Por que o fio dental fica com mau cheiro, quando passamos entre os dentes?

“Queria saber por que quando passamos o fio dental, ele fica com um cheiro horrível. O dente está com problema? Será que é carie?”Fabrício Alencar

Fabrício, isso parece bem nojento, mas acontece com todo mundo. Comigo, com você, com jogadores de futebol, artistas de TV, com o Bill Gates, com o Mark Zuckerberg… Enfim, com absolutamente todo mundo que tem dentes. Não importa o que você faça!

Os dentes (mesmo limpos) abrigam colônias e mais colônias de bactérias. Elas vivem naturalmente na nossa boca, se aproveitando dos restos alimentares. Podem comer tanto que formam uma massinha de bactérias, a placa bacteriana que é um aglomerado de estreptococos e vários oportunistas. O metabolismo dessas bactérias resulta na produção de ácidos desmineralizadores que podem corroer nossos dentes e causar as cáries.

Bem, mas o fio dental fica mau cheiroso, não obrigatoriamente devido a uma cárie. Entre nossos dentes, não importa o quanto escovemos, ficam acumuladas bactérias que a escova de dentes não consegue remover. É por isso que o dentista é tão “chato” quando insiste para que o fio dental seja usado. É o fio que remove a placa bacteriana que fica entre os dentes e por isso acaba ficando todo cheio delas, e consequentemente com aquele cheiro horroroso.

Mas atenção! É importante visitar o dentista com regularidade, pois, o fio dental pode sair com cheiro ruim também por causa de uma cárie.

04fiodental

Bactérias unidas, comendo à vontade não poderiam ser cheirosas, não é? Por causa disso, o fio dental fica com o cheiro tão ruim quando é passado entre os dentes.