ele não aumente e combatem bactérias e outros agentes invasores que podem invadir o machucado para evitar infecções.

Ao contrário do que as pessoas pensam, não é recomendado furar a bolha. Se ela for muito grande e dolorida ou o líquido começar a ficar amarelado, é preciso procurar um médico. Bolhas em locais de pele grossa, como no calcanhar, demoram mais para sarar!

bolha

O suor atrapalha na cicatrização das bolhas. É importante manter os pés secos e arejados.

_____________________________

FONTE

 

 


Comentários

Novidades

Topo