Curiosidades

Hereditariedade, estresse do feto e mais. Veja as teorias que explicam a existência de pessoas canhotas no mundo!

Hereditariedade, estresse do feto e mais. Veja as teorias que explicam a existência de pessoas canhotas no mundo!
Esse texto foi útil para você?

“Adoro o site, tem muita coisa interessante. A minha dúvida é porque existem pessoas canhotas. É na formação que se diferencia se é destro ou canhoto?” Ana Paula/SP




Ana, saber o porquê de algumas pessoas (pelo menos 10% da população) preferirem usar a mão esquerda tem sido um mistério e por isso várias teorias tentam explicar essa preferência.

Uma das teorias mais aceitas, é a determinação genética que tenta explicar o canhotismo como uma aquisição hereditária. Alguns especialistas garantem que se os pais são canhotos, a chance de a criança também ser é de 30%. Se um pai é destro e outro canhoto, cai para 15% e, para pais destros, a chance é de apenas 5%.

Algumas pessoas também acreditam que o bebê nasce canhoto quando a mãe sofre um grande estresse durante a gravidez. Mas essa teoria não é muito aceita, pois até mesmo os animais possuem a preferência de uma das patas. Só que, nos animais, os canhotos podem chegar a 50% em algumas espécies, como acontece com os camundongos. Alteração hormonal também entra na lista, já que há um pouco mais homens (12,6% deles) com preferência pela mão esquerda do que mulheres (9,9% delas).



Pessoas canhotas possuem o cérebro diferente do cérebro das pessoas destras!

Pessoas canhotas possuem o cérebro diferente do cérebro das pessoas destras!

Bem, mas independentemente de todas essas teorias, os especialistas concordam que os hemisférios cerebrais (os dois lados do cérebro ) são realmente diferentes entre destros e canhotos. Nos destros há uma assimetria entre os hemisférios, com favorecimento no lado esquerdo. Já nos canhotos e ambidestros, nota-se uma diferença menos acentuada dos dois lados.

Estudos dizem que na população canhota acontece uma aceleração no cronograma de desenvolvimento cerebral. Assim, os destros possuem uma suposta predominância do hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto os canhotos acontece uma diferença menor entre um lado e outro, com mais tendência para predominar o lado direito. São os mistérios da natureza. Vai entender, não é?



FONTE

71 comentários

71 Comments

  1. Lucas

    em

    Nossa, muito legal mesmo. Parabéns 😉

  2. Patrícia Alencar

    em

    Essa diferença, entre os cérebros dos canhotos e destros, faz com que um cérebro seja melhor que o outro?

    • Jeeze

      em

      Essa é a minha dúvida também, já que nosso cérebro funciona dos dois lados com diferença mínima entre eles..!

  3. Edmilson

    em

    Eu sou canhoto! Tambem conhecido como esquisito XD

  4. manotroll

    em

    eu sou canhoto
    e uma merda não tem nada feito pra voce e quando tem e caro pacas

  5. Taí uma coisa super interessante de se abordar.

  6. Bruno José Mendes

    em

    Assisti um dia na Discovery a um programa sobre isso e foi bastante comentado sobre a diferença da utilização dos hemisférios cerebrais entre destros e canhotos.
    O que tenho a acrescentar de interessante é que acredita-se que durante a gestação o feto tende a “chupar” o dedão de uma das mãos, o que seria um dos fatores determinantes da peferência dos membros após o parto.

    • Paula

      em

      Nada a ver,eu sou canhota e gostava de chupar o dedo da mão direita ^^

  7. Catarina

    em

    eu sou canhota com muito orgulho! 😀

  8. Isaac

    em

    Já li uma vez que o gene responsável pelo canhotismo é recessivo, então pra que uma pessoa seja, é necessário herdar o gene do pai e da mãe. O da destreza é dominante, então, se um passar o do canhotismo, e outro da destreza, de qualquer forma a pessoa será destra! Sou canhoto e adooro!!! Beijos Karlla!

  9. Sigauque

    em

    Eu ate curto bastante por ser canhoto.
    Muita gente ate admira pelo tal facto.
    Quando eu jogo, Basquete, Futeball ate voleiball, dizem que e muito dificil pra me defenderem. Adoro ser canhoto a pesar das dificuldades. Peace

  10. Legal,faço parte dos 5%,meus pais são destro,de canhoto na familia tem 1 irmã do meu pai só.Qndo era criança era complicado,carteira de escola pra canhoto era rara,abrir lata então…

    • Hudson

      em

      Nossa!!! Abrir lata e usar tesoura, pra mim era o terror!! Aqueles abridores de lata em forma de tubarão sao um desafio!

  11. biah

    em

    meu filho te dois anos e ja sei q ele é canhoto o pai dele tmb é mais a duvida q fica se a diferença enntre cerebros influencia em algo?!

  12. Adrielle Brito

    em

    Eu sou canhota e minha única irmã tb…Não temos ninguém na nossa família em
    ambos os lados canhotos…então…somos únicas na nossa família…
    Eu adoro ser canhota e estou grávida e queria que meu filho “puxasse” isso de mim…Acho bonito e todo mundo repara…rs

    • Legal, tenho 4 afilhados e sei que dois que já sabem andar, ler e escrever são canhotos acho lindo, e ambos nem pai nem mãe são canhotos, estou ansioso para saber como serão os outros dois. E tomara que seu filho/a sejam também canhoto/a.

  13. Ana Carolina

    em

    Olá lendo sua publicação referente a canhotos , achei muito interessante , pois nem eu nem meu marido somos canhotos e meu filho mais velho sim , como passei muito estresse na gravidez e sofri uma operação na epóca , acho que mesmo sendo menos aceita essa teoria me identifiquei com ela …Parabéns pelo artigo

  14. FLAVIO ALVES

    em

    Eu sou canhoto, e confesso que minha infância foi problemática por conta disso. Cheguei até a apanhar para aprender a escrever com a mão direita (kkkk…). Na família apenas eu e uma prima somos canhotos. Porém nem tudo eu faço com a esquerda. tipo arremessar algum objeto eu faço com a direita. Mas jogando volei é com a esquerda. com a tesoura é na direita já alicate é esquerda… Vai entender.
    ABRAÇOS AOS CANHOTOS !!!

  15. Rogério Fernandes

    em

    Oi Carla, parabéns pelo site!
    Também faço Biologia, estou no segundo ano. Sou gêmeo e tanto e quanto me irmão somos canhotos, mesmo ninguém da família sendo, rsrs.
    Mas tudo para os canhotos é mais difícil, e eu tenho algumas curiosidades, por exemplo escrevo com a esquerda, mas para jogar volêi prefiro a direita, além de chutar com a direita também… Para arremessar alguma coisa também uso a direita, já para cortar alguma coisa com tesoura ou alicate só consigo com a esquerda!
    Bem estranho. Beijooos

  16. Sou canhota, e todo mundo sempre achou isso estranho, eu era a única canhota da classe por anos e anos. Se ser canhota for relacionado com genes, sou sortuda! meus pais, tios, avós e bisavós são destros…
    Eu acho que não tem nada a ver que o nosso cérebro é melhor que o outro ou não, eu já li que geralmente os canhotos, por terem ambos os hemisférios do cérebro semelhantemente desenvolvidos, possuem alguns facilidades principalmente relacionado com trabalhos manuais, e conseguem fazer coisas com a mão direita mais facilmente do que os destros usarem a mão esquerda.
    Mas adorei essa publicação!

  17. rosenilda rodrigues da silva

    em

    Sou canhota e tenho muita dificuldade para realizar serviços manuais como bordado,crochê e outros.Ás vezes é muito complicado porque quando eu ainda estudava não tinha carteiras para canhotos além do mais é muito estranho ver um canhoto escrevendo, lavando louça etc, mas eu gosto de ser canhota é diferente.

  18. kelly

    em

    eu sou a unica canhota da minha familia sou diferente sou mais meus irmao fala que nao existe historia de canhoto isso e verdade e se for .
    e sera que nois samos esqueçitos isso fais diferenças ou nao mais pra mim eu sou diferente do que os outro eu so escrevo com a esquerda e tem as pesssoas que escreve com a direita sera que samos diferente de tudo deles ou sao so as mão os pés e etc.

  19. Susana Coelho

    em

    Eu e o meu marido somos destros, aliás não tenho ninguém canhoto na família, ou melhor não tinha até nascer o meu 2º filho, que é canhoto, do que li aqui realmente sem ser a parte genética, que acho que não se aplica no meu caso, poderá estar relacionado com o stress durante a gravidez, uma vez que durante a gestação faleceu a minha avó e o meu tio, com muito pouco tempo de diferença, o que conduziu inclusive a que o meu filho nascesse antes do previsto pois estava com problemas de tensão alta, neste caso ficaria inclinada para essa hipótese. Mas achei bastante interessante, até porque ele tem uma personalidade muito própria, diferente da irmã e muito vincada.
    Apesar de inicio ter sido dificil arranjar material adaptado ja nos vamos adaptando.

  20. MIGUEL

    em

    EU TB SOU CANHOTO ACHO Q OS CANHOTOS SÃO LOUCOS Ñ SÃO DE DEUS,CANHOTOS TEM PENSAMENTOS DIABOLICOS A TODO MUNDO CANHOTOS SÃO BLASFEMADORES CANHOTOS SAI POR AI TRANSA COM TODAS E SE NAMORAR SERIO TB TRAI POR AI POR PENSA Q ELA TEM OUTRO EM FIM ALÉM D SER CANHOTO SOU DO SIGNO DE TOURO AI LASCOU TUDO PELOMENOS SOU ASSIM SERÁ SE ALGUM CANHOTO E ASSIM COMO EU?KK

    • Rodrigo

      em

      Kkkkkkkkkkkkk…

    • Higher

      em

      Ser canhoto é normal, mas você já está entrando na fase psicótica… acreditar em astrologia e dizer que todo canhoto é da forma que você descreveu é estar completamente fora da realidade.

      Eu em…

  21. Daniele

    em

    Ser canhoto não é doença e tb canhoto não é louco! Sou canhota com orgulho 😉

  22. Natália

    em

    Eu sou canhota! Única no meu trabalho, e aqui em casa apenas eu e meu avô paterno somos… o resto são todos destros. É engraçado fazer tudo com a mão esquerda, algumas pessoas não são acostumadas com isso, e do modo que olham, parece que eu faço algumas coisas erradas por não ser da mão “certa” deles. Nunca tive problemas com isso, gosto de ver a carinha de alguém quando vê e diz: Nossa, tu é canhota!

  23. Ma

    em

    Meus pais são destros e entre os três filhos, são 2 canhotos (eu e meu irmão). Apesar de algumas dificuldades para certas coisas, eu gosto de ser canhota, acho diferente. Muito interessante a matéria (:

    • Renata

      em

      Oi Ma! Que legal!!!! Meus pais também são destros e tiveram 3 filhos, entre eles, dois são canhotos, eu e meu irmão mais velho, rsrsrsrsrsrs

  24. Hudson

    em

    Eu sou canhoto e sempre acho interessante essas matérias dedicadas ao “fenômeno”. Paro, leio tanto a matéria quanto os comentários e me divirto bastante.

    Li uma matéria uma vez que em situações no transito em vias de mão dupla as pessoas canhotas são mais propicias a morrerem em colisões frontais porque tendem a desviar o carro para o lado esquerdo do transito.

    Meus maiores sofrimentos foram as carteiras na escola – tive que aprender a escrever na cadeira dos destros e com o braço sem apoio, comer em restaurante, sempre esbarrando o cotovelo no cotovelo do destro ao meu lado, abrir lata, e usar tesoura. Ah sim, e no começo da era da informática, usar o mouse chegou a ser um desafio.

    Abraço a todos.

  25. Paula

    em

    Eu sou canhota,e até gosto de ser diferente,mas ñ vejo muita diferença,e odeio o preconceito,vi uma história,que,antigamente eramos considerados “coisas do demônio” e eramos massacrados,mortos…. vejo que até hoje tem um pouco de preconceito,ñ sei qual o motivo de olharem diferente pra mim,só pq ñ uso a mão direita como a maioria das pessoas,ñ existe mão certa ou errada,quem disse que existe???
    AMO ser diferente,é muito sem graça ser igual a todos hehehe =D,é difícil algumas adaptações,como,carteira escolar,cadernos,foi supeeeer difícil aprender a bordar,ninguém soube ensinar,eu aprendi sozinha ^^
    Enfim,ñ me vejo tão diferente de ngm,só pelo fato de usar outra mão =s,ridículo isso,só existe o preconceito mesmo.

  26. Maykon Aguiar

    em

    Eu sou canhoto! Mas sou um canhoto curioso, vou explicar. Eu sou canhoto apenas para escrever ou usar as maos para outras atividades. Na perna eu sou direito, quando vou jogar futebol tenho mais potência e controle com a perna direita.
    Muito bom ser canhoto. Mas sempre me deparo numa situação engraçada quando vou escrever no quadro (faço faculdade), eu escrevo e apago ao mesmo tempo, preciso ficar com a mão em pé para que nao apague o texto que estou escrevendo. Meus colegas zuam mas lógico levo na esportiva!

    • Nailton

      em

      Nao deixa a Nasa ou a C.I.A ver esse comentario seu….kkk

    • Renata

      em

      Maykon, eu também sou canhota com a mão, mas quando jogo futebol, tenho muito mais potência e controle com a perna direita! rsrsrs

  27. Ricarda

    em

    Sou canhota com orgulho… Tenho 19 anos e até hoje minha familia não aceita muito o fato de eu ser canhota. Mais eu nem ligo..
    Na faculdade, na minha sala somos em 3 nos divertimos muito com as piadas da galera.
    Claro levo na brincadeira, pois eles respeitam.

    • Carla Soares

      em

      Ricarda
      tambem já passei por isso minha avó por parte de pai falava que canhota era do diabo,(nunca entendir por que do diabo, sem explicação) quando criança minha mãe me contou que eu estava ficando gaga por ela me fazer pegar tudo e comer com a direita. não tem nada de errado ser canhota

  28. Eu sou canhota e gosto, gosto de ser diferente. Na minha família tem 3 canhotos, eu minha tia e meu primo.
    É legal mas quando eu fui aprender a tocar violão, tive que aprender a tocar em um violão para destros. Mas eu superei e hoje me orgulho de ser canhota e meu violão é todo adaptado para canhotos. SER CANHOTA É LEGAL!!!

    • Joao

      em

      eu tb sou canhoto, e tb tive dificuldade com violao, mas eu tb consigo escrever com a direita, so e meio devagar pra escrever, mas o q faço e desenhar com a direita e esquerda juntas
      todo mundo me zoa por isso, mas fazer o q ne? gosto de ser canhoto, ainda mais quando soube q da Vinci tb era canhoto

  29. fran

    em

    eu sou canhota e me disseram que a criança é canhota quando é gerada do óvulo esquerdo não sei se é verdade mas…..

  30. Carla Soares

    em

    também sou canhota e não acredito que seja pela herança genética mais sim pelo desenvolvimento do celebro na fase embrional. Outra tenho firmeza nas duas mão enquanto que nos destros se pegarem algo com o esquerda não conseguem, até mesmo se a gente tentar escrever com a direita a gente consegue, claro torto e tremulo mais conseguimos entender.Já vi outros canhotos escreverem praticamente de cabeça pra baixo( o caderno virado de cabeça). Ah eu sempre leio revistas, catálagos de tras pra frente e vcs?

    • Simone

      em

      Comigo é assim também, igualzinho! Somos ET’s…ehehehehe

    • Josislaine

      em

      Eu e minha irmã somos canhotas e nossos pais destros. Eu escrevo com as duas mãos, com a direita não sai perfeito, e leio de cabeça para baixo e escrevo com caderno virado! :s

  31. Patrícia

    em

    A pergunta ideal seria: Por que nós temos mais habilidade com uma das mãos e não com as duas? E por que a habilidade mais comum é com a direita e não aleatoriamente?

    Parabéns pelo blog. Beijos! =)

  32. Renata

    em

    Bom, então meus pais tiveram muita sorte (ou não) rsrsrs, pois ambos são destros e de 3 filhos, 2 nasceram canhotos! Um deles sou eu! E sou muito feliz e tenho muito orgulho em ser canhota e gosto de ver a cara de alguém quando vê e diz: Nossa, você é canhota! =D O BLOG É SENSACIONAL, PARABÉNS!!

    • Renata

      em

      Ah! Uma grande dificuldade é em abrir latas, porque o abridor é feito para destros, kkkkkk… será que já inventaram abridor de latas para canhotos??

      • Carol

        em

        Já.

      • Rodrigo Cruz

        em

        Já sim Renata, Abridores, Tesouras e etc… feito para canhotos! rs

      • meyre carneiro

        em

        é sofremos discriminaçao,pois sou prof.em libras e os livros de instruçao fala só da mão direita,as panela tbm,são feita cm bico virado p@ quem manuseia cm a mão direita

  33. Eu sou canhoto, meu pai é canhoto, meu primo (materno) é tbm e minha tia tbm é (materna) …

  34. Raika

    em

    Sou canhota e meus pais não. Na minha família, não me lembro de ter pessoas canhotas.

  35. Vitor

    em

    Esse lance de hereditariedade é difícil de crer, nenhum dos meus pais escrevem com a mão esquerda, mas eu e meus irmãos somos todos canhotos, e não conheço nenhum membro da minha família que seja um, será que foi algum fator externo que influenciou nisso? o_O

  36. Natan Bittencourt

    em

    Sou canhoto, mas aprendi a usar o mouse do computador com a mão direita. No início eu ficava louco com o fato de que eu não poderia usar computador por causa do mouse estar situado do lado direito. Mas hoje eu uso o mouse com muita facilidade e habilidade com a mão direita.

  37. Rodrigo Cruz

    em

    Eu sou destro mas tenho firmeza nas duas mãos e eu tbm escrevo com a esquerda. obviamente eh mais dificil q a direita e fica td tremido!!!

    Mas eu como como um canhoto(talheres:faca na mão direita), e quando era criança eu escrevia de traz para frente… como se tivesse com um espelho! hahaha..

    eu acredito que tudo depende de vc condicionar a pessoa.. saca?
    acredito que desde qdo está na barriga e principalmente os primeiros anos! influenciam absurdamente na formação do individuo, em tudo!

  38. Cintia

    em

    Eu sou a única canhota da família, casei com um canhoto onde a minha sogra tbm é canhota, meus dois filhos são destros.

  39. Isadora

    em

    Muito bom!
    Sou canhota, queria saber quais as consequências por destros e canhotos terem cérebros diferentes.

  40. martha

    em

    Sou destra. E uma vez quebrei o braço direito e precisei aprender a fazer tudo com a mão esquerda. Escrever foi uma dessas coisas, acho que é questão de prática e força de vontade.

  41. Diego

    em

    Sou canhoto também, mas só para escrever, para todas as outras atividades sou ambidestro, por exemplo, para jogar ping-pong se eu quiser consigo jogar com uma raquete em cada mão tranquilamente, para comer tanto faz a mão, mas nos pés sou destro, tenho maior controle e potência com a direita, vai entender =D

  42. Netto

    em

    Sou canhoto e como tal, sempre observei a presença ou não de outros canhotos nos ambientes/cidades que já vivi. Hoje resido em São José dos Campos-SP e confesso que nunca vi tantos canhotos (homens e mulheres) como aqui. Minha pergunta/curiosidade é se existe algum fator que gere “aglomerações expontâneas” de canhotos, pois quando vejo um, sempre pergunto se é natural da cidade, etc…..e a minoria é…… Fico curioso e intrigado – é possível haver alguma explicação???

  43. Cléver

    em

    Faço biologia e acho um barato isso aqui! Tbm sou canhoto e me sinto o máximo vendo o espanto das pessoas ao me verem fazer as coisas com a mão esquerda!

  44. Sou canhoto apenas para escrever, chutar bola, jogar sinuca e usar grampeador. Em todas as outras situações. Eu disse: em TODAS as outras, eu sou destro (Ou seja: NÃO SOFRO com mouse, abridor de lata, etc…)

  45. Luciana

    em

    50% dia presidentes americanos do pós guerra são canhotos.

  46. Letícia Rota

    em

    Sou canhota, e pra não ter que trocar todas as cordas do meu violão, aprendi a tocar com a mão direita *-*

  47. ariely

    em

    eu sou a única canhota da família…e não tenho equilíbrio com a mão direita,quase não tenho força , é difícil pois quase todas as coisas são pra destros…eu sofro muito….mas me ORGULHO muito disso!!!!!
    E adoro ver a cara das pessoas quando veem que eu sou canhota….eles agem como isso fosse quase de outro mundo.!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • grace kelly

      em

      Com certez ser canhoto tem haver muito com o cérebro.

    • oliviai

      em

      é realmente terrivel ter que usar as coisas dos destros: facas, tesouras, apontadores, abridores de lata…. mas amo ser canhota!!

    • Liz

      em

      ahahaha eu também sou a única, mas tenho um irmão ambidestro e escreve muito bem com as duas mãos. Pra mim não é tão difícil fazer as outras coisas. Uso bem a mão direita abrir latas, toco violão… Na verdade, nem consigo segurar o violão se fosse usar como canhota, isso é muito estranho pra mim! Pra mim já é natural usá-lo como os destros.

  48. Marcos

    em

    Gostaria saber se alguém desconfia de que possa, além de geneticamente, estar relacionado com nascimento precoce?
    Conheço umas 4 pessoas canhotas e que nasceram prematuras…
    Sempre me perguntei se tinha algo a ver…

    • Liz

      em

      Creio que não. Sou canhota e nasci no tempo certo. 🙂

  49. suelen

    em

    boa noite.

    Achei interessante essa matéria. Para mim também é um mistério. Mas já ouvi contos que envolvem canhotos, dizendo que em algumas situações de risco, eles têm a probabilidade de morrer mais “rápido” ou “maior” que um destro. É verdade?

  50. Alice

    em

    Eu sei escrever e fazer qualquer outra coisa, qualquer mesmo, com as duas mãos, desde que eu saiba fazer, claro. Acho interessante, pois gosto de desenhar e acabo terminando o desenho mais rápido, já que uso as duas mãos, também costumo marcar o gabarito das provas mais rápido, pois novamente faço uso das duas. Minha letra é parecida com a fonte “itálico”, mas mais deitada para a direita, quando escrevo com a mão destro, já com mão canhota, minha letra é também em “itálico”, porém um pouco mais redonda, e ambas são completamente legíveis e não apresentam nenhuma deformidade. Acho engraçado o modo como as pessoas tratam isso em mim, vivem me perguntando como eu consigo fazer isso. O mais interessante é que, caso haja uma debilitação, será fácil solucionar xD. Mas engraçado mesmo é fazer com as duas ao mesmo tempo wiokwokwowkwowkowkwo, é muito prático, principalmente quando você não tem tempo, por exemplo, imagine que você está fazendo a prova do enem (é, to no ensino médio x3) daí, você marca o gabarito com uma das mãos, enquanto termina de escrever a redação com a outra, claro que sempre tomando cuidado com a atenção. Amo mesmo saber fazer esse tipo de coisa com ambas as mãos, é extremamente prático. xD

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo