Por que existem pessoas canhotas?

“Adoro o site, tem muita coisa interessante. A minha dúvida é porque existem pessoas canhotas. É na formação que se diferencia se é destro ou canhoto?” Ana Paula/SP

Ana, saber o porquê de algumas pessoas (pelo menos 10% da população) preferirem usar a mão esquerda tem sido um mistério e por isso várias teorias tentam explicar essa preferência.

Uma das teorias mais aceitas, é a determinação genética que tenta explicar o canhotismo como uma aquisição hereditária. Alguns especialistas garantem que se os pais são canhotos, a chance de a criança também ser é de 30%. Se um pai é destro e outro canhoto, cai para 15% e, para pais destros, a chance é de apenas 5%.

Algumas pessoas também acreditam que o bebê nasce canhoto quando a mãe sofre um grande estresse durante a gravidez. Mas essa teoria não é muito aceita, pois até mesmo os animais possuem a preferência de uma das patas. Só que, nos animais, os canhotos podem chegar a 50% em algumas espécies, como acontece com os camundongos. Alteração hormonal também entra na lista, já que há um pouco mais homens (12,6% deles) com preferência pela mão esquerda do que mulheres (9,9% delas).

Bem, mas independentemente de todas essas teorias, os especialistas concordam que os hemisférios cerebrais (os dois lados do cérebro ) são realmente diferentes entre destros e canhotos. Nos destros há uma assimetria entre os hemisférios, com favorecimento no lado esquerdo. Já nos canhotos e ambidestros, nota-se uma diferença menos acentuada dos dois lados.

Estudos dizem que na população canhota acontece uma aceleração no cronograma de desenvolvimento cerebral. Assim, os destros possuem uma suposta predominância do hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto os canhotos acontece uma diferença menor entre um lado e outro, com mais tendência para predominar o lado direito. São os mistérios da natureza. Vai entender, não é?

Left-handed-facts-confesion

Pessoas canhotas possuem o cérebro diferente do cérebro das pessoas destras!

FONTE